31 outubro, 2006

Sub-16: Suíça 3 - Portugal 1

A Selecção Nacional Sub-16 iniciou da pior maneira a sua prestação no Torneio Internacional Val de Marne ao perder, por 3-1, diante da Suíça.
Actuaram pela selecção os leõezinhos Nuno Reis (cap.), Mário Rui e Diogo Ribeiro.
A selecção torna a jogar na próxima quinta-feira com a Itália.

30 outubro, 2006

Sub-17: Portugal 1 - Espanha 3

Portugal perdeu com a Espanha por 3-1 na última jornada do Torneio Internacional da Bélgica, ficando no 3º lugar, com dois empates e uma derrota. Neste jogo participaram os leõezinhos Pedro Mendes. Michael Santos, Diogo Rosado, Wilson Eduardo e Rui Fonte (presentemente emprestado ao Arsenal). Wilson Eduardo foi o autor do golo luso.

Iniciados: Belenenses 0 - Sporting 0

A equipa de iniciados do Sporting foi ao Restelo empatar a zero. A equipa alinhou com João Santos, Flaviano Rosa (Miguel Serôdio, 35 m), Leandro Albano, André Oliveira, Rui Coentrão, Daniel Pereira, João Couras (Sérgio Duarte, 26 m), Afonso Taira (Danilo Serrano, 68 m), Peter Caraballo, Mauro Antunes e Tiago Cerveira (Tiago Rodrigues, 55 m). Os jogadores Leandro Albano e Sérgio Duarte viram o cartão amarelo enquanto que Miguel Serôdio viu o cartão vermelho directo.

28 outubro, 2006

Juniores: Nacional 0 - Sporting 1

Os juniores leoninos deslocaram-se à ilha da Madeira e venceram o Nacional por 1-0, com um golo de Ricardo Nogueira. Alinharam Rui Patrício, Vasco Campos, Daniel Carriço (cap.), Marco Lança, Tiago Pinto, João Martins, Adrien Silva (Yannick Pupo aos 57m), André Pires (André Santos aos 80m), João Gonçalves, Alison Almeida (André Cacito aos 71m) e Ricardo Nogueira.

27 outubro, 2006

Sub-17: Portugal 1 - Inglaterra 1

Portugal empatou com a Inglaterra a uma bola, na segunda jornada do Torneio Internacional da Bélgica. O golo da selecção foi apontado pelo leãozinho Wilson Eduardo. Alinharam os leõezinhos Pedro Mendes, Michael Santos, Wilson Eduardo e Diogo Rosado. Pedro Mendes, Wilson Eduardo e Michael Santos viram o cartão amarelo.

25 outubro, 2006

Sub-17: Portugal 0 - Bélgica 0

Portugal estreou-se com um empate a zero frente à Bélgica, no Torneio Internacional da Bélgica. Os leõezinhos Pedro Mendes, Michael Santos, Wilson Eduardo e Diogo Rosado alinharam de início.

22 outubro, 2006

Iniciados: Sporting 2 - Oeiras 0

O Sporting recebeu o Oeiras e triunfou por 2-0, com ambos os golos a serem apontados no segundo tempo. A equipa alinhou com Joaquim Oliveira, Pedro Farinha (Flaviano Rosa aos 35m), Leandro Albano, João Freitas, João Ferro, Afonso Taira (Peter Caraballo aos 35m), Tiago Rodrigues (Sérgio Duarte aos 35m), Diogo Freitas (Daniel Pereira aos 62m), Luís Carlos (Danilo Serrano aos 50m), Mauro Antunes e Tiago Cerveira.
Os jogadores Sérgio Duarte e Flaviano Rosa viram um cartão amarelo cada um.
Os golos foram marcados por Peter Caraballo (60m) e Danilo Serrano (62m).

21 outubro, 2006

Juniores: Sporting 1 - Real 0 (Crónica)

O Sporting recebeu o Real Massamá e venceu por 1-0, com golo de João Gonçalves.

André Pires, Yannick Pupo, Marco Matias e André Cacito no aquecimento.

Destaque para a presença de alguns ex-leões no Real Sport Clube: Flávio Pina, Helmut Calvete e Suncar Mané. O primeiro foi titular e os dois últimos entraram no segundo tempo. Na assistência, esteve também Lourenço, presentemente no Vitória de Setúbal.
A nossa equipa apresentou-se no 4-3-3 habitual com Rui Patrício na baliza, Vasco Campos a defesa direito, Daniel Carriço e Marco Lança como dupla de centrais e Tiago Pinto a defesa esquerdo; João Martins jogou a trinco, Adrien Silva descaído sobre o lado esquerdo e João Gonçalves sobre a direita (hoje com a braçadeira de capitão); Alison jogou na ala esquerda, Vivaldo Arrais na ala direita e Ricardo Nogueira no meio. No banco de suplentes estiveram o guarda-redes Tiago Jorge, o defesa Jorge Abreu, os médios André Pires e Yannick Pupo e os avançados Marco Matias e André Cacito. O trio de arbitragem veio de Portalegre.

