29 maio, 2006

Iniciados: Sporting 0 - FC Porto 1

A nossa equipa de iniciados foi derrotada em casa pelo FC Porto por 1-0, golo obtido através da conversão de um penalty no último minuto da partida.
Alinharam pelo Sporting Ruben Luís, Tiago Bastos, Filipe Paiva (Carlos André, 35m), Nuno Reis, Mário Rui, Luís Almeida, Renato Santos (Antony Vieira, 52m), Luís Carlos, Diogo Ribeiro (Ricardo Real, 60m), Cedric Soares e Sérgio Simões (Bruno Silva, 35m).
Os leõezinhos Cedric Soares e Mário Rui viram o cartão amarelo. Apesar da derrota, o Sporting continua líder da classificação da fase final com um ponto de avanço sobre o FC Porto.
Edit (Ricardo):Deixo-vos uma foto da nossa equipa de iniciados, tirada no último domingo, antes do início do SCP-FCP. Foi tirada pelo Mag, um dos bloggers de serviço do blog Esperança Portista (blog sobre as camadas jovens do FC Porto), a quem desde já agradeço a gentileza.

28 maio, 2006

Juvenis: Boavista 0 - Sporting 1

O Sporting deslocou-se ao Porto e venceu o Boavista por 1-0, continuando a depender somente de si para revalidar o título. A equipa leonina alinhou com André Martins, Rui Figueiredo, Tiago Pedrosa, Jorge Abreu, David Santos, Diogo Amado, André Santos, Adrien Silva, André Cacito (Helmut, 54m), Bruno Matias (Rui Fonte, 85m) e Vivaldo Arrais (João Salgado, 82m). O golo foi apontado por Bruno Matias logo no segundo minuto do jogo. O guarda-redes André Martins defendeu uma grande penalidade.

27 maio, 2006

Juniores: Sporting 4 - FC Porto 1 (Crónica)

Teve início a fase final do campeonato nacional de juniores. A Academia recebeu muita gente, numa tarde de céu nublado mas de muito calor. Estiveram presentes muitas figuras ligadas ao Sporting Clube de Portugal, tais como Aurélio Pereira, José Manuel Torcato, Pedro Mil-Homens, Paulo Abreu; os antigos jogadores Mário Jorge, Litos e Paulo Torres; os juniores não convocados Marco Lança, Tiago Jorge, Tiago Pinto e João Gonçalves; o seleccionador nacional de sub-19, Carlos Dinis; ex-jogadores das camadas jovens como Ruben Gravata (União da Madeira), Francisco Gomes (Académica) e Pedro Coelho (Belenenses) e, ainda, Jorge Teixeira (emprestado ao Casa Pia). Vários jogadores juvenis de 1º ano e vários iniciados marcaram também presença para transmitir o seu apoio à equipa de juniores.
O Sporting apresentou-se em 4-3-3, com Rui Patrício na baliza, André Nogueira a defesa direito, Daniel Carriço e Paulo Renato constituíram a dupla de centrais e André Marques foi o defesa esquerdo. A linha de meio campo apresentou Zezinando (capitão de equipa) a trinco, João Martins sobre a esquerda e Pedro Celestino na direita. Na frente estiveram David Caiado na esquerda, Diogo Tavares no meio e Tomané no flanco direito. O banco do Sporting apresentou o guarda-redes juvenil Nuno Silva, os defesas Vasco Campos e Tiago Pires, os médios André Pires e Bruno Pereirinha e os avançados Fábio Paim e Ricardo Nogueira. O trio de arbitragem veio de Leiria. Da parte do FC Porto, destaque para o treinador adjunto Paulinho Santos e para o avançado Bruno Gama.
Da esquerda para a direita e de cima para baixo: Diogo Tavares, Pedro Celestino, André Marques, Paulo Renato, Daniel Carriço, Rui Patrício, João Martins, André Nogueira, David Caiado, Zezinando e Tomané.

A partida iniciou-se com ambas as equipas a respeitarem-se e a estudarem-se mutuamente. Foi ao Sporting que pertenceu a primeira iniciativa de ataque, com Pedro Celestino a cruzar uma bola do lado direito mas que não levou perigo à baliza portista. Enquanto que o FC Porto actuava de forma mais cautelosa e expectante, o Sporting parecia mais ansioso. Nos primeiros dez minutos de jogo o FC Porto teve mais posse de bola, limitando-se a fazê-la circular junto ao meio campo, onde o Sporting fechava todas as linhas de passe. Aos 13 minutos o FC Porto teve uma iniciativa de ataque pelo lado esquerdo com o avançado a ultrapassar Paulo Renato, Rui Patrício saiu da baliza mas o central conseguiu cortar para canto. Do mesmo não resultou perigo. O Sporting tentava, por seu turno, acelerar o ritmo da partida.

Aos 16 minutos, Diogo Tavares recolheu uma bola no flanco direito, derivou para o centro do terreno e ultrapassou alguns adversários. À entrada da área, desferiu um potente remate que só parou no fundo da baliza portista. Foi um excelente golo após uma bela jogada individual que levou a Academia ao rubro. Estava feito o 1-0.

O FC Porto tentou reagir de seguida. Num pontapé de canto da esquerda, houve um cabeceamento perigoso mas que saiu ao lado. O Sporting respondeu por David Caiado que cruzou da esquerda mas sem perigo. O FC Porto continuava a criar perigo a partir de cantos. Aos 24 minutos, um canto do lado direito saiu directo e a rasar o poste. No minuto seguinte, o FC Porto empatou. Houve um ressalto de bola à entrada da nossa grande área, Paulo Renato não impediu que a bola sobrasse para Rui Pedro e este rematou sem hipótese de defesa para Rui Patrício. O Sporting não esmoreceu e tentou partir em busca do segundo golo. A partida por esta altura estava muito equilibrada.

Aos 35 minutos, Diogo Tavares desmarcou André Nogueira sobre a direita, que entrou na área com a bola controlada e foi derrubado. O árbitro assinalou a grande penalidade, que Pedro Celestino se encarregou de bater fazendo o 2-1.

Pedro Celestino a bater o penalty com a bola prestes a entrar na baliza.

Até ao intervalo destaque apenas para mais um cruzamento de Pedro Celestino, mas sem consequências de maior.

O início da segunda parte mostrou um FC Porto mais pressionante e um Sporting que não conseguia atacar em condições. A luta a meio campo era a tónica dominante neste fase. Só aos 54 minutos o SCP criou perigo. Num lance pela direita, Diogo Tavares recolheu a bola e cruzou-a com o guarda-redes azul e branco fora da sua baliza. David Caiado cabeceou mas o guardião portista conseguiu recuperar a posição e defendeu. Pouco depois, Diogo Tavares saiu lesionado e entrou Bruno Pereirinha para extremo-direito, passando Tomané para o meio.

