31 março, 2006

Sub 17: Portugal 2 - Ucrânia 2

Os Sub 17 realizaram ontem a derradeira partida do torneio de apuramento para o Europeu da categoria. O jogo entre Portugal e a Ucrânia terminou empatado a duas bolas, pelo que Portugal falhou o apuramento, tendo sido a Hungria a selecção apurada.
Os leões Jorge Abreu, Bruno Matias e Adrien Silva (capitão) foram titulares, tendo este último sido substituído no decorrer do encontro.
Oa dois golos lusos foram marcados por Bruno Matias que, no total, marcou quatro golos em três jogos.

29 março, 2006

Sub 18: Convocatória

A selecção nacional de Sub-18 vai realizar um estágio de preparação, no Complexo Desportivo do Jamor, nos dias 3 e 4 de Abril. Edgar Borges chamou 26 atletas e, entre eles, destacam-se as presenças de quatro jovens leões: Daniel Carriço, Fábio Paim, João Martins e Tiago Pinto.

28 março, 2006

Sub 17: Portugal 2 - Suécia 1

Em novo jogo de apuramento para o Europeu de Sub 17, a selecção portuguesa bateu a congénere sueca por 2-1.
Alinharam de início Jorge Abreu, Adrien Silva (capitão) e Bruno Matias, que viria a ser substituído.
Os dois golos lusos foram marcados pelo ponta de lança Bruno Matias.

27 março, 2006

Sub 17: Portugal 1 - Hungria 1

Portugal empatou com a Hungria, em Viseu, no primeiro jogo de apuramento para o Europeu da categoria. Alinharam de início os leões Jorge Abreu e Adrien Silva (capitão), tendo este último sido substituído no 2º tempo. O avançado Bruno Matias entrou aos 64 minutos.

26 março, 2006

Iniciados: Vitória FC 0 - Sporting 2

O Sporting deslocou-se a Setúbal e venceu a equipa local por 2-0. Alinharam Bruno Pedro, Carlos André, Tiago Bastos, Nuno Reis, João Santos (Renato Santos, 35m), Luís Almeida (Tiago Fernandes, 57m), Antony Vieira (Ricardo Real, 35m), Luís Carlos (Sérgio Simões, 62m), Diogo Ribeiro, Cedric Soares e Bruno Silva. Marcaram os golos leoninos Renato Santos (37m) e Cedric Soares (60m).

Juniores: Vitória FC 1 - Sporting 1 (Crónica)

A deslocação era curta e lá fomos até Setúbal para assistir a mais um encontro dos nossos juniores. O jogo desenrolou-se no complexo desportivo do Vitória, num terreno relvado de dimensões reduzidas e sem bancadas, pelo que tivemos que assistir ao jogo de pé. Foram muitas as pessoas que assistiram ao encontro, numa tarde de céu pouco nublado e algum vento. As condições de trabalho não eram as melhores mas cá estamos para vos narrar os acontecimentos.
Registámos as presenças de José Manuel Torcato e dos juniores não convocados Marco Lança, João Gonçalves e Tiago Jorge. Do lado do Setúbal, vimos Quinito e Carlos Cardoso. Destaque também para o guarda-redes do Setúbal, Moretto de seu nome, irmão mais novo do homónimo que joga no Benfica. Quem também esteve a assistir à partida foi um emissário do Chelsea.
A nossa equipa durante o aquecimento.
Ontem o Sporting registou algumas mudanças no onze inicial. Daniel Carriço e Fábio Paim ficaram de fora, tendo os seus lugares sido ocupados por Simão Coutinho e Sebastião Nogueira. O Sporting apresentou-se em 4-3-3, com Rui Patrício na baliza, André Nogueira a defesa direito, Simão Coutinho e Paulo Renato como dupla de centrais e Tiago Pinto a defesa esquerdo. A linha de meio campo apresentou Zezinando (capitão) a trinco, Pedro Celestino sobre a esquerda e João Martins sobre a direita. A linha da frente foi composta por David Caiado na esquerda, Diogo Tavares no meio e Sebastião Nogueira na direita. O banco do Sporting apresentou o guarda-redes juvenil André Marques, os defesas Tiago Pires, Daniel Carriço e Vasco Campos, o médio Bruno Pereirinha e os avançados Tomané e Fábio Paim. O trio de arbitragem veio de Évora.
Da esquerda para a direita e de cima para baixo: Pedro Celestino, Simão Coutinho, Diogo Tavares, Paulo Renato, Zezinando e Rui Patrício; João Martins, Tiago Pinto, David Caiado, André Nogueira e Sebastião Nogueira.
Pontapé de saída do jogo.
O jogo iniciou-se com o Setúbal a querer tomar rapidamente o domínio da partida, beneficiando da pequena dimensão do campo, que prejudicou o estilo de jogo do Sporting. A equipa leonina tentou reagir a essa pressão inicial, equilibrando a partida mas a luta a meio campo era o aspecto predominante. Apenas aos 11 minutos, o Sporting conseguiu rematar à baliza, por intermédio de João Martins que recebeu a bola, após passe de calcanhar de Diogo Tavares, mas Moretto defendeu. O jogo não estava a ser bonito nem bem disputado, dado que a bola andava muito pelo ar e longe das balizas. O Setúbal usou e abusou de alguma dureza na disputa dos lances, que o trio de arbitragem não sancionou devidamente, ao longo de todo o jogo. Aos 21 minutos, David Caiado sofreu uma entrada mais dura e merecedora de cartão amarelo, que o árbitro optou por não mostrar. No minuto seguinte registou-se a ocasião mais perigosa do jogo. David Caiado bateu um canto do lado esquerdo, com a bola a atravessar a pequena área sem que ninguém a tocasse.
Por esta altura, o Vitória dominava territorialmente mas sem provocar grande perigo. As faltas ao contrário eram a tónica do trio de arbitragem, o que contribuiu para o enervamento dos nossos jogadores. À passagem da meia hora, houve duas ocasiões de golo mas Diogo Tavares rematou à figura e Tiago Pinto, na cobrança de um livre directo, rematou por cima. Aos 39 minutos, o Setúbal teve a sua oportunidade mais flagrante, com um dos avançados a isolar-se mas Rui Patrício, com uma boa saída, fez a mancha e defendeu para canto.
O nosso guarda-redes também merece destaque, ei-lo incentivando os seus companheiros.

