30 agosto, 2006

Sub-17: Estados Unidos 1 - Portugal 1

Portugal estreou-se com um empate a uma bola com os EUA, no Torneio Internacional de Inglaterra. Os leõezinhos Bruno Simões e André Martins foram titulares.

Sub-19: Convocatória

Edgar Borges chamou cinco leõezinhos para os dois jogos particulares com a Dinamarca. Foram chamados Rui Patrício, Daniel Carriço, Tiago Pinto, Fábio Paim e João Martins.

27 agosto, 2006

Juniores: Sporting 1 - Estrela da Amadora 1 (Crónica)

O Sporting recebeu o Estrela da Amadora e empatou a uma bola. Numa tarde bonita mas ventosa, o público que se deslocou à Academia assistiu a uma partida quase sempre mal jogada. Entre o público presente, para além das figuras habituais, estiveram os ex-juniores David Caiado e Zezinando que aproveitaram para matar saudades e apoiar os seus ex-colegas. Estavam acompanhados por Rui Correia, ex-guarda-redes leonino e actual companheiro de equipa no Estoril Praia. A maioria dos juniores não convocados também marcou presença. Aqui há que destacar o defesa central Jorge Abreu que estava de muletas, o que significa que não será opção para as próximas semanas. O lateral esquerdo Ronny também assistiu à primeira parte do jogo.
O Sporting jogou em 4-3-3, com Rui Patrício na baliza, João Gonçalves a defesa direito, Daniel Carriço e Marco Lança como dupla de centrais e Vasco Campos a defesa esquerdo; João Martins jogou a trinco, André Pires descaído sobre o lado esquerdo e Adrien Silva sobre a direita; Alison jogou na ala esquerda, Fábio Paim na direita e Ricardo Nogueira no meio. No banco de suplentes estiveram o guarda-redes André Martins, os defesas Rui Figueiredo e Tiago Pedrosa, o médio André Santos e os avançados Vivaldo Arrais, Bruno Matias e André Cacito. Na presente temporada o capitão de equipa será Daniel Carriço. O trio de arbitragem veio de Santarém.
O onze titular do Sporting apresentou alguns equívocos, em nossa opinião. João Gonçalves jogou a defesa direito, ele que é um médio de inegáveis recursos técnicos. Essa situação obrigou Vasco Campos a jogar a defesa esquerdo, ele que é defesa direito. Rui Figueiredo estava disponível para lateral direito e assim, só se jogaria com um lateral adaptado. Deste modo, jogámos com dois. João Martins jogou a trinco e Adrien Silva, um pouco mais à sua frente, sobre o lado direito. Devia ser o inverso mas Luís Martins emendou esse erro na 2ª parte.
Daniel Carriço no cumprimento das suas funções.

Da esquerda para a direita, o primeiro onze oficial da época: Daniel Carriço, Rui Patrício, Adrien Silva, João Gonçalves, Alison, Vasco Campos, Marco Lança, Fábio Paim, Ricardo Nogueira, André Pires e João Martins.

Resumo da 1ª parte:

O Sporting teve um início de partida agradável, procurando tomar rapidamente conta do jogo. Fábio Paim foi o primeiro a abrir as hostilidades, rematando ao lado nos minutos iniciais. Ao longo do primeiro quarto de hora, tivemos mais posse de bola e maior domínio territorial mas sem provocar muito perigo. O Estrela da Amadora equilibrou então as operações levando o jogo mais para a zona do meio campo. Os estrelistas beneficiaram de um livre directo frontal mas Rui Patrício correspondeu com uma boa defesa para canto. O ataque leonino foi quase sempre inofensivo, as excepções foram um cruzamento da esquerda de João Martins com João Gonçalves a cabecear ao lado em salto de peixe; um cruzamento da esquerda de Fábio Paim ao qual ninguém correspondeu, com a bola a atravessar a pequena área sem ninguém lhe tocar. De resto, a maior parte dos cruzamentos para a área não levaram qualquer perigo para as redes estrelistas. Fábio Paim era o jogador leonino que mais perigo provocava, sobretudo no flanco esquerdo. A melhor oportunidade de golo pertenceu-lhe, aos 32 minutos, isolado por Alison no lado esquerdo da grande área. Paim optou por rematar em arco, com a bola a sair ligeiramente ao lado do poste. O Sporting pressionou um pouco mais até ao intervalo, destacando-se um cabeceamento de Ricardo Nogueira, após livre batido por João Martins, mas sem sucesso.