O Sporting começou a tomar conta do jogo e Pedro Celestino rematou por cima, após uma boa triangulação do ataque verde e branco. O FC Porto limitava-se a despejar cruzamentos para a área com Rui Patrício a dar conta do recado com segurança. Aos 61 minutos, David Caiado teve uma boa iniciativa individual que culminou com um remate à figura. Aos 68 minutos, saiu João Martins, também devido a lesão, e entrou André Pires para o seu posto no meio campo. Logo de seguida, o SCP chegou ao 3º golo. André Marques bateu um livre do lado direito, a bola sofreu uma série de ressaltos dentro da área até que sobrou para Bruno Pereirinha que, perante a passividade da defensiva azul e branca, fez facilmente o 3-1.

Os nossos jogadores comemorando o terceiro golo.

Nesta altura, o Sporting era dono e senhor da partida enquanto que os jogadores do FC Porto acusavam algum desgaste e desânimo. Ao minuto 72, saiu Tomané e entrou Fábio Paim. Dois minutos depois, Pedro Celestino iniciou uma jogada no grande círculo e progrediu pelo meio do terreno, ultrapassando os centrais do FC Porto. Conseguiu isolar-se e fez, com grande à-vontade, o 4-1.

Fábio Paim, aos 77 minutos, isolou André Marques na esquerda mas este rematou ao lado. Depois foi David Caiado que desmarcou o lateral esquerdo para novo remate à baliza. Entretanto, o FC Porto só conseguiu criar algum perigo ao minuto 81, com um remate em arco mas Rui Patrício defendeu com tranquilidade. Aos 86 minutos, Fábio Paim teve uma excelente iniciativa pelo lado esquerdo do ataque, fintando dois defesas do FC Porto e entrando na área. Aí foi derrubado em falta mas o árbitro nada assinalou. A um minuto do fim, Bruno Pereirinha rematou ao lado da baliza do FC Porto. Nos 4 minutos de desconto, destaque apenas para um cabeceamento perigoso do FC Porto.

Os nossos jogadores festejando o triunfo.

Vitória justa e indiscutível do Sporting por 4-1.

Juniores: Sporting 4 - FC Porto 1 (Apreciações)

Trio de Arbitragem – Esteve bem no aspecto disciplinar mas não tão bem no aspecto técnico, equivocando-se em algumas faltas. Não assinalou uma grande penalidade a favor do Sporting quase no fim do jogo.
FC Porto – A imagem de marca habitual. Onzes muito combativos, assentes num meio campo robusto e num ataque muito criativo e tecnicista. A defesa é o sector menos forte com centrais altos mas algo lentos. O médio Nuno Coelho e os avançados Rui Pedro e Bruno Gama estiveram em bom plano.
Sporting – Fez uma grande exibição com momentos particularmente bons na 2ª parte. A equipa esteve à altura de um jogo deste grau de dificuldade porque soube alcançar a vantagem, não esmoreceu perante a igualdade e conseguiu dar a volta e obter uma vitória folgada.
Rui Patrício – Sem culpas no golo sofrido, esteve muito bem ao longo da partida, recolhendo com segurança todas as bolas que cruzaram a sua área.
André Nogueira – Foi um dos melhores em campo esta tarde. Praticamente inultrapassável por parte dos dianteiros contrários, não se coibiu de subir no terreno, protagonizando várias iniciativas de ataque. Um luxo!
Daniel Carriço – Esteve em bom plano e foi muito por culpa dele que o FC Porto praticamente não criou perigo no 2º tempo. Impecável a desarmar e a sair com a bola controlada.
Paulo Renato – Fez um jogo regular, alternando bons cortes e desarmes com pequenas falhas que poderiam ter tido outras consequências.
André Marques – Fez uma exibição com altos e baixos. A defender, nem sempre foi lesto a resolver as situações, usando até de alguma dureza. No segundo tempo subiu um pouco de rendimento, aventurando-se mais no ataque.
Zezinando – Fez um jogo algo intermitente. Perdeu mais bolas e lances a meio campo do que é hábito. Contudo, esteve batalhador como é seu timbre e procurou sempre lançar os seus colegas mais adiantados.
Pedro Celestino – O MVP!! Fez um bom trabalho no meio campo, destruindo e construindo muitos lances. Marcou os 2º e 4º golos do SCP, este último em excelente jogada individual. Encheu o campo!
João Martins – O elemento mais discreto do meio campo leonino no jogo de hoje. As coisas nem sempre lhe saíram da melhor maneira, parecendo algo lento em muitos lances.
David Caiado – Fez um bom jogo, criando sérias dificuldades à defensiva adversária, mercê da sua rapidez e criatividade. Subiu de rendimento no 2º tempo, acompanhando a tendência geral da equipa.
Tomané – Passou um pouco ao lado do jogo. Talvez por estar a jogar a extremo-direito, não se fez notar tanto em campo. Continua a demonstrar alguma falta de empenho e lentidão, desistindo muito cedo de certos lances.
Diogo Tavares – Fez uma boa primeira parte, tendo inaugurado o marcador com um excelente remate de fora da área. Joga sempre muito em função do colectivo, procurando combinar constantemente com os colegas mais bem colocados.
Bruno Pereirinha – Entrou bem na partida, trazendo mais velocidade e dinâmica ao ataque leonino. Marcou o 3º golo, dando tranquilidade à equipa.
André Pires – Muito combativo como é seu hábito, deu muito trabalho ao meio campo portista. Trouxe uma nova frescura ao sector intermédio verde e branco, recuperando bolas e lançando ataques.
Fábio Paim – À semelhança dos colegas que entraram no jogo, também se mostrou em boas iniciativas individuais e de entendimento com os seus colegas. Num lance de grande virtuosismo, ludibriou dois adversários e sofreu falta para penalty que, no entanto, ficou por marcar.

24 maio, 2006

Sub-20: Portugal 1 - China 0

Portugal bateu a China por 1-0, garantindo o terceiro lugar da edição deste ano do Torneio de Toulon. Mário Felgueiras e Yannick Djaló foram titulares. O nosso guarda-redes defendeu uma grande penalidade (que ele próprio cometeu) impedindo a selecção chinesa de se adiantar no marcador.

22 maio, 2006

Sub-20: Portugal 0 - Holanda 1

Portugal perdeu com a Holanda por 1-0, ficando afastado da final do Torneio de Toulon. Resta a disputa pelo terceiro lugar, na próxima 4ª feira. Yannick Djaló foi suplente utilizado, tendo entrado na 2ª parte.