Ao minuto 42, o SCP inaugurou o marcador. Após um cruzamento para a área e alguma disputa da bola pelo ar, Diogo Tavares ficou isolado perante Moretto e rematou para o fundo das redes. Estava feito o 0-1. Até ao intervalo destaque para um remate de David Caiado ao lado.

Na segunda parte, o Vitória tornou a entrar mais forte e a prova disso é que empatou o jogo aos 51 minutos. De um cruzamento da esquerda, Rui Patrício defendeu com uma palmada e a bola ficou à mercê de um vitoriano, isolado e sem marcação, que só teve que a empurrar para o fundo da baliza. Estava feito o 1-1. O SCP tentou reagir de pronto, aproveitando igualmente a quebra física dos jogadores do Vitória. Tiago Pinto, em novo livre directo, rematou ao lado da baliza.

Como se não bastassem as faltas ao contrário e a permissividade para com a dureza dos setubalenses, o árbitro encarregou-se de admoestar os jogadores do SCP, em várias ocasiões. Ao minuto 57, André Nogueira viu cartão amarelo por empurrar um adversário, ao tentar que este despachasse um lançamento. O mesmo André Nogueira viria a sair lesionado um pouco mais tarde, dando o seu lugar a Vasco Campos. Aos 65 minutos, João Martins bateu um livre e Simão Coutinho cabeceou ao lado. Na jogada imediata, o Setúbal rematou por cima. Ao minuto 70, mais um remate sadino dentro da nossa grande área a que Rui Patrício respondeu, defendendo com os pés. De seguida, saiu Sebastião Nogueira entrando Bruno Pereirinha. Não concordámos com a saída do pequeno extremo-direito, dado que estava a fazer uma boa exibição.

Aos 75 minutos, Pedro Celestino rematou por cima. Na jogada seguinte, ataque do Vitória com nova defesa de Rui Patrício. Pouco depois, a última alteração do Sporting com a saída de Diogo Tavares e a entrada de Tomané. Mais uma vez, consideramos que Luís Martins foi pouco ousado nas substituições, limitando-se a trocar um ponta de lança por outro numa altura crucial da partida, em que ainda havia tempo suficiente para marcar o golo que nos daria a vitória. Na jogada imediata Bruno Pereirinha foi travado em falta na área sadina, ficando um penalty por assinalar. O defesa sadino, derrubou Pereirinha, prendendo-lhe as pernas! Os nervos dos jogadores leoninos aumentavam e João Martins, sempre inconformado, rematou de longe mas ao lado.

Até ao final da partida houve tempo para mais manifestações de incompetência por parte do árbitro. Mostrou cartão amarelo a Bruno Pereirinha por mão na bola, quando esta tinha sido rematada à queima-roupa por um adversário. Num lance de ataque do SCP, Moretto defendeu um remate de longe, não agarrando a bola. Tomané foi mais rápido, chegou primeiro e rematou contra a cabeça do guardião brasileiro. Levou cartão amarelo, porque o árbitro considerou que Moretto tinha a bola em seu poder. Os sadinos pediam cartão vermelho. Não o mostrou a Tomané mas mostrou-o directo a Zezinando, por uma entrada mais dura a meio campo, que talvez justificasse apenas o cartão amarelo. Isto numa fase em que o Sporting tentava o tudo por tudo, com Tomané, Bruno Pereirinha, David Caiado e João Martins a evidenciarem-se na busca do golo.

O jogo terminou empatado a uma bola, resultado que consideramos justo, tendo em conta o que foi produzido por ambas as equipas.

Juniores: Vitória FC 1 - Sporting 1 (Apreciações)

Trio de Arbitragem – Péssimo. Quer no campo técnico, quer no disciplinar, deixou-se influenciar pelo ambiente em torno do campo, prejudicando quase sempre o Sporting.
Vitória FC – Equipa muito combativa mas pouco produtiva do ponto de vista ofensivo. O guarda-redes e o meio campo foram os sectores mais fortes.
Sporting – Mais uma vez, não jogámos bem. Sobretudo do ponto de vista ofensivo, a equipa está a produzir pouco.
Rui Patrício – Foi um dos melhores em campo, num jogo em que teve muito trabalho. Revelou-se sempre seguro, com um par de boas intervenções e controlando os lances aéreos. No lance do golo, pouco mais podia ter feito.
André Nogueira – Esteve uns furos abaixo do que é habitual. A pressão adversária impediu-o de subir tantas vezes como gosta. Deixou-se contagiar pelo nervosismo criado pelo ambiente.
Paulo Renato – Fez um jogo regular. Se por um lado foram muitos os lances de perigo que cortou, por outro continua um pouco precipitado com a bola nos pés, manifestando dificuldades ao nível do passe.
Simão Coutinho – Uns furos acima do seu companheiro de sector, resolvendo sempre com mais eficácia e segurança.
Tiago Pinto – Fez um jogo positivo, atacando e rematando sempre que possível.
Zezinando – Um jogo talhado para as suas características, com muita luta a meio campo. Nem sempre clarividente, também não deslustrou. Foi expulso quase no final, talvez injustamente.
Pedro Celestino – Fez uma boa exibição, procurando sempre levar a equipa para a frente e rematando sempre que teve oportunidade.
João Martins – O MVP!! Claramente o jogador mais inconformado e lutador do meio campo leonino. Construiu jogo, rematou e foi dos que mais tentou remar contra a maré.
Sebastião Nogueira – Uma das melhores exibições de ontem. Muito combativo e rápido, participou em muitos dos lances do ataque leonino, procurando sempre cruzar para a área e assistir os companheiros. Muito bem!
Diogo Tavares – Esteve pouco em jogo, dado que não foram muitas as vezes em que foi servido em condições pelos restantes companheiros do ataque. Marcou o golo leonino.
David Caiado – Foi um dos jogadores mais prejudicados pelas reduzidas dimensões do campo, uma vez que precisa espaço para correr e fazer diagonais. Embora se tenha esforçado bastante, este aspecto condicionou muito a sua exibição tendo, por isso, passado praticamente ao lado do jogo.
Vasco Campos – Entrou a frio, devido à inesperada lesão de André Nogueira. Mais uma vez, não conseguiu dar conta do recado, mostrando muitas dificuldades em travar e marcar convenientemente o seu opositor directo, algo que temos vindo a constatar praticamente em todos os jogos em que actua.
Bruno Pereirinha – Mais uma vez, entrou muito bem no jogo. Sempre rápido e objectivo, foi um dos elementos mais desequilibradores na última fase da partida. A sua velocidade, aliada à grande qualidade técnica é desconcertante.
Tomané – Entrou igualmente bem na partida, num regresso que se saúda após longo período de ausência por lesão. Tentou dar sempre o melhor rumo aos lances em que se envolveu e consideramos que devia ter entrado em campo mais cedo, tendo em conta o resultado que o marcador registava e a nossa pouca produtividade ofensiva.