Resumo da 2ª parte:

Ao intervalo, Luís Martins procedeu a uma alteração táctica. Adrien Silva passou para trinco e João Martins passou para o lado direito do meio campo. Em consequência da troca, o meio campo tornou-se mais dinâmico. O Estrela da Amadora chegou ao golo aos 51 minutos. O central Thiago, isolado no coração da área, cabeceou uma bola batida de um livre do lado esquerdo, apanhando toda a defesa desprevenida. Rui Patrício não teve hipótese de defesa. O SCP tentou reagir de pronto ao golo sofrido, com João Martins a bater um livre directo mas a bola saiu por cima. O ataque do Sporting continuava a revelar-se muito inconsequente. Luís Martins mexeu então na equipa. Quanto a substituições, saíram André Pires, Alison e Vasco Campos e entraram, respectivamente, Bruno Matias, Vivaldo Arrais e André Cacito. O Estrela da Amadora defendia-se bem, na tentativa de segurar a vantagem preciosa, recorrendo ao anti-jogo, como é habitual nestas situações. O SCP insistia mas só a dez minutos do fim é que criou uma oportunidade de golo digna desse nome. Fábio Paim cruzou da direita e Bruno Matias, dentro da pequena área, rematou à malha lateral. A pressão acentuava-se cada vez mais com o Sporting a tentar chegar ao empate, mas ainda assim, de forma muito precipitada e inoperante. André Cacito falhou um remate à boca da baliza, após cruzamento de Paim da direita; João Martins marcou um outro livre directo mas o guardião estrelista Marcelo defendeu. No período de cinco minutos de desconto, o Sporting acabou por empatar. Fábio Paim cruzou novamente do lado direito e Marcelo, ao sair para encaixar a bola, colocou mal os braços e meteu a bola dentro da própria baliza. De forma caricata, estava feito o empate. Até ao apito final, o Sporting tentou ainda chegar à vitória mas o discernimento já não era muito. Destaque somente para mais um remate de André Cacito ao lado.

Resultado justo e adequado ao que se passou dentro das quatro linhas.

Juniores: Sporting 1 - Estrela da Amadora 1 (Apreciações)

