27 fevereiro, 2006

Sub-17: Portugal 0 - Rep. Irlanda 1

Os Sub-17 portugueses defrontaram a República da Irlanda no segundo jogo do Torneio Internacional do Algarve e foram derrotados por uma bola a zero. Os leõezinhos André Martins, Jorge Abreu, Adrien Silva (cap.) Bruno Matias e Vivaldo Arrais foram todos titulares, tendo os três últimos sido substituídos no decorrer do encontro.

Sub-16: Portugal 2 - Áustria 1

A Selecção Nacional Sub-16 garantiu, no dia de ontem, a sua primeira vitória no Torneio Internacional de Santarém, ao bater a Áustria por 2-1.
Os atletas do Sporting Bruno Simões, Diogo Amado (cap.),Diogo Viana e Wilson Eduardo foram titulares. Jogaram ainda André Martins e Rui Fonte.
O segundo golo luso foi apontado pelo atacante Wilson Eduardo.

26 fevereiro, 2006

Juniores: Barreirense 1 - Sporting 4

O Sporting deslocou-se ao Barreiro e derrotou a equipa local por 4-1. A equipa de juniores alinhou com Rui Patrício, André Nogueira, Daniel Carriço, Simão Coutinho, Vasco Campos, Zezinando, David Caiado (Fábio Paim, 75m), Pedro Celestino, Diogo Tavares (Sebastião Nogueira, 85m), Bruno Pereirinha e Ricardo Nogueira (Tiago Pires, 65m).
Os golos foram marcados por Diogo Tavares (3m), Daniel Carriço (15 m), Fábio Paim (76 m) e Sebastião Nogueira (89 m).
O defesa direito Vasco Campos viu o cartão vermelho directo aos 31 minutos.

25 fevereiro, 2006

Sub-17: Portugal 2 - Holanda 2

A Selecção Nacional Sub-17 iniciou a sua participação no Torneio Internacional do Algarve com um empate a duas bolas, diante da Holanda.
Jorge Abreu, Adrien Silva, Bruno Matias foram titulares, tendo este último sido substituído. Vivaldo Arrais foi suplente utilizado e André Martins não saiu do banco.

Sub-16: Portugal 1 - Hungria 1

A Selecção Nacional de Sub-16 estreou-se, este sábado, no Torneio Internacional de Santarém diante da sua congénere húngara.
Nesta partida, os jovens leões Bruno Simões, Diogo Amado e Rui Fonte from titulares, enquanto que Wilson Eduardo e Diogo Viana foram suplentes utilizados. Apenas André Martins não saiu do banco.
O único golo luso foi apontado na segunda parte, pelo ponta-de-lança Rui Fonte, estabelecendo assim o empate final.

22 fevereiro, 2006

Juvenis: Sorteio da 2ª fase do campeonato nacional

Realizou-se, esta segunda-feira, na Sede da Federação Portuguesa de Futebol, o sorteio relativo à segunda fase do Campeonato Nacional de Juvenis. Resultados:
Zona 3
1. Sporting
2. Corroios
3. Representante Açores
4. Farense
A segunda fase inicia-se a 5 de Março.

19 fevereiro, 2006

Iniciados: Sporting 7 - Barreirense 0

O Sporting recebeu e venceu, esta manhã, a formação do Barreirense por um expressivo 7-0. Os leõezinhos alinharam com Ruben Luís, Carlos André, Tiago Bastos, Nuno Reis, João Santos (Ricardo Real 35m), Luís Almeida (Tiago Fernandes, 60m), Renato Santos (Antony Vieira, 35m), Januário Jesus, Diogo Ribeiro, Cedric Soares (Fábio Cunha, 51m) e Bruno Silva (Mário Rui, 35m). Os golos foram apontados por Bruno Silva, Diogo Ribeiro (3), Nuno Reis, Antony Vieira e Tiago Fernandes.
Com este resultado e a uma jornada do fim, a equipa de iniciados garantiu o primeiro lugar da primeira fase do campeonato nacional.

Troféus e faixas de campeão

Os jogadores leoninos que se sagraram campeões nacionais de juniores, campeões nacionais de juvenis e campeões distritais de juvenis em 2004/05 receberam os respectivos troféus e faixas de campeão. A cerimónia teve lugar ontem à noite no Estádio José Alvalade, antes do início do Sporting-Paços de Ferreira. Os leõezinhos não perderam a oportunidade de fazer uma volta de honra em torno do relvado para celebrar o feito com a massa associativa leonina.