23 março, 2006

Sub 16: Convocatória

Paulo Sousa chamou 26 atletas para um estágio a realizar no Jamor nos dias 27 e 28 de Março. O Sporting é o clube que mais jogadores fornece a esta convocatória: Bruno Simões, Diogo Amado, Diogo Viana, Pedro Mendes, Rui Fonte e Wilson Eduardo.

18 março, 2006

Juniores: Sporting 1 - Estoril 0 (Crónica)

Foi mais uma tarde de céu carregado e alguma chuva. A Academia acolheu hoje o jogo entre os dois primeiros classificados da zona sul do campeonato de juniores, o que motivou a presença de vários adeptos de ambas as equipas. Também notámos as presenças de Jean-Paul, José Manuel Torcato, Aurélio Pereira, o treinador adjunto da equipa principal Carlos Pereira, Gonçalo Bruno, o seleccionador nacional de sub-19 Carlos Dinis, o ex-júnior Yannick Djaló, os juniores não convocados Tomané, Marco Lança, João Gonçalves e Tiago Jorge. Quem também apareceu para assistir à partida foi Carlos Martins.
O Sporting apresentou-se em 4-3-3, com Rui Patrício na baliza, André Nogueira a defesa direito, Tiago Pires e Daniel Carriço como dupla de centrais e Tiago Pinto a defesa esquerdo. A linha de meio campo apresentou Zezinando (capitão) a trinco, Pedro Celestino sobre a esquerda e João Martins sobre a direita. A linha de frente foi composta por David Caiado na esquerda, Diogo Tavares no meio e Fábio Paim na direita. O banco do Sporting apresentou o guarda-redes André Marques (uma estreia, trata-se de um dos guarda-redes dos juvenis), os defesas Paulo Renato, Simão Coutinho e Vasco Campos, o médio Bruno Pereirinha e os avançados Sebastião Nogueira e Ricardo Nogueira. O trio de arbitragem veio de Portalegre.
Da esquerda para a direita: Zezinando (capitão), Rui Patrício, André Nogueira, Pedro Celestino, Daniel Carriço, Fábio Paim, Tiago Pinto, Diogo Tavares, Tiago Pires, João Martins e David Caiado.
Antes do início da partida, teve lugar um minuto de silêncio em homenagem aos jovens futebolistas do Inter da Boavista, falecidos na semana passada. O jogo começou muito dividido a meio campo, dada a valia das duas equipas e também devido ao estado do terreno, molhado e escorregadio, o que dificultava o transporte da bola. O primeiro lance de perigo surgiu aos 10 minutos, com Diogo Tavares a lançar David Caiado mas este rematou por cima. O Sporting, aos poucos, foi tomando o controlo do jogo, embora não criasse grande perigo, até que, já debaixo de chuva, se inaugurou o marcador. Foi ao minuto 23, num cruzamento de Pedro Celestino do lado direito, com Daniel Carriço a receber a bola no coração da área e a virar-se para a baliza, rematando de forma certeira, fazendo o 1-0. Foi um golo muito festejado por toda a equipa.
O SCP tentou ir em busca do 2º golo. João Martins bateu um canto e Diogo Tavares falhou o remate por muito pouco, aos 27 minutos. Pouco depois, João Martins cobrou um livre directo, em posição frontal, mas a bola saiu ao lado. O mesmo João Martins, num bom lance de ataque, isolou David Caiado com este a facturar. Infelizmente, o golo foi anulado por fora de jogo. Ficámos com algumas dúvidas relativamente a este lance. À beira do intervalo, destaque para três jogadas: um livre directo descaído sobre a esquerda, que Tiago Pires mandou por cima; um contra-ataque de Fábio Paim que serviu David Caiado mas o remate saiu fraco e à figura; e, finalmente, um canto batido por Tiago Pinto no lado direito com Daniel Carriço a rematar com um pontapé de bicicleta que saiu ao lado.
O segundo tempo iniciou-se com mais uma jogada do ataque leonino, com David Caiado a rematar ao lado. Aos 50 minutos, uma boa jogada de entendimento entre David Caiado e Diogo Tavares culminou no remate deste último, com o guarda-redes a ceder canto. Do mesmo, resultou mais uma oportunidade com Tiago Pires a cabecear no interior da área para uma defesa por instinto do guardião estorilista. Aos 52 minutos, o guarda-redes leonino Rui Patrício viu o cartão amarelo por fazer uma falta sobre o avançado contrário, junto à linha lateral, tentando compensar os defesas que tinham dado aquela jogada como perdida.
Começou aqui o festival de cartões amarelos injustificados para os jogadores leoninos. David Caiado viu o cartão amarelo numa disputa de bola, em que o árbitro foi demasiado penalizador. Os jogadores do Estoril abusaram de alguma dureza a partir desta fase mas viram menos cartões.
Aos 61 minutos, André Nogueira desceu pelo seu flanco, cruzou com perigo e Diogo Tavares rematou para nova defesa do guarda-redes do Estoril, que se cotou como o melhor elemento da sua equipa. Pouco depois, o Estoril poderia ter chegado ao empate, num lance precedido de fora de jogo não assinalado pelo árbitro, com um avançado canarinho a rematar ao poste esquerdo da baliza de Rui Patrício. O SCP respondeu com um livre directo que Zezinando enviou ao lado. Na jogada seguinte, Fábio Paim também rematou ao lado. Ao minuto 66, André Nogueira teve mais uma das suas descidas pelo flanco direito, e cruzou nova bola para a área. Diogo Tavares, sozinho e livre de marcação, falhou clamorosamente o golo, cabeceando ao lado.
Sporting e a mãe Natureza de mãos dadas...
Aos 68 minutos, David Caiado foi substituído por Bruno Pereirinha, passando o SCP a actuar em 4-4-2. Pereirinha foi jogar a médio direito, João Martins ocupou-se do lado esquerdo, com a frente de ataque entregue a Fábio Paim e a Diogo Tavares. Ao minuto 71, André Nogueira viu cartão amarelo, pensamos que eventualmente terá sido por protestos. Logo de seguida, João Martins, numa jogada de insistência, rematou ao lado da baliza. No minuto subsequente, Daniel Carriço viu cartão amarelo, por uma entrada que o árbitro considerou mais dura. Dois minutos mais tarde, Diogo Tavares caiu na grande área do Estoril, tendo-se pedido grande penalidade. Sinceramente, não nos pareceu.
O Sporting tentava precaver-se de surpresas desagradáveis e tentava o golo que trouxesse finalmente a tranquilidade. Numa jogada de contra-ataque, Diogo Tavares serviu Fábio Paim, que rematou novamente ao lado. Ao minuto 78, um canto a favor do Estoril propiciou um cabeceamento ao lado da nossa baliza. Nos últimos dez minutos, destaque para a saída de João Martins e a entrada de Paulo Renato, que foi jogar para o meio campo; um remate de Pedro Celestino de fora da área que saiu ao lado e, por último, a saída de Fábio Paim e a entrada de Ricardo Nogueira, para a frente de ataque. Nada mais de relevante aconteceu até ao apito final.
Pedro Celestino, João Martins e Daniel Carriço, no final da partida.
Vitória justíssima do Sporting por 1-0, que apenas pecou por escassa.