Trio de arbitragem – Fez muito má figura. Apitou por tudo e por nada e foi muito permissivo com o anti-jogo do Estrela da Amadora.
Estrela da Amadora – Equipa muito homogénea e consistente. Na ausência de estrelas, vale pelo seu colectivo. Depois de se colocar em vantagem, limitou-se a defender e a recorrer ao anti-jogo.
Sporting – Exibição muito pálida. Acabou por merecer o empate mas esteve muito aquém do que pode fazer, sobretudo em termos ofensivos. A equipa apresentou um onze muito desequilibrado, com algumas adaptações, factor que pode ter contribuído para um dia menos bom.
Rui Patrício – Um jogo ingrato. Teve muito pouco trabalho e acabou por sofrer um golo em que não teve hipóteses de defesa. Fez uma boa defesa na primeira parte, tendo sido pouco mais que um espectador na segunda.
João Gonçalves – Teve um dia para esquecer. Jogando adaptado a lateral direito, sentiu muitas dificuldades para cumprir num lugar que não é nem nunca foi o seu. Apesar do empenho foi-lhe complicado suster o ataque adversário (enquanto o Estrela atacou) nem nunca se conseguiu integrar convenientemente na manobra ofensiva.
Daniel Carriço – Fez um jogo ao seu estilo, sem deslumbrar. Eficaz como de costume, acabou por não ter grande trabalho no segundo tempo.
Marco Lança – Fez um bom jogo, embora não esteja rotinado para jogar a defesa central. Notam-se algumas lacunas para o desempenho eficaz da posição. Contudo, não cometeu erros graves.
Vasco Campos – Outra exibição positiva, apesar de jogar adaptado a lateral esquerdo. Embora não tenha revelado muita audácia a atacar, esteve bem no plano defensivo. No 2º tempo, teve menos trabalho dada a ausência de ataque adversário.
João Martins – Foi um dos melhores em campo. Jogou a trinco no 1º tempo e a médio direito no segundo. Infelizmente, foi também um dos jogadores mais massacrado pelos adversários. Um autêntico dínamo, recuperando bolas e lançando ataques. Incansável!
Adrien Silva – O MVP!! Médio direito no 1º tempo, estava a revelar-se como uma das melhores unidades. Quando passou a trinco na 2ª parte, subiu ainda mais de produção, demonstrando todas as suas potencialidades a nível da recuperação de bola e visão de jogo. Parece que está em todo o lado. Simplesmente brilhante!!
André Pires – Talvez o elemento menos em foco do meio campo leonino. Embora esforçado como é seu timbre, esteve menos em jogo do que os seus companheiros de sector. Exibição positiva ainda assim.
Alison – Foi a unidade menos produtiva do trio atacante. Demasiado inconsequente, chegando até a atrapalhar-se com a bola nos pés. Tem muita vontade mas isso só não chega. Luís Martins demorou uma eternidade até proceder à sua substituição.
Fábio Paim – O inverso do extremo brasileiro. Ora jogando na direita ora na esquerda, foi sempre dos elementos mais desequilibradores e rematadores, especialmente no 1º tempo. Na segunda parte, caiu um pouco de produção, tendo ainda feito um bom quarto de hora final. É ele que faz o cruzamento que provocou o autogolo.
Ricardo Nogueira – Passou um pouco ao lado do jogo. As bolas raramente lhe chegaram em condições e esteve sempre muito marcado pela defesa contrária.
Bruno Matias – Entrou para dinamizar o lado direito do ataque. Teve um par de oportunidades para visar a baliza e acabou por ser importante para empurrar o adversário para a sua linha defensiva.
Vivaldo Arrais – Não entrou bem no jogo. Colocou-se na linha intermédia, fechando o flanco esquerdo, aquando da saída de Vasco Campos, ocupando uma posição muito recuada. Por conseguinte, pouco acrescentou ao jogo.
André Cacito – Entrou cheio de garra para a frente do ataque. Num quarto de hora teve quatro remates à baliza. Importante para o último assalto às redes adversárias, revelou enorme sentido de baliza.

24 agosto, 2006

Sub-17: Convocatória

Carlos Dinis chamou 20 jogadores para disputarem o Torneio Nike entre 7 e 10 de Setembro. Do Sporting estarão presentes Diogo Amado, Michael, Rui Fonte e Wilson Eduardo.

23 agosto, 2006

Sub-17: Convocatória

António Violante chamou 18 jogadores para disputar o Torneio Internacional de Inglaterra, entre 30/08 e 03/09. Foram chamados os leõezinhos André Martins e Bruno Simões.

Juniores: Torneio de Alcobaça

No passado fim de semana, os juniores do Sporting ficaram em 2º lugar no Torneio de Alcobaça. Depois de bater o Ginásio de Alcobaça por 4-0 e o Sevilha por 1-0, os leõezinhos baquearam perante o Benfica por 1-0. Rui Patrício foi distinguido como o melhor guarda-redes e João Martins foi considerado o melhor jogador da competição.

20 agosto, 2006

Sub-19: Convocatória

Edgar Borges convocou cinco leõezinhos para um estágio de dois dias: Rui Patrício, Daniel Carriço, Tiago Pinto, João Martins e Fábio Paim.