Juniores: Abrantes 0 - Sporting 1

O Sporting deslocou-se a Abrantes e venceu por 1-0. O golo foi obtido por Tomané, na conversão de uma grande penalidade, já nos instantes finais da partida. Os leões alinharam com Rui Patrício, André Nogueira, Paulo Renato, Daniel Carriço, André Marques (Vasco Campos 45m), Zezinando, David Caiado, João Martins (Ricardo Nogueira, 75m), Diogo Tavares, Pedro Celestino e Alisson Almeida (Tomané, 15m).

17 fevereiro, 2006

Fábio Paim renova até 2010

Fábio Paim assinou o seu primeiro contrato profissional, renovando a sua ligação ao Sporting até ao final da temporada 2009/10. O jogador afirma-se satisfeito por ter cumprido um dos seus objectivos principais.

Sub-20: Portugal 1 - Irlanda 2

Portugal ficou em 2º lugar no Torneio Internacional da Madeira, após a derrota com a selecção da República da Irlanda. Miguel Veloso foi titular e marcou o golo da selecção nacional. Mário Felgueiras foi suplente não utilizado.

15 fevereiro, 2006

Sub-20: Portugal 0 - Madeira 0

Portugal empatou a zero com a selecção da Madeira, no segundo jogo do Torneio Internacional da Madeira. Mário Felgueiras foi titular enquanto que Miguel Veloso não foi utilizado.

Sub-17: Convocatória

António Violante divulgou a lista de convocados para o Torneio Internacional do Algarve, a decorrer no final de Fevereiro. O Sporting é o clube que mais jogadores fornece a esta convocatória, tendo sido chamados Adrien Silva, André Martins, Bruno Matias, Jorge Abreu e Vivaldo Arrais.

Sub-20: Portugal 3 - Finlândia 0

A Selecção Nacional Sub-20 iniciou a sua participação no Torneio Internacional da Madeira numa partida diante da sua congénere finlandesa. O encontro teve lugar no Estádio Municipal dos Barreiros.
Os dois leões convocados foram suplentes utilizados. Miguel Veloso entrou aos 75 minutos e Mário Felgueiras aos 90.

Sub-16: Convocatória

Paulo Sousa divulgou ontem a lista de convocados para disputar o Torneio Internacional de Santarém. Nesta competição, que terá lugar no fim deste mês, Portugal irá defrontar as selecções da Áustria, Hungria e Turquia. Entre os 18 atletas convocados destaca-se a presença dos leõezinhos André Martins, Bruno Simões, Diogo Amado, Diogo Viana, Rui Fonte e Wilson Eduardo.

12 fevereiro, 2006

Juvenis: Sporting 4 - CAC Pontinha 0

O Sporting concluiu a primeira fase do campeonato nacional de juvenis com uma vitória sobre o CAC por 4-0. O Sporting alinhou com André Martins, Rui Figueiredo, Tiago Pedrosa, Jorge Abreu, Flávio Pina (José Mário, 40 m), Diogo Amado, André Santos, Adrien Silva (João Salgado, 55 m), Marco Matias, Bruno Matias (André Cacito, 61m) e Rui Fonte. Os golos foram marcados todos na primeira parte por André Santos (6 m), Rui Fonte (10 m, 19 m) e Marco Matias (24 m). O Sporting terminou esta fase em primeiro lugar.

Iniciados: Benfica 2 - Sporting 0

A nossa equipa de iniciados defrontou esta manhã o Benfica e foi derrotada por dois golos sem resposta. Pelo Sporting alinharam: Ruben Luís, Jorge Bernardo (Luís Almeida, 20m), Tiago Bastos, Nuno Reis, Mário Rui, Luís Carlos, Renato Santos (Antony Vieira, 50m), Tiago Fernandes (Januário Jesus, 35m), Diogo Ribeiro, Cedric Soares e Ricardo Real.

Sub-18: Portugal 4 - Roménia 0

A selecção portuguesa de sub-18 despediu-se do Torneio Internacional de Castelo Branco com uma goleada de 4-0 contra a Roménia. Simão Coutinho, Daniel Carriço (capitão), João Martins, Bruno Pereirinha e Fábio Paim foram titulares, tendo este último sido substituído na segunda parte. O guarda-redes Rui Patrício não saiu do banco de suplentes.
Portugal concluiu o torneio na terceira posição. Importa ainda destacar que o prémio para melhor jogador do torneio foi atribuído ao leão Daniel Carriço.