Juniores: Sporting 1 - Estoril 0 (Apreciações)

Trio de Arbitragem – Teve uma actuação desastrada. No aspecto técnico ajuizou mal algumas faltas. Devido ao estado do terreno não conseguiam distinguir entre uma disputa de bola e um lance faltoso. Estiveram igualmente mal na avaliação dos foras-de-jogo. No aspecto disciplinar, castigou em demasia os jogadores do Sporting, sendo mais permissivo para com os do Estoril.
Estoril – Claramente a segunda melhor equipa da zona sul do campeonato de juniores. Actua em bloco, com os sectores bem interligados, revelando-se muito consistente. Tem um bom sector defensivo e um meio campo sólido.
Sporting – Fez uma boa exibição, bastantes furos acima dos jogos anteriores. Dominámos praticamente durante toda a partida, criando inúmeras oportunidades de golo. Pecámos apenas na finalização.
Rui Patrício – Teve uma tarde descansada, com pouquíssimo trabalho. Bastou-lhe estar atento nos poucos livres e pontapés de canto adversários.
André Nogueira – Uma das melhores exibições da tarde. Andou num constante vaivém pelo seu flanco, defendendo e atacando com pujança. Eficaz a defender e muito participativo nas acções ofensivas efectuando vários cruzamentos para a área.
Tiago Pires – Foi um dos melhores jogos que o vimos fazer. Sempre muito atento nas acções defensivas, onde não teve problemas de maior, também apareceu várias vezes na frente, tentando a sua sorte.
Daniel Carriço – O MVP!! Decididamente, não sabe jogar mal. Esteve impecável do ponto de vista defensivo, cortando as investidas adversárias e lançando a equipa para a frente. Marcou o golo da vitória e teve ainda mais um par de ocasiões de golo.
Tiago Pinto – Esteve bem, tal como os restantes companheiros de sector, destacando-se mais pela segurança defensiva do que pelas iniciativas de ataque.
Zezinando – Exibição positiva. Controlando o meio campo, como é seu hábito, deu muito que fazer aos médios estorilistas. Recuperou muitas bolas, sendo muito importante na luta a meio campo.
Pedro Celestino – Fez um jogo muito esforçado e certinho, tentando sempre que possível servir os companheiros mais adiantados. Visou a baliza sempre que teve oportunidade e fez a assistência para o golo leonino.
João Martins – Foi um dos esteios do meio campo. Combina uma técnica apurada com uma grande dose de entrega e voluntariedade. Iniciou muitos ataques e sempre que pôde, rematou à baliza.
David Caiado – Fez uma exibição razoável. Muito esforçado, tentou sempre combinar com os seus colegas, cruzar bolas para a área e rematar à baliza adversária.
Diogo Tavares – Não esteve feliz esta tarde. Desperdiçou muitas oportunidades de golo, acabando por ser das unidades menos produtivas. Pecou muito na recepção da bola em situações de perigo na grande área.
Fábio Paim – Não esteve particularmente inspirado. Enquanto que na 1ª parte esteve muito interventivo, acabou por ir desaparecendo do jogo aos poucos, e ser substituído no segundo tempo. Continua a agarrar-se demasiado à bola.
Bruno Pereirinha – Voltou a entrar bem no jogo, contribuindo para uma melhor organização a meio campo. Teve algumas iniciativas de ataque, mostrando-se muito determinado na disputa dos lances.
Paulo Renato – Entrou para o meio campo para ajudar a controlar as últimas investidas do Estoril e cumpriu.
Ricardo Nogueira – Esteve pouco tempo em campo, o suficiente para um par de velozes arrancadas que criaram algum perigo.

Juvenis: Farense 0 - Sporting 3

Os juvenis deslocaram-se a Faro e derrotaram a equipa local por 3-0. A equipa alinhou com André Martins, Rui Figueiredo, Tiago Pedrosa, Jorge Abreu, Flávio Pina, Diogo Amado (David Santos, 77m), André Santos, Adrien Silva, Helmut Calvet (Marco Matias, 67m), Bruno Matias e Vivaldo Arrais (Rui Lopes, 70m).
Os golos foram apontados por Diogo Amado (43m), Bruno Matias (49m) e Marco Matias (72m).