Sub-17: Convocatória

Carlos Dinis chamou 46 atletas para um estágio de três dias. O Sporting estará representado por oito jogadores: André Martins, Bruno Simões, Diogo Amado, Diogo Cruz, Diogo Viana, Michael Santos, Rui Fonte e Wilson Eduardo.

14 agosto, 2006

Juniores: Torneios de Pré-temporada

A nossa equipa de juniores começou a competir em torneios de pré-temporada. Na Otten Cup de Eindhoven, classificámo-nos na terceira posição. Na 1ª fase defrontámos o PSV (0-0), o Heereveen (1-1) e o NEC (4-1). Nas meias finais perdemos com os brasileiros do Vitória por 5-4 na marcação de grandes penalidades, após empate a uma bola. No jogo para o apuramento do 3º lugar, batemos o Ajax por 1-0. Destaque para Ricardo Nogueira e Filipe Muendo, autores de 2 golos. Daniel Carriço, Fábio Paim e Alison também fizeram o gosto ao pé.
No torneio madeirense Fernando Justino Ramos, o Sporting levou uma equipa composta por juniores e juvenis. Ficámos em 2º lugar, após perder a final com o SL Benfica por 1-0. Destaque para Yannick, que foi considerado o melhor jogador do torneio bem como para a entrega da Taça disciplina à equipa leonina.

05 agosto, 2006

Crónicas das camadas jovens em 2006/07

Caros leitores,
A próxima temporada está quase a começar. Tal como no ano passado, vamos acompanhar a nossa equipa de juniores nos mesmos moldes em que o fizemos em 2005/06. Assim sendo, poderão continuar a contar com as nossas crónicas, quer neste blog, quer no Fórum SCP. Só muito esporadicamente assistiremos a jogos das equipas de juvenis ou de iniciados, sendo que a maior probabilidade de isso acontecer será na fase final, em Maio/Junho de 2007.
Mas tudo tem um fim. E isso acontecerá no final da próxima temporada, em que deixaremos de fazer este acompanhamento mais próximo. Por isso, preferimos fazer já este anúncio com um ano de antecedência para que todos o saibam. As razões, como poderão calcular, são muitas, umas mais importantes do que outras.
Por um lado, não imaginam a quantidade de horas que sacrificamos todos os fins de semana em prol dos - permitam-nos o uso de uma expressão quase paternalista - "nossos putos". São muitas horas passadas em deslocações, a assistir aos jogos, a redigir as crónicas, a preparar as fotografias e, por fim, a inserir tudo aqui e no Fórum SCP. Além disso, é muito o dinheiro gasto em bilhetes, portagens e gasolina. Tudo isto ao fim de um ano começa a fazer-se sentir. No final da brilhante temporada passada, o desgaste era já muito.
Contudo, há algo de mais forte, que ultrapassa tudo isso e que nos fará acompanhar os juniores mais uma temporada. Tudo começou numa fria manhã de Fevereiro de 2005, quando cometemos o "erro" de ir ver um Benfica-Sporting em juvenis, disputado em Odivelas. O que nós fomos fazer!! Vimos pela 1ª vez ao vivo uma célebre equipa de juvenis de que se diziam maravilhas. E ficámos rendidos a ela. E essa acaba por ser a grande razão.
Acabámos por nos afeiçoar muito a esta geração de jovens futebolistas e por isso fazemos questão de acompanhar o seu percurso de formação no Sporting até ao fim. Referimo-nos a Daniel Carriço, João Martins, Rui Patrício, André Pires, Fábio Paim, Tiago Pinto, João Gonçalves, Sebastião Nogueira, Tiago Jorge, Ricardo Nogueira e Marco Lança, entre outros. Também não podemos deixar de referir o privilégio que foi poder acompanhar os juniores que agora passaram para o mundo do futebol profissional: David Caiado, Diogo Tavares, André Nogueira, Zezinando, Pedro Celestino, Paulo Renato, Tiago Pires, André Marques e Tomané. Há que referir também Bruno Pereirinha e Simão Coutinho que, por motivos diferentes, não integrarão a equipa de juniores para o ano.
Obrigado,
Ricardo e Susana