21 maio, 2006

Juvenis: Sporting 3 - FC Porto 2 (Crónica)

Foi uma manhã de grandes emoções na Academia Sporting. Esteve muito calor e o céu encontrava-se praticamente limpo. Não admira que a bancada estivesse muito bem composta, onde a esmagadora maioria era adepta da equipa leonina.
Estiveram presentes da parte do Sporting Clube de Portugal, Jean Paul, José Manuel Torcato, Pedro Mil-Homens, o júnior Marco Lança, o nosso ex-jogador juvenil Ruben Gravata (actualmente júnior do União da Madeira), o nosso ex-jogador e campeão em 2001/02 Diogo Matos, bem como vários iniciados que, na véspera, bateram o Benfica por 1-0. Destaque na equipa do FC Porto para o seu lateral direito, Valter Fernandes, que trocou o Sporting pelo clube portuense, no início desta temporada.
O nosso capitão de equipa, Bruno Matias, durante a escolha de campo e bola.

Da esquerda para a direita, Bruno Matias, André Martins, Adrien Silva, André Cacito, André Santos, Diogo Amado, Jorge Abreu, Flávio Pina, Vivaldo Arrais, Rui Figueiredo e Tiago Pedrosa.

O Sporting apresentou-se em 4-4-2, com André Martins na baliza, Rui Figueiredo a defesa direito, Jorge Abreu e Tiago Pedrosa como dupla de centrais e Flávio Pina a defesa esquerdo. O quarteto do meio campo foi composto por Diogo Amado a trinco, Adrien Silva mais à sua frente, André Santos sobre a direita e Vivaldo Arrais descaído sobre o lado esquerdo. Na frente estiveram André Cacito mais fixo junto à área e Bruno Matias mais móvel em toda a largura do campo. No entanto, este 4-4-2 variava para um 4-3-3 em situações de ataque, com Vivaldo Arrais a ocupar a faixa direita do ataque, Bruno Matias no lado esquerdo e André Cacito no meio.

No banco estiveram o guarda-redes André Marques, os médios Diogo Rosado, Rui Lopes, Sílvio Pires e José Mário e os avançados Helmut Calvete e Rui Fonte. O trio de arbitragem veio do Algarve.

A partida começou muito disputada a meio campo e com os jogadores do FCP a exercerem muita pressão, marcando em cima os adversários que transportassem a bola. O Sporting, a pouco e pouco, foi desenvolvendo algumas iniciativas de ataque e, aos oito minutos, inaugurou o marcador. Vivaldo Arrais fez um belo cruzamento da esquerda e André Cacito, livre de marcação, saltou muito bem e com um gesto técnico primoroso, cabeceou certeiro e com força para o fundo das redes azuis e brancas, fazendo o 1-0.

André Cacito (primeiro do lado esquerdo) radiante de alegria.

O FC Porto tentou reagir de pronto e conquistou um canto, do qual não criaria perigo. Vivaldo Arrais, aos 13 minutos, tentou novo cruzamento da esquerda, desta vez sem consequências. O FC Porto começava a acercar-se mais da nossa baliza e empatou aos 16 minutos, num remate de fora da área que tabelou num jogador da nossa defesa. André Martins ainda chegou a tocar na bola mas não evitou o 1-1. O Porto encheu-se de confiança, tentando controlar as operações a meio campo. Aos 19 minutos, André Martins fez uma defesa segura a um cruzamento perigoso do lado direito.

O Sporting tentou contrabalançar este pendor ofensivo do adversário e aos 21 minutos fez dois remates consecutivos à baliza portuense. André Santos rematou rasteiro, a bola veio devolvida e, na recarga, Tiago Pedrosa rematou fraco e à figura. À passagem do minuto 28, Vivaldo Arrais teve uma iniciativa no lado esquerdo que originou um canto. Bruno Matias encarregou-se da sua cobrança e endossou a bola para o lado oposto da grande área onde apareceu Vivaldo Arrais a rematar mas sem perigo. O SCP insistia para chegar à vantagem e conseguiu-o aos 34 minutos. No seguimento de um livre directo, André Santos rematou de fora da área, a bola tabelou num defesa do Porto e ficou fora do alcance do guardião azul e branco. Era o 2-1.

Os festejos do 2º golo.

Sobre o intervalo, o mesmo André Santos isolado perante o guarda-redes, rematou a rasar o poste, perdendo-se uma boa ocasião para dilatar o marcador.

No segundo tempo, o FCP entrou um pouco mais forte e dispôs de uma excelente ocasião para igualar a partida mas o seu avançado perdeu imenso tempo, permitindo a intervenção de André Martins que resolveu o lance. No seguimento, o Sporting em contra-ataque, através de Vivaldo Arrais e André Cacito, chegaria ao golo mas o mesmo foi anulado por suposto fora de jogo. Este golo anulado a André Cacito deixou-nos algumas dúvidas. Aos 49 minutos, Bruno Matias quase que marcava num canto directo mas o guarda-redes defendeu, cedendo novo canto.

O FC Porto tentou novamente pegar no jogo e sempre que se aproximava da área leonina, conseguia criar alguns calafrios ao nosso sector mais recuado. Mesmo assim, a defesa ia resolvendo como podia. Aos 56 minutos, Diogo Amado isolou Rui Figueiredo na área, sobre o lado direito, mas o guarda-redes do Porto chegou primeiro à bola. Ao minuto 61, o Porto fez o 2-2, a partir de um cruzamento do lado esquerdo em que a nossa defesa e o nosso guarda-redes não estiveram à altura, permitindo o cabeceamento à vontade do dianteiro adversário. O empate não nos servia de modo nenhum e havia que tentar chegar à vitória nos minutos que restavam.

João Couto procedeu então às alterações. Aos 66 minutos, saiu André Cacito e entrou Rui Fonte, numa alteração que nos pareceu pouco ousada, já que trocou um ponta de lança por outro. Dois minutos depois saíram Flávio Pina e André Santos (tinha saído do campo lesionado) e entraram para os seus lugares Diogo Rosado (encarregou-se de fechar o flanco esquerdo) e Rui Lopes (para o meio campo). Temos ainda que fazer um pequeno apontamento sobre as substituições. Pouco depois das mesmas terem sido efectuadas, os suplentes não utilizados Helmut Calvete e André Marques, com o jogo ainda empatado e a decorrer, abandonaram o banco de suplentes e foram-se embora do recinto. A menos que haja uma justificação plausível que desconheçamos, parece-nos de muito mau tom não ficar a apoiar os companheiros de equipa até ao desfecho do encontro.