11 fevereiro, 2006

Sub-18: Portugal 0 - Dinamarca 0

Portugal empatou a zero com a Dinamarca, em partida disputada em Alcains. Simão Coutinho, Daniel Carriço (capitão), João Martins, Bruno Pereirinha e Fábio Paim foram titulares (os dois últimos foram substituídos na 2ª parte). Rui Patrício foi suplente não utilizado.

10 fevereiro, 2006

Sub-18: Portugal 1 - Bélgica 2

A selecção nacional de Sub-18 começou mal a sua participação no Torneio Internacional de Castelo Branco, tendo saído derrotada do primeiro jogo da prova com a congénere belga.
No onze português estiveram presentes 5 elementos do Sporting: Rui Patrício, Daniel Carriço (capitão) e Bruno Pereirinha foram titulares, enquanto que João Martins e Fábio Paim foram suplentes utilizados. De todos os leõezinhos, o único que não saiu do banco foi Simão Coutinho.

Sub-20 : Convocatória

A selecção portuguesa de Sub-20 vai disputar, este mês, o Torneio Internacional da Madeira. Dos 20 atletas convocados, dois são do Sporting Clube de Portugal: o guarda-redes Mário Felgueiras e o defesa central Miguel Veloso que, actualmente, se encontram emprestados ao Sporting de Espinho e CD Olivais e Moscavide, respectivamente.

Sub-19: Portugal 2 - República Checa 2

Os Sub-19 voltaram a defrontar a selecção checa na manhã de ontem. A partida foi disputada em Sines e contou com a presença de quatro jovens leões: André Nogueira, Paulo Renato e André Marques foram titulares e Zezinando foi suplente utilizado. O jogo terminou com um empate a duas bolas.

08 fevereiro, 2006

Sub-19: Portugal 0 - República Checa 2

A selecção portuguesa de Sub-19 foi ontem derrotada pela República Checa, em jogo particular disputado em Santiago do Cacém. Esta partida contou com o contributo de alguns leõezinhos: Paulo Renato, André Marques e Zezinando foram titulares, tendo este último sido substituído no decorrer do encontro, e André Nogueira foi suplente utilizado.
A nossa selecção voltará a defrontar amanhã, em Sines, a formação checa.

05 fevereiro, 2006

Juniores: Sporting 6 - União da Madeira 0 (Crónica)

Esteve uma tarde agradável na Academia. O céu estava pouco nublado e a temperatura amena. Não foi muito o público que se deslocou a Alcochete para assistir a esta partida. Entre os ilustres, vislumbrámos José Manuel Torcato, Jean-Paul, Leonel Pontes, Ricardo Peres, João Aroso, o ex-internacional Paulo Madeira, o nosso Yannick Djaló (actualmente emprestado ao Casa Pia), os juniores Marco Lança, Tiago Jorge e André Pires e também alguns elementos dos nossos juvenis (Adrien Silva, Bruno Matias, Jorge Abreu, José Mário, Rui Lopes e Helmut Calvete) e alguns iniciados.
Uma das notas de destaque foi a presença de André Marques no onze inicial. O Sporting apresentou-se em 4-3-3, com Rui Patrício na baliza, André Nogueira a defesa direito, Paulo Renato e Daniel Carriço como dupla de centrais e André Marques (capitão) a defesa esquerdo. A linha de meio campo apresentou Zezinando a trinco, Pedro Celestino sobre a direita e Bruno Pereirinha sobre a esquerda. A linha de frente foi composta por David Caiado na direita, Diogo Tavares no meio e Fábio Paim na esquerda. No banco estiveram o guarda-redes André Martins, os defesas Vasco Campos, Tiago Pires e Simão Coutinho, o médio João Martins e os avançados Sebastião Nogueira e Alison. O trio de arbitragem veio de Setúbal.
André Marques durante a escolha de campo e bola.

Da esquerda para a direita: André Marques (capitão), Rui Patrício, André Nogueira, Diogo Tavares, Daniel Carriço, Zezinando, Pedro Celestino, Paulo Renato, Bruno Pereirinha, Fábio Paim e David Caiado.