Iniciados: Sporting 4 - Portimonense 0

O Sporting começou bem a 2ª fase do nacional de iniciados, batendo o Portimonense por 4-0. A equipa leonina alinhou com Ruben Luís, Carlos André, Tiago Bastos, Nuno Reis, João Santos, Luís Almeida, Antony Vieira (Renato Santos, 62m), Fábio Cunha (Luís Carlos, 54m), Diogo Ribeiro, Cedric Soares e Bruno Silva. Marcaram Diogo Ribeiro (25m), Cedric Soares (65m), Bruno Silva (68m) e Luís Carlos (70m).

14 março, 2006

Sub 19: Convocatória

Carlos Dinis chamou 27 jogadores para um estágio de dois dias no Estádio Nacional. Foram chamados seis atletas do Sporting: André Marques, André Nogueira, Bruno Pereirinha, Diogo Tavares, Paulo Renato e Zezinando.

Sub 17: Convocatória

António Violante chamou 18 atletas para a derradeira fase de qualificação para o Europeu da categoria, a disputar este ano no Luxemburgo. Portugal tem como adversários a Hungria, a Suécia e a Ucrânia, em jogos que serão disputados no distrito de Viseu, de 26 a 30 de Março. Foram chamados quatro atletas leoninos: André Martins, Jorge Abreu, Adrien Silva e Bruno Matias.

13 março, 2006

Iniciados: Sorteio da 2ª fase

Decorreu esta tarde o sorteio para a 2ª fase do campeonato nacional de iniciados. O Sporting ficou integrado na zona C e terá como adversários o Portimonense, o CADE do Entrocamento e o Vitória de Setúbal.

12 março, 2006

Juniores: Estrela da Amadora 1 - Sporting 0 (Crónica)

O jogo disputou-se no Casal de São Brás, concelho da Amadora, no Complexo Desportivo Municipal do Monte da Galega. O campo é de relva natural e existe uma bancada ao longo de uma das linhas laterais. O vento forte foi uma constante numa tarde que chegou a prometer chuva. Mas esta nunca chegou a cair. Algum público acorreu para ver esta partida.
Entre os presentes, vimos Jean-Paul, José Manuel Torcato, o seleccionador nacional de sub-19 Carlos Dinis, o ex-internacional Paulo Madeira e o treinador dos iniciados do Sporting Luís Gonçalves. Os nossos jogadores em aquecimento.

O Sporting apresentou-se em 4-3-3, com Rui Patrício na baliza, André Nogueira a defesa direito, Tiago Pires e Daniel Carriço como dupla de centrais e André Marques a defesa esquerdo. A linha de meio campo apresentou Zezinando (capitão) a trinco, Pedro Celestino sobre a esquerda e João Martins sobre a direita. A linha de frente foi composta por David Caiado na direita, Diogo Tavares no meio e Fábio Paim na esquerda. O banco do Sporting apresentou o guarda-redes André Martins, os defesas Tiago Pinto e Simão Coutinho, os médios Bruno Pereirinha e João Gonçalves e os avançados Sebastião Nogueira e Ricardo Nogueira. O trio de arbitragem veio de Portalegre.
De relembrar que no Estrela da Amadora jogam os ex-sportinguistas Hugo Cardoso, Filipe Muendo e Suncar Mané.
Da esquerda para a direita: David Caiado, João Martins, Tiago Pires, André Marques, Fábio Paim, Pedro Celestino, Daniel Carriço, Diogo Tavares, André Nogueira, Rui Patrício e Zezinando (capitão).

O jogo iniciou-se com muita luta a meio campo. O Estrela jogou no 1º tempo com o vento a seu favor. Com o passar do tempo, assistiu-se a um jogo morno e com poucas ou nenhumas oportunidades de golo. O Sporting não conseguia pegar no jogo enquanto que o Estrela tentava jogar em contra-ataque, preferencialmente com jogadas em que a bola ia directamente do guarda-redes Hugo Cardoso para a frente de ataque, mercê do forte vento. Só aos 20 minutos o Sporting criou uma ocasião de golo, através de um cruzamento de João Martins pela esquerda, para cabeceamento de David Caiado por cima.
Pouco mais de relevante aconteceu até ao minuto 36, quando Hugo Cardoso, ao repor a bola no meio campo adversário, isolou um companheiro. Zezinando hesitou entre fazer-se ou não ao lance e o jogador do Estrela acabou por ficar só com Rui Patrício pela frente, não tendo dificuldade em fazer o 1-0. Rui Patrício nada podia fazer. De imediato houve reacção do Sporting. David Caiado com um passe rasgado, isolou Diogo Tavares mas Hugo Cardoso chegou primeiro à bola.
Aos 40 minutos, David Caiado cruzou da esquerda para a grande área, onde apareceu Diogo Tavares a finalizar com êxito. No entanto, o golo foi anulado por pretenso fora de jogo. Sinceramente, não nos pareceu. No minuto seguinte, Fábio Paim viu cartão amarelo por protestos. O SCP continuava a reagir ao golo sofrido. Pouco antes do intervalo, um erro de Daniel Carriço permitiu o isolamento de um adversário mas Rui Patrício defendeu com segurança.
No 2º tempo, a arbitragem piorou, sobretudo no aspecto disciplinar. Ao minuto 52, o Sporting viu mais um golo ser anulado. Após um cruzamento do lado direito, Daniel Carriço, no coração da área, rematou para o fundo das redes mas foi-lhe assinalado fora de jogo. Neste lance, não podemos garantir se houve ou não infracção, dada a distância a que nos encontrávamos. Logo a seguir houve uma entrada duríssima sobre David Caiado, que não foi sequer assinalada. A partir daqui os jogadores do Estrela abusaram das entradas duras, sempre com a complacência do árbitro. Exemplo disso foi uma agressão a João Martins, que mereceu somente um cartão amarelo.
Ao minuto 57, saiu Fábio Paim e entrou Bruno Pereirinha. A equipa passou a jogar em 4-4-2, com David Caiado e Diogo Tavares na frente de ataque e o recém-entrado Pereirinha a médio direito. Pouco depois, saiu Diogo Tavares e entrou Ricardo Nogueira. Em nosso entender, tendo em conta que estávamos a perder, consideramos que Luís Martins arriscou pouco ao limitar-se a trocar um ponta de lança por outro. À passagem dos 66 minutos, João Martins rematou para defesa de Hugo Cardoso.
Por esta altura, Daniel Carriço levantou a voz para os seus companheiros. Já não havia muito tempo para jogar e o panorama não se alterava. Ele próprio tomou a iniciativa de lançar a equipa para o ataque, invadindo o meio campo adversário. Ao minuto 70, saiu Pedro Celestino e entrou Tiago Pinto para o lugar de médio esquerdo. Aos 78 minutos, André Marques viu cartão amarelo por protestar a lentidão com se processava uma substituição no Estrela. Com o jogo a aproximar-se do fim, o Sporting tentava tudo para chegar ao empate mas os cruzamentos para a área acabavam invariavelmente nas mãos de Hugo Cardoso. João Martins era dos poucos que tentava rematar à baliza. André Marques bateu um livre directo, em posição frontal, mas por cima. Já em período de descontos, Bruno Pereirinha rematou por cima. O jogo chegou ao seu final, e os nossos jogadores saíram do campo visivelmente aborrecidos pela derrota, como por exemplo, João Martins, Daniel Carriço e David Caiado.
Derrota injusta do Sporting por 1-0, visto que jogámos o suficiente para alcançar, pelo menos, o empate.