Aos 69 minutos, Bruno Matias isolou Rui Fonte mas este rematou à figura. Dois minutos depois, Rui Lopes bateu um livre directo frontal, a bola bateu na barreira e sobrou para Bruno Matias que, isolado e só com o guarda-redes pela frente, rematou fraco, gorando-se mais uma oportunidade. O mesmo jogador viria a redimir-se pouco depois, fazendo o 3-2 que nos daria a vitória. Depois de ser bem desmarcado por Vivaldo Arrais, aos 74 minutos, o jovem avançado fez um chapéu perfeito, não dando hipóteses de defesa. Era a loucura na Academia que já desesperava.

Bruno Matias a festejar o tento da vitória.

O Sporting encheu-se de brio para tentar garantir esta vitória. Enquanto Diogo Amado e Adrien Silva controlavam as iniciativas do FCP a meio campo, ainda houve oportunidades para dilatar mais o marcador. Aos 78 minutos, Rui Fonte rematou à figura. No período de 5 minutos de descontos, Rui Lopes tentou um pontapé de bicicleta após cruzamento da direita de Bruno Matias e, quase no final, Vivaldo Arrais tentou um chapéu que foi defendido a dois tempos pelo guarda-redes do Porto.

Os nossos jogadores cumprimentando o público presente na Academia e que muito os apoiou.

Vitória justa e sofrida do Sporting por 3-2.

PS - Um obrigado ao nosso amigo Hugo Sousa pela cedência das 3ª , 5ª e 7ª fotografias desta crónica. :-)

Juvenis: Sporting 3 - FC Porto 2 (Apreciações)

Trio de Arbitragem – Teve uma actuação regular com algumas falhas do ponto de vista técnico. Cometeu alguns equívocos na marcação de algumas faltas e no julgamento de alguns foras de jogo. Do ponto de vista disciplinar não precisou de mostrar cartões.
FC Porto – Tem uma equipa muito combativa e que exerce muita pressão sobre o adversário. O guarda-redes, o extremo esquerdo e o extremo-direito Coelho foram dos melhores elementos.
Sporting – Fez uma exibição claramente melhor que a da semana passada. O jogo esteve sempre mais perto de ser ganho por nós do pelo FC Porto. No entanto, passámos por algumas dificuldades escusadas, dada a pouca eficácia do sector defensivo na hora de resolver as situações com que se deparam. O meio campo e o ataque estiveram bem e revelaram hoje um melhor entendimento.
André Martins – Voltou a sofrer dois golos, onde poderia ter feito mais qualquer coisa, sobretudo no segundo em que nem se fez ao lance. Parece-nos algo inseguro nos cruzamentos e pontapés de canto. Nas saídas perante jogadores isolados mostra mais à-vontade.
Rui Figueiredo – Fez um jogo regular, tentando travar as investidas do ataque portista. Não foi muito atrevido a subir, limitando-se a defender.
Jorge Abreu – Resolveu algumas situações de modo eficaz mas noutras esteve inseguro e precipitado. Podia ter feito mais no lance do 2º golo do Porto.
Tiago Pedrosa – À semelhança do seu companheiro de sector alternou entre o bom e o menos bom. Corta alguns lances com eficácia mas outras vezes coloca a bola nos adversários.
Flávio Pina – Esteve certinho defensivamente. Embora também não se tenha aventurado muito pelo seu flanco, teve um par de boas iniciativas ofensivas.
Diogo Amado – O MVP!! Corre do primeiro ao último minuto com a mesma garra e querer. Recupera inúmeras bolas e sabe sair com a bola controlada para a frente. Nunca dá um lance por perdido, lutando sempre pela posse da bola. Foi o verdadeiro dínamo da equipa na hora de defender e de sair para o ataque.
Adrien Silva – É um jogador de fino recorte técnico e grande entrega, tendo auxiliado Diogo Amado nas tarefas do meio campo. Abusou de um certo individualismo nalguns lances mas cotou-se como um dos melhores em campo.
André Santos – Mais discreto que os companheiros do sector, fez uma boa exibição, coroada com o segundo golo do Sporting. Tem boa visão de jogo e boa capacidade de passe.
André Cacito – Foi a primeira vez que o vimos jogar. Esteve bem, sobretudo durante o 1º tempo. Marcou um golo de belo efeito e foi alvo de alguma marcação cerrada por parte da defensiva portista.
Bruno Matias – Não fez uma exibição muito conseguida, muito devido ao facto de estar a recuperar de uma lesão. No segundo tempo subiu um pouco de rendimento e acabou por ser uma das figuras do encontro, procurando sempre servir os companheiros em melhor posição. Tem bons pormenores técnicos e sentido de baliza, tendo criado algumas iniciativas. Marcou o golo da vitória de forma exemplar.
Vivaldo Arrais – Outra das boas exibições de hoje. Fez as assistências para os 1º e 3º golos do SCP. Esteve muito interventivo no jogo da equipa e também muito rematador.
Rui Fonte – Entrou para a frente de ataque e fez-se notar através de um par de remates à baliza.
Diogo Rosado – Encarregou-se de fechar o flanco esquerdo e a verdade é que o Porto deixou de atacar tanto por aquele lado. Cumpriu.
Rui Lopes – Foi para o meio campo a tempo de intervir no último esforço do Sporting para chegar à vitória. Participou em alguns dos lances mais perigosos desse período.

20 maio, 2006

Sub-19: Portugal 3 - Macedónia 1

A Selecção Nacional Sub-19 garantiu a presença na fase final do Campeonato da Europa da categoria, que terá lugar na Polónia, entre os próximos dias 18 e 29 de Julho. O apuramento foi conseguido após a vitória desta tarde diante da Macedónia por 3-1. O primeiro golo luso foi apontado por Diogo Tavares.
Foram titulares nesta partida os jovens leões Paulo Renato, André Marques, Zezinando e Diogo Tavares. Bruno Pererinha foi suplente utilizado.

Iniciados: Sporting 1 - Benfica 0

O Sporting continua em grande na fase final do campeonato nacional de iniciados. Os leõezinhos receberam e bateram o Benfica por 1-0, consolidando o 1º lugar. Jogaram Ruben Luís, Tiago Bastos, Filipe Paiva, Nuno Reis, Mário Rui, Luís Almeida, Renato Santos (Fábio Cunha, 69m), Luís Carlos, Diogo Ribeiro (Ricardo Real, 65m), Cedric Soares e Bruno Silva (Sérgio Simões, 35m). Tiago Bastos viu um cartão amarelo e o golo foi marcado por Nuno Reis aos 55 minutos.

Sub-20: Portugal 0 - China 0

Portugal apurou-se para as meias finais do Torneio de Toulon, após empatar a zero com a China, garantindo assim o 1º lugar do grupo. Yannick Djaló foi titular.