Assim que a partida teve início, o Sporting mostrou que estava decidido a pegar no jogo rapidamente. E assim sucedeu. Logo ao terceiro minuto, o Sporting inaugurou o marcador. André Marques bateu um canto do lado direito e Diogo Tavares cabeceou na pequena área para o fundo da baliza, fazendo o 1-0. Eis os festejos.

Seguiram-se alguns minutos de luta a meio campo, mas o União da Madeira cedo se revelou uma equipa muito débil. Daí que ao minuto 8, uma boa jogada de combinação tenha resultado no 2-0. Pedro Celestino avançou pelo meio do terreno, passou a bola a Fábio Paim que, de calcanhar, isolou David Caiado sobre o lado direito da grande área. Este rematou com força ao ângulo superior esquerdo da baliza, não dando hipótese de defesa. Aos 12 minutos, Pedro Celestino fez o 3-0, num remate à entrada da área, numa recarga após um bom lance de ataque do SCP. Bastaram mais dois minutos para se chegar ao 4-0. David Caiado roubou a bola a um dos centrais madeirenses, isolou-se, e fez facilmente mais um tento. Em menos de um quarto de hora, o jogo estava mais que decidido. Até ao intervalo, o Sporting baixou o ritmo embora as iniciativas de ataque não tenham cessado, dado que o jogo tinha sentido único. Fábio Paim e Bruno Pereirinha visaram a baliza do União mas foi David Caiado que, em 4 ocasiões, mais se destacou no capítulo do remate à baliza.

Ao intervalo, o treinador adversário efectuou as 3 alterações que não trouxeram melhorias visíveis ao rendimento da sua equipa. Aos 48 minutos, Diogo Tavares rematou dentro da área mas fraco, permitindo a defesa do guarda-redes. Aos 50 minutos, deu-se a primeira alteração no Sporting. Saiu Diogo Tavares e entrou Alison que foi jogar para extremo-direito. Ficámos sem ponta de lança fixo na grande área, passando a haver grande mobilidade no trio atacante. Alison, logo no minuto seguinte ao da sua entrada, cruzou da direita e Fábio Paim fez o 5-0. Paim recebeu a bola no coração da área e com um toque subtil, colocou-a no poste mais distante, fora do alcance do guarda-redes. Aos 56 minutos, Alison, que entrou bem no jogo, rematou ao lado. Aos 62 minutos, saiu Paulo Renato e entrou Simão Coutinho para a mesma posição.Sete minutos mais tarde, entrou Sebastião Nogueira rendendo André Nogueira. O Sporting passou a jogar em 3-4-3 com André Marques a juntar-se aos centrais, Bruno Pereirinha a fechar o corredor direito e Sebastião Nogueira a fechar o lado esquerdo. Este fecharia as contas do marcador, fazendo o 6-0 em remate no coração da área, em recarga após um 1º remate de Alison. Até ao final do jogo, registaram-se mais alguns remates à baliza protagonizados por Alison, David Caiado e Sebastião Nogueira.

André Marques, David Caiado, Daniel Carriço e, mais atrás, Bruno Pereirinha, no final da partida.

Vitória fácil e justa do Sporting por 6-0.

Juniores: Sporting 6 - União da Madeira 0 (Apreciações)