Juniores: Estrela da Amadora 1 - Sporting 0 (Apreciações)

Trio de Arbitragem – Teve uma má actuação do ponto de vista técnico. Um dos dois golos anulados ao Sporting terá sido mal invalidado, ficando-nos dúvidas em relação ao outro. Esteve igualmente mal no julgamento de algumas faltas, sobretudo de algumas entradas muito duras de jogadores do Estrela, o que se reflectiu na sua acção a nível disciplinar. Foi demasiado permissivo para com os jogadores do Estrela e demasiado castigador para os jogadores leoninos.
Estrela da Amadora – Tem um bom conjunto mas a sua exibição foi condicionada pelo facto de se terem posto em vantagem. Até marcarem o seu golo, jogaram fundamentalmente em contra-ataque, aproveitando o facto de terem o vento a favor. A partir daí, limitaram-se apenas a defender e a recorrer ao anti-jogo. O melhor em campo foi o guarda-redes ex-Sporting Hugo Cardoso.
Sporting – Não está de facto a atravessar um bom momento de forma. A equipa reagiu bem ao golo mas nem sempre da forma mais esclarecida. O melhor período do Sporting foram os últimos 20 minutos da partida onde se tentou chegar, pelo menos, ao golo do empate.
Rui Patrício – Sem responsabilidades no golo sofrido, teve ainda ocasião para evitar outros dois golos do adversário.
André Nogueira – Teve algumas dificuldades na 1ª parte para suster os contra-ataques adversários. Melhorou no 2º tempo, tendo participado mais no ataque.
Tiago Pires – Fez um jogo certinho, limpando a sua zona de acção. Na última fase do encontro, juntou-se aos companheiros da frente de ataque, aproveitando a sua estatura.
Daniel Carriço – O MVP!! Exibição quase sem erros e a usual voz de comando quando as coisas se desgovernam. Com a sua garra e querer, procurou contagiar os companheiros e remar contra a maré, tendo iniciado várias jogadas de ataque. Marcou um golo que foi invalidado pelo trio de arbitragem.
André Marques – Um jogo à semelhança de André Nogueira. Melhorou igualmente na 2ª parte.
Zezinando – Não atravessa um bom momento de forma. Muito voluntarioso mas nem sempre eficaz como é seu hábito.
Pedro Celestino – Passou um pouco ao lado do jogo. Também ele está em baixo de forma, não se estranhando a sua substituição.
João Martins – Provavelmente o melhor elemento do meio campo na tarde de ontem. Foi mais objectivo e rematador, embora não tenha feito uma grande exibição.
David Caiado – Mais um elemento que ontem não esteve nos seus dias. Grande parte dos seus cruzamentos morreu nas mãos do guardião adversário. Esforçado mas quase sempre inconsequente.
Diogo Tavares – A pouca eficácia dos extremos reflectiu-se na sua exibição, tendo sido poucas vezes servido em condições. No entanto, marcou um golo que foi invalidado pelo trio de arbitragem.Fábio Paim – Outro jogador que passou ao lado do jogo, em que nada lhe saiu da melhor forma . Não se estranhou a sua substituição.
Bruno Pereirinha – Entrou bem em jogo, conseguindo pôr alguma ordem no meio campo. Cotou-se como um dos melhores na 2ª parte.
Ricardo Nogueira – Entrou para a frente de ataque mas esteve sempre muito só. Pouco servido pelos seus companheiros, era difícil fazer melhor, tendo ainda em conta a marcação de que foi alvo.
Tiago Pinto – Tal como Bruno Pereirinha, também entrou bem no jogo, procurando criar perigo pelo seu flanco. Contribuiu para a tentativa final da busca do empate.

Juvenis: Sporting 7 - Micaelense 1

O Sporting recebeu e goleou o Micaelense por um expressivo 7-1.
Os juvenis alinharam com André Marques, Rui Figueiredo, Tiago Pedrosa, Jorge Abreu, Flávio Pina, André Santos, Diogo Amado, Adrien Silva, Rui Fonte (Marco Matias, 54m), Bruno Matias (José Mário, 60m) e Vivaldo Arrais (Rui Lopes, 54m).
Os golos foram apontados por Bruno Matias (8m, 33m, 52m), Jorge Abreu (15m), André Santos (25m e 66m) e Rui Fonte (35m).

05 março, 2006

Iniciados: CAC Pontinha 1 - Sporting 2

A equipa de iniciados venceu o CAC Pontinha no último jogo da primeira fase do campeonato nacional.
O Sporting alinhou com Bruno Pedro, Carlos André, Luís Almeida, Nuno Reis, João Santos, Luís Carlos, Antony Vieira, Fábio Cunha, Diogo Ribeiro (Henrique Gomes, 35m), Cedric Soares (Januário Jesus, 35m) (Renato Santos, 59m) e Bruno Silva (Sérgio Simões, 35m).
Os golos foram marcados pelo defesa João Santos (34 e 52m).
A equipa de iniciados acabou esta fase no primeiro lugar da classificação.