18 maio, 2006

Sub-19: Portugal 2 - Croácia 1

Portugal bateu a Croácia por 2-1 e continua a acalentar esperanças de obter a qualificação para o Europeu da categoria. Paulo Renato, André Marques, Zezinando e Diogo Tavares foram titulares, enquanto que Bruno Pereirinha foi suplente utilizado.

Sub-20: Portugal 2 - República Checa 0

No segundo jogo do Torneio de Toulon, Portugal bateu a República Checa por 2-0. Mário Felgueiras foi titular e Yannick Djaló entrou no 2º tempo.

Sub-18: Convocatória

O seleccionador nacional, Edgar Borges, chamou 26 atletas para um estágio a decorrer nos dias 22 e 23 de Maio. O Sporting, a par do FC Porto, é o clube mais representado com seis jogadores: Rui Patrício, Daniel Carriço, Tiago Pinto, João Martins, André Pires e Fábio Paim.

17 maio, 2006

Sub-20: Portugal 0 - Argentina 0

Portugal iniciou hoje a sua participação no Torneio de Toulon, com um empate a zero perante a Argentina. Yannick Djaló jogou toda a partida.

16 maio, 2006

Sub 19: Israel 1 - Portugal 0

A Selecção Nacional Sub-19 não começou bem a sua participação no torneio de apuramento para o Campeonato da Europa da categoria, cuja fase final será disputada na Polónia.
Foram titulares nesta partida os leõezinhos André Nogueira, Paulo Renato, André Marques, Zezinando e Bruno Pereirinha, tendo estes dois últimos sido substituídos no decorrer do encontro. O avançado Diogo Tavares entrou aos 70m.

14 maio, 2006

Iniciados: Sporting 4 - Guimarães 0

O Sporting recebeu o Guimarães na 2ª jornada da fase final do campeonato nacional de iniciados e venceu, de forma concludente, por 4-0. Os jovens leões alinharam com Ruben Luís, Tiago Bastos, Filipe Paiva, Nuno Reis, Bruno Silva, Luís Almeida, Antony Vieira (Renato Santos, 60m), Luís Carlos, Diogo Ribeiro, Cedric Soares (Ricardo Real, 35m) e Sérgio Simões (Tiago Fernandes, 65m). Marcaram Luís Carlos (15 e 47m), Diogo Ribeiro (17m) e Ricardo Real (69m). Luís Carlos e Bruno Silva viram o cartão amarelo.

13 maio, 2006

Juvenis: Benfica 2 - Sporting 1 (Crónica)

Esta tarde deslocámo-nos até ao Complexo Desportivo do Odivelas para assistir à partida da 2ª jornada da Fase Final do Campeonato Nacional de Juvenis entre o Benfica e o Sporting. O jogo desenrolou-se no campo n.º 2 do recinto. Apareceu muito público afecto a ambas as formações, para ver este desafio, em tarde ensolarada e quente.
Estiveram presentes, da parte do Sporting Clube de Portugal, Aurélio Pereira, Jean Paul, José Manuel Torcato, Gonçalo Bruno, o treinador dos juniores Luís Martins, o júnior João Gonçalves e vários iniciados tais como Antony Vieira, Micael Pereira e Bruno Silva.
A nossa equipa durante o aquecimento.
Da esquerda para a direita, Bruno Matias, André Martins, André Santos, David Santos, Rui Figueiredo, Diogo Amado, Rui Fonte, Jorge Abreu, Tiago Pedrosa, Adrien Silva e Vivaldo Arrais. O capitão de equipa, Bruno Matias, durante a escolha de campo. O Sporting apresentou-se em 4-3-3, com André Martins na baliza, Rui Figueiredo a defesa direito, Jorge Abreu e Tiago Pedrosa como dupla de centrais e David Santos a defesa esquerdo. O trio do meio campo foi composto por Diogo Amado a trinco, Adrien Silva sobre a direita e André Santos descaído sobre o lado esquerdo. O trio mais ofensivo apresentou Rui Fonte como ponta de lança, Bruno Matias sobre a esquerda e Vivaldo Arrais sobre a direita, com estes jogadores a trocarem frequentemente de posição durante o encontro. No banco estiveram o guarda-redes André Marques, o defesa Flávio Pina, os médios João Salgado, Rui Lopes e José Mário e os avançados Helmut Calvete e André Cacito. O trio de arbitragem veio de Setúbal.
Os primeiros minutos mostraram duas equipas a querer tomar rapidamente conta do encontro. Foram os leões que conseguiram fazê-lo de pronto. Logo aos 4 minutos, Bruno Matias marcou um canto do lado esquerdo e a bola sobrou para Vivaldo Arrais que, à entrada da área, rematou por cima da trave. O Sporting mantinha mais posse de bola e acercava-se com mais perigo da baliza encarnada. Num rápido contra-ataque, André Santos, conduzindo a bola pelo lado esquerdo, assistiu de forma primorosa Bruno Matias que, isolado à entrada da área, fez um chapéu ao guarda-redes, inaugurando o marcador. Era o 0-1.
O Benfica reagiu muito bem ao golo sofrido e, aos 16 minutos, a partir de um canto do lado direito, provocou muito perigo. Houve um cabeceamento ao poste, a bola ficou a saltitar perto da linha da baliza mas Tiago Pedrosa apareceu e afastou o perigo. Três minutos mais tarde, houve novo remate perigoso à baliza leonina, com a bola a sair ao lado. O empate começava a adivinhar-se. O Sporting, estranhamente, depois de se apanhar em vantagem no marcador, ficou apático. Somente aos 25 minutos voltaríamos a criar perigo, através de um livre directo frontal, que Bruno Matias cobrou mas a bola saiu por cima da baliza encarnada.

O Benfica continuou a pressionar e a controlar as operações a meio campo e só voltámos a aproximarmo-nos da área adversária aos 35 minutos, com um bom cruzamento de David Santos pelo lado esquerdo mas Rui Fonte, no coração da área, falhou a recepção e deixou-se desarmar. No minuto seguinte, Diogo Amado rematou rasteiro e à figura do guardião do Benfica.

O segundo tempo começou com uma assistência por lesão ao médio André Santos, o que motivou uma paragem da partida. O mesmo voltou ao terreno de jogo mas em nítida quebra. Aos 45 minutos, André Santos rematou de fora da área mas a bola saiu por cima. No minuto seguinte, o Benfica igualou a partida. Num lance aparentemente inofensivo, surgiu um cruzamento do lado direito com Bruno Parreira a cabecear, quase sem oposição, e fazendo o 1-1, sem hipótese de defesa para André Martins.