Trio de Arbitragem – Fez um bom trabalho, num jogo que não foi difícil de dirigir. Não mostrou cartões embora um ou outro lance mais duro o pudessem justificar. Sem erros graves do ponto de vista técnico.
União da Madeira – Decididamente, um dos adversários mais fracos com que o Sporting já jogou esta temporada. A defesa é demasiado permeável e o ataque é inoperante.
Sporting – Boa exibição perante um adversário frágil. O primeiro quarto de hora ditou a história do jogo, limitando-nos aos serviços mínimos daí até ao final.
Rui Patrício – Teve um jogo absolutamente tranquilo e descansado, dadas as escassas e inconsequentes iniciativas do ataque adversário.
André Nogueira – Foi das melhores unidades leoninas em campo, sobretudo no capítulo ofensivo, tendo subido e descido pelo seu flanco um sem número de vezes. Arriscou também o remate.
Paulo Renato – Não teve problemas de maior, limitando-se a controlar a sua área de acção. Precisa de melhorar ao nível do passe.
Daniel Carriço – Exibição segura, controlando os adversários e comandando os colegas mais avançados.
André Marques – A ausência de laterais esquerdos e a necessidade de readquirir ritmo motivaram o regresso aos júniores, capitaneando a equipa. Esteve bem mas menos ofensivo que André Nogueira. Fez a assistência para o 1º golo.
Zezinando – Um jogo ao seu estilo, destruindo jogo mas sobretudo lançando a equipa para o ataque.
Pedro Celestino – Não terá feito um jogo tão bom como tem vindo a ser habitual. Por vezes, abusou de alguma dureza. No entanto, esteve regular e marcou o 3º golo.
Bruno Pereirinha – O típico jogador que parece invisível mas está sempre onde é preciso. Muito trabalhador quer a roubar a bola ao adversário quer a lançar o ataque. Também arriscou o remate à baliza.
David Caiado – O MVP!! Marcou dois golos e dos seus pés saíram vários remates, cruzamentos e lances de desequilíbrio. Foi das unidades mais presentes ao longo de todo o jogo, sendo impressionante a sua frescura física ao conseguir ainda fazer sprints no último quarto de hora do jogo.
Diogo Tavares – Marcou o golo que inaugurou o marcador. Teve ainda um bom par de oportunidades para repetir o feito. Fez uma exibição positiva, combinando sempre bem com os companheiros do ataque.
Fábio Paim – Fez uma primeira parte em bom nível, desequilibrando a defensiva adversária. Fez a assistência para o 2º golo. Na segunda parte abusou do individualismo e marcou o 5º golo do SCP. Infelizmente, continua a revelar mau génio e a protestar com os colegas quando estes não lhe passam a bola, o que motiva constantes repreensões do treinador e de alguns colegas.
Alison – Entrou bem no jogo, fazendo a assistência para o 5º golo. Demonstrou muita capacidade de iniciativa e de remate à baliza. Só peca por ser algo lento.
Simão Coutinho – Entrou para o centro da defesa e cumpriu.
Sebastião Nogueira – Rápido e esforçado, viu a sua entrada ser coroada com o golo que fechou as contas do jogo.

Juvenis: Benfica 1 - Sporting 1

Os juvenis do Sporting deslocaram-se ao campo Branca Lucas, nos Olivais, para defrontar o Benfica, no penúltimo jogo da primeira fase do campeonato nacional. Pelo Sporting jogaram:André Martins, Rui Figueiredo, Tiago Pedrosa, Jorge Abreu, David Santos, Diogo Amado, André Santos, Adrien Silva (Diogo Rosado, 76m), Helmut Calvete (Rui Fonte, 57m), Bruno Matias e Vivaldo Arrais (Flávio 60m). O golo leonino foi apontado pelo avançado Bruno Matias.

Iniciados: Sporting 2 - Odivelas 2

A equipa de iniciados recebeu o Odivelas na Academia e o jogo terminou empatado a 2 bolas. O Sporting alinhou com: Bruno Pedro, Luís Carlos, Tiago Bastos, Nuno Reis, João Santos (Pedro Rodrigues, 60m), Cédric Soares, Renato Santos (Sérgio Simões, 35m), Januário Jesus, Diogo Ribeiro, Fábio Cunha (Luís Almeida, 50m) e Bruno Silva. Os golos foram marcados por Luís Carlos (5m) e Diogo Ribeiro (8m).

02 fevereiro, 2006

Convocatória dos Sub-18

O seleccionador nacional, Edgar Borges, divulgou a lista de convocados para o Torneio Internacional de Castelo Branco que a equipa lusa vai disputar, entre os dias 9 e 12 Fevereiro, com as Selecções da Bélgica, da Dinamarca e da Roménia. Edgar Borges chamou 18 atletas, dos quais 6 são do Sporting Clube de Portugal:Rui Patrício, Daniel Carriço, Simão Coutinho, Bruno Pereirinha, João Martins e Fábio Paim.

01 fevereiro, 2006

Sub-17: Portugal 2 - Itália 2

Os sub-17 portugueses empataram com a Itália em jogo particular disputado em Santa Marta de Penaguião. Adrien Silva (capitão), Jorge Abreu e Bruno Matias foram titulares, sendo que o primeiro e este último foram substituídos no decorrer do encontro. Vivaldo Arrais foi suplente utilizado e apenas o guarda-redes André Martins não saiu do banco.