Juvenis: Corroios 2 - Sporting 4

Os Juvenis do Sporting iniciaram da melhor forma a segunda fase do campeonato, derrotando em Corroios a equipa local por 4 bolas a 2.
O Sporting alinhou com André Martins, Rui Figueiredo, Tiago Pedrosa, Jorge Abreu, Flávio Pina, João Salgado, André Santos, Adrien Silva, Rui Fonte (Rui Lopes, 66m), Bruno Matias (Diogo Rosado, 70m) e Wilson Eduardo (André Cacito, 61m).
Os golos leoninos foram apontados por Bruno Matias (3 e 58m), Adrien Silva (25m) e Rui Fonte (42m).
Rui Lopes viu o cartão amarelo à passagem do minuto 80.

04 março, 2006

Juniores: Sporting 3 - Louletano 1 (Crónica)

O céu carregado, algum vento e a ameaça de chuva não atraíram muita gente à Academia. Entre os presentes, vislumbrámos Yannick Djaló, os juniores não convocados (Paulo Renato, Tomané, André Pires, Alison, Marco Lança, Vasco Campos e Tiago Jorge), o seleccionador nacional de sub-19 Carlos Dinis, o treinador adjunto do Sporting Carlos Pereira, Jean-Paul, Gonçalo Bruno, e jogadores dos escalões de juvenis (Adrien Silva, Rui Lopes, Jorge Abreu, André Gonçalo e outros) e iniciados (Antony Vieira e outros).
De destacar igualmente a presença de alguns elementos do DUXXI do Lavradio.
Pedro Celestino, Diogo Tavares e Zezinando ao saírem do aquecimento.
O Sporting apresentou-se em 4-3-3, com Rui Patrício na baliza, André Nogueira a defesa direito, Simão Coutinho e Daniel Carriço como dupla de centrais e Tiago Pinto a defesa esquerdo. A linha de meio campo apresentou Zezinando (capitão) a trinco, Pedro Celestino sobre a esquerda e Bruno Pereirinha sobre a direita. A linha de frente foi composta por David Caiado na esquerda, Diogo Tavares no meio e Fábio Paim na direita. O banco do Sporting apresentou apenas seis elementos: o guarda-redes André Martins, o defesa Tiago Pires, os médios João Martins e João Gonçalves (saúde-se este regresso) e os avançados Sebastião Nogueira e Ricardo Nogueira. O trio de arbitragem veio de Santarém.
Da esquerda para a direita: Zezinando (capitão), Rui Patrício, André Nogueira, Simão Coutinho, Daniel Carriço, Tiago Pinto, Diogo Tavares, Fábio Paim, Pedro Celestino, Bruno Pereirinha e David Caiado.
O jogo começou muito dividido e com o Louletano a mostrar que também tinha intenções de discutir o resultado, não obstante o penúltimo posto ocupado na tabela. Os algarvios entraram com uma marcação muito forte sobre os jogadores leoninos, tendo provocado algumas faltas nos minutos iniciais. O terreno estava molhado devido à chuva matinal, tornando a luta a meio campo mais intensa. Aos poucos e poucos o SCP tentou tomar conta do jogo. David Caiado teve a 1ª oportunidade aos 12 minutos, isolando-se mas permitindo uma intervenção segura do guardião algarvio. Nos minutos subsequentes, Pedro Celestino, Fábio Paim e novamente David Caiado remataram à baliza mas sem êxito.
A verdade é que foi o Louletano a marcar primeiro, aos 25 minutos. Na cobrança de um livre descaído sobre o lado esquerdo do ataque, a bola foi rematada directamente para a baliza. Rui Patrício, ao tentar desviar para canto, acabou por introduzir a bola na própria baliza. Era o 1-0 para a equipa adversária. O Sporting tentou reagir de pronto e Simão Coutinho, Bruno Pereirinha e Fábio Paim visaram a baliza nos minutos seguintes. De um pontapé de canto batido à maneira curta, saiu o golo do empate ao minuto 34. Tiago Pinto bateu para Fábio Paim, este ganhou espaço na área e cruzou para o remate de Diogo Tavares. A bola passou pelo meio das pernas do guarda-redes e entrou. Estava feito o 1-1. Até ao intervalo, destaque para um remate de meia distância de Zezinando.
O Sporting entrou na 2ª parte decidido a dar a volta ao rumo dos acontecimentos. Aos 49 minutos, Diogo Tavares rematou por cima. O SCP tentava controlar o jogo mas sem grande eficácia. Numa tentativa de “arrumar a casa”, Luís Martins substituiu Bruno Pereirinha por João Martins aos 58 minutos. A alteração teve efeitos quase imediatos. João Martins, na cobrança de um livre directo, rematou ao lado da baliza do Louletano. Aos 66 minutos, saiu Fábio Paim e entrou Sebastião Nogueira. André Nogueira viu cartão amarelo no minuto seguinte, por protestar uma falta assinalada contra o Sporting. Aos 68 minutos, chegou o 2-1. Diogo Tavares recebeu a bola a meio do meio campo do Louletano e começou a progredir em direcção à área. Mesmo sendo constantemente carregado, desembaraçou-se de todos os adversários que lhe apareceram à frente até se isolar perante o guarda-redes e rematar para o fundo das redes. Um golo soberbo e muito festejado. Diogo Tavares foi até ao banco de suplentes abraçar o treinador Luís Martins, tendo depois festejado com os colegas e visto um cartão amarelo por ter tirado a camisola.
Entretanto começou a chover com grande intensidade, o que tornou o terreno mais pesado. Aos 78 minutos, depois de uma jogada de insistência na área algarvia, Diogo Tavares recolheu uma bola perdida na área e fez o 3-1, fechando as contas do marcador. Este saiu aos 81 minutos, dando o seu lugar a Ricardo Nogueira. O jovem ponta de lança teve ainda tempo para criar bastante perigo numa descida à área contrária mas que a defesa se encarregaria de resolver. Nada mais de relevante se passou até ao final da partida. Vitória justa do Sporting por 3-1.