O Benfica animou-se e foi em busca do 2º golo, que quase surgia aos 49 minutos, através de um remate cruzado do lado esquerdo, que passou a rasar o poste. O Sporting não conseguia reagir nem travar o ímpeto atacante do adversário. Aos 53 minutos, o Benfica passou para a frente do marcador. Em lance precedido de duas faltas sobre Diogo Amado, André Carvalhas dominou a bola, progrediu pelo meio e rematou de fora da área fazendo o 2-1, em golo de belo efeito.

O SCP fez de imediato a primeira alteração, com a saída de Rui Fonte e a entrada para o ataque de Helmut Calvete. A equipa leonina tentou então reagir e Bruno Matias fez dois remates nos minutos seguintes, mas ambos sem consequências. Aos 59 minutos, saiu André Santos e entrou Flávio Pina que entrou para o lado esquerdo do meio campo. A partir desta altura, o árbitro começou a inclinar um pouco o campo, decidindo quase sempre a favor do Benfica a marcação das faltas a meio campo. Aos 65 minutos, o Benfica rematou à nossa baliza, com a bola a passar, mais uma vez, muito perto do poste. Estava o SLB mais perto do 3-1 do que o SCP do empate. Aos 69 minutos, saiu Rui Figueiredo e entrou Rui Lopes para o meio campo. Diogo Amado passou para lateral direito para colmatar a saída do n.º 2 leonino.

Por esta altura, o Sporting atacava mais com o coração do que com a cabeça, na tentativa de, pelo menos, empatar o jogo. Aos 75 minutos, Bruno Matias bateu um outro livre directo mas a bola saiu novamente por cima. O árbitro deu cinco minutos de desconto, onde o Benfica aproveitou para algumas pequenas ronhas e uma alteração, ao estilo das equipas pequenas. O jogo chegou ao fim e o Sporting perdeu, pela primeira vez, ao fim de 64 jogos.

Derrota justa do Sporting por 2-1.

Juvenis: Benfica 2 - Sporting 1 (Apreciações)

Trio de Arbitragem – Esteve bem no aspecto disciplinar mas não tão bem no aspecto técnico, deixando passar muitas faltas em claro. Nesse particular decidiu quase sempre em favor do SLB.
Benfica – A sua equipa de juvenis é claramente melhor que a de juniores. O seu colectivo é bom, tendo feito uma exibição positiva. Souberam reagir ao golo madrugador e dar a volta ao resultado. A nível individual destacam-se dois ou três jogadores, nomeadamente um dos centrais e o avançado André Carvalhas.
Sporting – Não íamos com expectativas demasiado elevadas em relação a este grupo e a fraca exibição de hoje acabou por confirmar isso mesmo. Parece que nos acomodámos ao golo que nos deu a vantagem e nunca mais conseguimos pegar no jogo, após um primeiro quarto de hora de bom nível. A defesa não é muito segura nem consistente, o meio campo é claramente o melhor sector enquanto que o ataque carece de alguma eficácia e coordenação. Foram muito poucas as jogadas com cabeça, tronco e membros criadas pela nossa equipa. Este grupo destaca-se mais por algumas individualidades do que pelo colectivo.
André Martins – Um jogo ingrato. Sofreu dois golos onde não teve grandes hipóteses de defesa. De resto, não teve nenhuma intervenção difícil. Pareceu-nos algo inseguro nos cruzamentos.
Rui Figueiredo – Teve alguns problemas para suster as iniciativas contrárias. Não se mostrou muito afoito a subir pelo seu flanco. Exibição regular.
Jorge Abreu – Fez uma exibição algo intermitente. Pareceu-nos algo inseguro e precipitado na forma como abordava os lances. Falhou muitos passes, indo a bola parar muitas vezes ao adversário. No lance do 2º golo do Benfica, limitou-se a ver André Carvalhas a passar por ele e a rematar.
Tiago Pedrosa – Esteve uns furos acima do seu colega de sector, resolvendo as situações com mais simplicidade e eficácia. Salvou um golo quase certo e esteve globalmente bem.
David Santos – Revelou alguma insegurança a defender, falhando alguns cortes e desarmes. Ofensivamente, subiu muito pouco pelo seu flanco, contudo a entrada de Flávio Pina permitiu-lhe mais algum atrevimento ofensivo.
Diogo Amado – Um dos melhores jogadores do Sporting em campo. Joga a trinco e revelou-se dono de um pulmão quase inesgotável. Oferece o corpo ao manifesto e nunca desiste de um lance. Persegue o adversário que tem a bola até à exaustão. Tem boa visão de jogo, municiando os companheiros mais adiantados. Na parte final do jogo, caiu um pouco de rendimento, fruto do desgaste físico e de ter passado a ocupar uma posição mais recuada.
Adrien Silva – O MVP!! O verdadeiro condutor da equipa. Exímio nas recuperações de bola e na organização ofensiva da equipa, revela-se sempre disponível para incentivar os seus colegas. Mostrou-se sempre inconformado com o rumo dos acontecimentos, remando sempre contra a maré e tentando arrastar a equipa consigo.
André Santos – Fez uma boa primeira parte, já que no segundo tempo uma pancada o limitou, tendo acabado por sair. Fez a assistência para o golo leonino, com uma desmarcação soberba. Revelou entrega, visão de jogo e boa técnica.
Rui Fonte – Esteve bem, sobretudo nos primeiros vinte minutos do jogo, tentando sempre criar perigo e embaraço ao sector defensivo encarnado. Depois acabou por ir desaparecendo do jogo devido ao pouco caudal ofensivo.
Bruno Matias – Entrou muito bem, de forma galopante, no jogo. Foi ele que criou as primeiras iniciativas atacantes, levando o perigo até à baliza. Marcou o golo leonino com um belo chapéu. À medida que o jogo decorreu, perdeu alguma da sua intervenção no ataque. Pareceu-nos psicologicamente fraco, a partir do momento em que nos vimos a perder. Nunca mais recuperou o discernimento, parecendo desesperado e desorientado, o que afectou o seu rendimento até ao final do jogo. Teve que ser Adrien Silva a chamar-lhe a atenção mas o jovem escalabitano nunca mais se encontrou, revelando-se cada vez mais nervoso.
Vivaldo Arrais – É um jogador um pouco franzino e irrequieto. Infelizmente, as suas iniciativas não tiveram grande objectividade nem provocaram perigo.
Helmut Calvete – Substituiu Rui Fonte mas não trouxe nada de novo ao jogo. Foi sempre presa fácil para a defesa adversária, uma vez que revelou lentidão de movimentos e pouca entrega.
Flávio Pina – Muito interventivo e cheio de vontade de alterar os acontecimentos. Entrou bem no jogo para o lado esquerdo do meio campo, sendo que a sua posição de origem é a de lateral esquerdo. Conseguiu criar algum perigo por esse flanco mas sem grandes consequências.
Rui Lopes – Entrou para o meio campo para tentar o derradeiro assalto à área encarnada. Fez um par de recuperações de bola mas não esteve muito tempo em campo para poder fazer muito mais.

08 maio, 2006

Juvenis: Sporting 1 - Boavista 0

O Sporting iniciou da melhor maneira a fase final do campeonato nacional de juvenis, batendo a equipa do Bessa por 1-0. Alinharam André Martins, Rui Figueiredo, Tiago Pedrosa, Jorge Abreu, Flávio Pina, Diogo Amado, André Santos, Adrien Silva (cap.), Rui Fonte (Helmut Calvete,67 m.), Bruno Matias (Rui Lopes, 74 m.) e Vivaldo Arrais (André Cacito, 78 m.) Adrien Silva e Rui Figueiredo viram o cartão amarelo. O avançado Vivaldo Arrais marcou o golo da vitória.

06 maio, 2006

Iniciados: FC Porto 0 - Sporting 0

Os iniciados começaram a sua presença na fase final com um empate sem golos diante do FC Porto.
Alinharam neste encontro Ruben Luís, Tiago Bastos, Filipe Paiva, Nuno Reis, Mário Rui, Luís Almeida (Antony Vieira, 35m), Renato Santos (Sérgio Simões, 35m), Luís Carlos, Diogo Ribeiro, Cedric e Bruno Silva (Jorge Bernardo, 35m - Ricardo Real, 54m).

Juniores: Casa Pia 2 - Sporting 2 (Crónica)

Esta tarde deslocámo-nos até Pina Manique para assistir ao jogo da última jornada da 1ª fase do campeonato de juniores. O jogo realizou-se no campo n.º 2 do recinto, que tem piso sintético. Esteve bom tempo, com céu pouco nublado e algum calor, com vento à mistura. Várias dezenas de pessoas assistiram ao encontro, a maioria afectas à equipa visitada.
Estiveram presentes os juniores não convocados David Caiado, Sebastião Nogueira e João Gonçalves a dar apoio aos seus companheiros.
A nossa equipa durante o aquecimento.

Da esquerda para a direita, João Martins, André Pires, Tomané, Bruno Pereirinha, Diogo Tavares, Vasco Campos, Tiago Pinto, Nuno Silva, Simão Coutinho, Daniel Carriço, Zezinando.

O Sporting apresentou-se em 4-4-2, com uma estreia na baliza. O guarda-redes Nuno Silva, ainda juvenil, ocupou o lugar entre os postes. Vasco Campos jogou a defesa direito, Daniel Carriço e Simão Coutinho constituíram a dupla de centrais e Tiago Pinto foi o defesa esquerdo. A linha de meio campo apresentou Zezinando (capitão de equipa) a trinco, Bruno Pereirinha na esquerda, André Pires na direita e João Martins como vértice mais avançado do losango. Na frente estiveram Diogo Tavares e Tomané como dupla de pontas de lança. O banco do Sporting apresentou apenas seis suplentes com o guarda-redes Rui Patrício, os defesas Paulo Renato e Tiago Pires e os avançados Fábio Paim, Alison e Ricardo Nogueira. O trio de arbitragem veio de Setúbal.

O Sporting entrou mais rápido no jogo, pertencendo-lhe as primeiras iniciativas de ataque, conduzidas por Bruno Pereirinha que aproveitou para fazer o 1º remate ao minuto 7. Iria, no entanto, à figura. Aos 10 minutos, João Martins bateu um livre directo frontal, que saiu por cima. Aqui fica o registo do momento em que o livre foi cobrado.

Aos 20 minutos, Bruno Pereirinha lançou Diogo Tavares pela direita, com este a corresponder e a rematar à baliza. O guarda-redes defendeu para canto. Do mesmo, João Martins quase que ia marcando de forma directa com nova defesa para canto. Do terceiro canto, surgiu um remate de Daniel Carriço, no coração da área, com a bola a ir ao poste. Seguiram-se alguns momentos de “tiro ao boneco” até que a defesa do Casa Pia conseguiu finalmente afastar o perigo. Aos 31 minutos, Diogo Tavares, de fora da área, tentou fazer um chapéu a que o guardião casapiano correspondeu com boa defesa.
No minuto seguinte, começou o espectáculo dado pelo árbitro de serviço, Nuno Borba, de Setúbal. Num lance de ataque do Casa Pia, a equipa da casa ganhou um canto que o árbitro transformou em pontapé de baliza para o Sporting. Um avançado casapiano protestou e viu o cartão vermelho directo. Pareceu-nos exagerado para a situação. Aos 35 minutos, Tomané viu o cartão amarelo, por uma falta a meio campo, mais uma vez exagerado. O pior viria logo depois. Junto à bandeirola de canto, Tiago Pinto disputou um lance com um adversário, acabando os dois por ir ao chão. De onde estávamos não tínhamos possibilidade de ver o lance na totalidade mas a verdade é que o árbitro mostrou o vermelho directo ao nosso lateral esquerdo. Tiago Pinto saiu inconsolável e revoltado, perante a injustiça da expulsão (pareceu-nos que o árbitro quis compensar a expulsão do jogador do Casa Pia), agravada pelo facto de ficar dois jogos de fora, justamente agora que vem aí a fase final. Esta expulsão obrigou Luís Martins a mexer na estrutura da equipa. Vasco Campos passou para lateral esquerdo e Bruno Pereirinha passou a encarregar-se de todo o flanco direito. Nada mais de relevante ocorreu até ao intervalo.
O segundo tempo começou com a 2ª expulsão no Casa Pia, por acumulação de amarelos de um defesa. Mesmo reduzidos a nove elementos, o Casa Pia nunca deixou de atacar, tendo rematado com perigo aos 51 minutos. Aos 53 minutos, Nuno Silva fez uma boa defesa para canto a uma tentativa de chapéu do Casa Pia. Aos 55 minutos, o Sporting inaugurou o marcador. João Martins bateu um canto do lado esquerdo e Diogo Tavares cabeceou fazendo o 1-0. O SCP justificava o porquê de ter um homem a mais mas o Casa Pia, mesmo com nove, reagiu muito bem. Logo após o golo, saiu Bruno Pereirinha e entrou Fábio Paim, para se ocupar do lado direito. Aos 57 minutos, João Martins viu o cartão amarelo por uma entrada mais dura. Dez minutos depois, foi Vasco Campos que viu o cartão da mesma cor, por motivo semelhante. Aos 71 minutos, saiu Diogo Tavares e entrou Ricardo Nogueira.
O espectáculo dado pelo árbitro continuou. Após uma falta contra o Sporting mal assinalada, Paim protestou, chutando a bola para fora e viu o cartão amarelo aos 73 minutos. Logo depois, sofreu uma falta dura a meio campo mas desta vez, não houve direito a sanção disciplinar. Por incrível que pareça, o Casa Pia mandava no jogo e o Sporting é que parecia ter uma unidade a menos. O golo do empate surgiu aos 78 minutos e já se adivinhava. O avançado do Casa Pia ganhou uma bola dentro da grande área a Simão Coutinho, fez a rotação e rematou sem hipótese de defesa, fazendo o 1-1. No minuto seguinte, o SCP tentou reagir, com Tomané a rematar fraco à figura. Aos 81 minutos, saiu Zezinando e entrou Alison, que viria ainda a destacar-se. Aos 87 minutos, Fábio Paim rematou à entrada da área, do lado esquerdo, com muito perigo. No minuto seguinte, o Sporting chegou novamente à vantagem. Em bom lance de ataque, Tomané desmarcou Alison que, isolado na direita da grande área, rematou e fez o 2-1. Parecia que o jogo estava ganho mas ainda houve muito que contar nos cinco minutos de desconto (não se compreende o porquê de tanto tempo).
O Casa Pia rematou uma bola à trave logo no início dos descontos. Logo depois, em lance disputado na nossa grande área entre Daniel Carriço e um adversário, os dois jogadores chocaram e caíram, com o nosso capitão (depois da saída de Zezinando) a ficar muito queixoso. O árbitro, vá lá saber-se porquê, marcou penalty. O Casa Pia fez 2-2, com Nuno Silva a adivinhar o lado mas a não conseguir defender. No reatamento do jogo, Ricardo Nogueira foi “ensanduichado” por dois adversários dentro da área mas neste caso, o inenarrável Nuno Borba mandou seguir. Em grande!!
O empate pode ser considerado justo, tendo em conta o rendimento das duas equipas. Só é pena que o jogo, que não foi nada agressivo, tenha sido estragado pelo árbitro e a sua chuva de cartões.
O Sporting concluiu a primeira fase do campeonato nacional de juniores no primeiro lugar da zona sul. A fase final será disputada com o Estoril, o FC Porto e o Boavista.