Juniores: Sporting 3 - Louletano 1 (Apreciações)

Trio de Arbitragem – Esteve bem, tendo conduzido o jogo de forma segura, não cometendo erros graves nem no aspecto técnico, nem no aspecto disciplinar.
Louletano – Não compreendemos como pode estar no penúltimo posto da classificação. Apresentou um meio campo forte e determinado nas marcações homem a homem e disposto a vender cara a derrota. Tentaram sempre o ataque à baliza leonina.
Sporting – Não foi das melhores exibições que vimos fazer. Contudo, após se encontrarem em desvantagem, procuraram dar rapidamente a volta à situação, embora nem sempre da melhor forma. Subimos de produção na 2ª parte, tendo merecido a vitória final.
Rui Patrício – Fica marcado pelo lance do golo adversário, onde poderia e deveria ter feito melhor. Além disso, revelou-se um pouco inseguro em algumas bolas aéreas.
André Nogueira – Exibição algo tímida na 1ª parte, onde raramente passou a linha do meio campo, tendo-se cotado como um dos melhores no 2º tempo, atacando e defendendo a preceito.
Simão Coutinho – Fez um jogo certinho para quem não está com ritmo competitivo. Teve a sua área de acção devidamente controlada na maior parte do tempo.
Daniel Carriço – Outra exibição ao seu nível habitual. Muito certinho desde o primeiro até ao último minuto da partida, nunca permitindo grandes veleidades aos adversários.
Tiago Pinto – Um bom regresso à equipa. Não acusou a falta de ritmo, tendo feito uma exibição regular, quer a defender, quer a atacar.
Zezinando – O estilo habitual, embora hoje não tenha feito uma das suas melhores exibições. Lutador como é hábito na recuperação de bolas, não esteve tão feliz a nível ofensivo.
Pedro Celestino – Também esteve uns furos abaixo do que é hábito mas cumpriu.
Bruno Pereirinha – Fez uma boa primeira parte com algumas iniciativas de ataque, tentando sempre servir os seus companheiros. Caiu de rendimento no 2º tempo, sendo substituído.
David Caiado – Cheio de iniciativa como é seu timbre mas hoje as coisas não lhe saíram tão bem como é costume. Esteve muito activo mas os seus cruzamentos e jogadas combinadas nem sempre tiveram a melhor sequência.
Diogo Tavares – O MVP!! Autor de um hat-trick e sempre irrequieto na frente de ataque.
Fábio Paim – Fez uns bons primeiros 45 minutos, em que se destacou por ser o elemento mais desequilibrador, com maior número de cruzamentos e remates à baliza. Assistiu Diogo Tavares para o golo da igualdade. No segundo tempo, foi desaparecendo do jogo acabando por ser substituído.
João Martins – Foi importante a sua entrada porque o meio campo ficou mais organizado e coeso, acabando por ser dos melhores no 2º tempo.
Sebastião Nogueira – Voluntarioso como é seu apanágio, nunca vira a cara à luta. Esteve em bom plano.
Ricardo Nogueira – Esteve pouco tempo em campo, mas ainda teve oportunidade para criar perigo na área adversária.

03 março, 2006

Sub-16: Convocatória

Depois da vitória no Torneio Internacional de Santarém, a Selecção Nacional de Sub-16 volta ao trabalho para cumprir um estágio de dois dias (6 e 7 de Março) no Complexo Desportivo do Jamor.
Dos 26 atletas chamados, dois são do Sporting Clube de Portugal: André Gonçalo e Pedro Mendes.

01 março, 2006

Leõezinhos do Mês

A equipa do Leõezinhos em Acção elege, todos os meses, os jogadores leoninos que, por uma ou outra razão, se destacaram ao longo de cada mês. Assim sendo, aqui estão os leões do mês de Fevereiro.
Júnior do mês: Daniel Carriço. Pela regularidade exibicional, quer ao serviço do clube, quer na Selecção Nacional, onde recebeu o prémio para o melhor jogador do Torneio Internacional de Castelo Branco em sub-18.
Juvenil do mês: Rui Fonte. Ainda juvenil de 1º ano, e a disputar o respectivo campeonato distrital, apareceu em grande este mês ao serviço da principal equipa deste escalão, onde já jogou a titular, tendo deixado a sua marca de goleador. Também marcou este mês na Selecção Nacional de sub-16.
Iniciado do mês: Diogo Ribeiro. O jovem leãozinho foi um dos que mais se destacou nos iniciados ao apontar 4 golos em 3 jogos.

Sporting derrotado na final do Torneio de Frielas

O Sporting concluiu o Torneio Internacional de Ponte de Frielas no 2º lugar. Para chegar à final deste torneio do escalão de infantis, o Sporting perdeu com o FC Porto (1-2) e venceu o Braga (2-0), Belenenses (5-0) e a Real Sociedad (3-1). Na final perdemos novamente com o FC Porto por 4-1, depois de estar a vencer por 1-0 ao intervalo. A equipa alinhou na final com Adriano Cardoso, Ruben Freitas, Paulo Silva, Rodolfo Simões (Fábio Lopes, 37m), Vítor Mendes, João Eduardo, Altair Júnior, Mateus Fonseca (Bruno Cardoso, 37m), Alberto Coelho, Francisco Baptista (Tiago Morgado, 25m) e Ricardo Pereira (José Rodrigues, 47m). Alberto Coelho marcou o tento leonino.

Sub-16: Portugal 3 - Turquia 0

Terminou da melhor maneira a participação da Selecção Nacional Sub-16 no Torneio Internacional de Santarém. Na última partida, os Sub-16 derrotaram a congénere turca por um expressivo 3-0.
Bruno Simões, Diogo Amado (cap.) e Rui Fonte foram titulares. Diogo Viana e Wilson Eduardo também foram utilizados. Apenas André Martins não saiu do banco.
O capitão Diogo Amado e Diogo Viana apontaram 2 dos tentos lusos.
Com esta vitória, os Sub-16 portugueses foram os vencedores do torneio.

Sub-17: Portugal 1 - França 3

Os Sub-17 perderam o derradeiro encontro do Torneio Internacional do Algarve, diante da França, por 3-1.
Os leões Jorge Abreu e Adrien Silva foram titulares e Bruno Matias entrou no decorrer da partida. Vivaldo Arrais e André Martins não foram utilizados.
A selecção nacional terminou a prova no 4º e último lugar.