Juniores: Casa Pia 2 - Sporting 2 (Apreciações)

Trio de Arbitragem – Desastroso. No aspecto técnico, cometeu falhas grosseiras. No aspecto disciplinar, foi igualmente incompetente.
Casa Pia – Bateu-se muito bem, nunca virando a cara à luta. Tem uma boa organização colectiva, tendo feito um campeonato tranquilo.
Sporting – Não foi uma grande exibição nem se compreende tantas dificuldades jogando em superioridade numérica. Esperemos que na fase final, estejamos à altura para revalidar o título.
Nuno Silva – No seu jogo de estreia nos juniores, acaba por não ter grandes motivos para sorrir. Esteve bem nos cruzamentos, cantos e remates efectuados, tendo feito inclusive uma boa defesa. Pareceu-nos algo inseguro nas reposições de bola com os pés. Nos golos sofridos, pouco podia fazer. Na parte final do jogo, perante a pressão do Casa Pia, parecia algo intranquilo.
Vasco Campos – Fez uma exibição regular. Revelou as falhas habituais mas não cometeu tantos erros como em outras partidas.
Daniel Carriço – Foi o melhor elemento da defesa verde e branca. Cortou inúmeros lances de ataque adversário e não se coibiu de subir até à área casapiana. Não nos parece que tenha cometido grande penalidade.
Simão Coutinho – Esteve globalmente bem, mas caiu um pouco de rendimento na segunda parte, ficando marcado pelo lance do 1º golo do Casa Pia.
Tiago Pinto – Até ao momento da expulsão, estava a jogar bem, fechando o seu flanco de forma eficaz.
Zezinando – Fez mais um jogo de constante vaivém entre as intermediárias. Muito activo nos roubos de bola, na luta a meio campo e nas saídas para o ataque.
Bruno Pereirinha – Foi um dos melhores em campo na 1ª parte, em que foi o grande dinamizador do ataque leonino. Está em grande forma, o que vem mesmo a calhar para a fase final que se aproxima.
André Pires – O MVP!! Irrequieto, incansável e inquebrável. Roubou imensas bolas ao adversário, sendo uma autêntica formiguinha no nosso meio campo. Destacou-se também a lançar o ataque leonino. Na fase de maior pressão do Casa Pia, esteve sempre disponível para o que fosse necessário.
João Martins – Esteve uns furos abaixo relativamente a exibições mais recentes mas é preciso dizer que, a partir da expulsão de Tiago Pinto, teve que se limitar a tarefas mais defensivas. Por isso, não se destacou tanto a atacar. Todavia, foi ele que bateu o canto que originou o 1º golo.
Tomané – Fez alguns remates, na sua maioria frouxos e sem consequências. É presa fácil para o adversário que lhe rouba a bola. Fez a assistência para o 2º golo.
Diogo Tavares – Muito empenhado mas pouco eficaz. Contudo, picou o ponto, ao marcar o golo inaugural da partida.
Fábio Paim – Entrou bem no jogo, dinamizando o ataque leonino. Esteve rematador e interventivo.
Ricardo Nogueira – Não teve muito tempo nem espaço para se mostrar, dado que entrou na fase de maior reacção do Casa Pia. Sofreu falta para grande penalidade num dos últimos lances da partida, que o árbitro não assinalou.
Alison – Entrou e marcou o 2º golo, quase logo a seguir. De resto, uma ou outra iniciativa sem consequências de nota.

05 maio, 2006

Sub 20: Convocatória

O Seleccionador Nacional, Rui Caçador, divulgou a lista de 18 convocados para o prestigiado Torneio Internacional de Toulon que se inicia a 15 de Maio. Entre os convocados estão dois jogadores do Sporting Clube de Portugal, o guarda-redes Mário Felgueiras e o extremo Yannick Djaló.
Importa referir que ainda restam duas vagas, uma vez que podem ser inscritos vinte atletas no Torneio.

03 maio, 2006

Sub 19: Convocatória

O seleccionador nacional divulgou a lista de convocados para a última e decisiva fase de apuramento para o Campeonato da Europa de Sub-19. A Selecção Nacional vai até à Croácia discutir a qualificação para o Europeu, diante das representações de Israel, da Croácia e da Macedónia.
Este apuramento é bastante importante tendo em conta que em jogo está, também, a passagem à fase final do Mundial de Sub-20 de 2007, que decorrerá no Canadá, competição para a qual se apuram os seis primeiros classificados do Campeonato da Europa.
Dos 18 atletas convocados, seis são do Sporting. São eles:André Marques, André Nogueira, Diogo Tavares, Paulo Renato, Bruno Pereirinha e Zezinando.