Da esquerda para a direita: João Gonçalves (capitão), Rui Patrício, Vasco Campos, Daniel Carriço, Tiago Pinto, Marco Lança, Vivaldo Arrais, Adrien Silva, Ricardo Nogueira, Alison e João Martins.

João Gonçalves durante a escolha de campo e bola.

Resumo da 1ª parte:

Os primeiros dez minutos de jogo mostraram ambas as equipas em estudo mútuo, procurando ocupar os espaços da melhor maneira. O primeiro sinal de perigo veio de Alison com um remate ao lado aos 10 minutos. O jogo foi muito morno ao longo de todo o primeiro tempo, dado que o Massamá preocupou-se quase exclusivamente em defender, jogando em contenção, com quase todos os seus elementos atrás da linha da bola. Por outro lado, o Sporting apresentou, mais uma vez, debilidades na construção de oportunidades claras de golo. Tiago Pinto foi das melhores unidades, destacando-se por uma jogada no flanco esquerdo, subindo desde o meio campo até à grande área, tendo provocado perigo que a defesa contrária aliviou. Aos 21 minutos, foi Adrien Silva que rematou de fora da área mas a bola saiu por cima. O Sporting dominava claramente o jogo, jogando-se apenas em meio campo. Aos 33 minutos, novo cruzamento de Tiago Pinto do lado esquerdo e Vivaldo a rematar por cima. Em cima do intervalo, João Martins cobrou um livre directo mas não causou perigo.

Resumo da 2ª parte:

O segundo tempo começou praticamente com o golo leonino, aos 49 minutos. Uma jogada de combinação entre Adrien Silva e Tiago Pinto, que o lateral esquerdo desenvolveu muito bem pelo seu flanco, driblando um adversário e cruzando a bola para a área. João Gonçalves, livre de marcação, cabeceou certeiro para o fundo da baliza, fazendo o 1-0.

Comemoração do golo de João Gonçalves.

O Sporting continuou a mandar no jogo e aí estiveram em destaque novamente Tiago Pinto, Adrien Silva e Ricardo Nogueira com remates à baliza. Em relação às substituições, saíram Adrien Silva, Alison e Vivaldo e entraram para os seus lugares, respectivamente, André Pires, Yannick Pupo e André Cacito (63, 73 e 80 minutos). O primeiro remate do Real à nossa baliza ocorreu apenas aos 67 minutos por Helmut Calvete a que Rui Patrício correspondeu sem dificuldades. André Cacito provocou perigo na área adversária pouco depois da sua entrada em campo, numa altura em que o Massamá tentava atacar timidamente mas sem sucesso. Os quatro minutos de desconto foram acompanhados por chuva miúda e de realçar uma última oportunidade protagonizada por André Cacito.

Vitória justa e difícil do Sporting por 1-0.

Juniores: Sporting 1 - Real 0 (Apreciações)

Trio de arbitragem – Exibição regular. Não cometeu falhas graves do ponto de vista técnico, aceitando-se o critério disciplinar aplicado.
Real Massamá – Vieram nitidamente atrás do empate, nunca demonstrando capacidade para reagir ao golo sofrido.
Sporting – Exibição morna do conjunto leonino. A equipa apresenta-se organizada mas com pouca garra no último terço do terreno. É necessário melhorar urgentemente a capacidade de finalização.
Rui Patrício – Não podia ter tido uma tarde mais tranquila. Uma defesa, um par de saídas a cruzamentos e o resto foi assistir aos acontecimentos.
Vasco Campos – Um jogo sossegado, dado o fraco caudal atacante do adversário. Limitou-se a controlar o opositor directo, quase sempre bem e sem problemas de maior.
Daniel Carriço – Exibição praticamente sem erros do ponto de vista defensivo. Subiu no terreno várias vezes na tentativa de “picar o ponto”.
Marco Lança – Igualmente em bom plano, controlando as investidas do adversário, nunca lhes deixando pôr o pé em ramo verde.
Tiago Pinto – O MVP!! Foi a unidade mais regular ao longo de todo o encontro. Fez todo o seu flanco, defendendo e atacando com igual eficácia e rematando sempre que teve hipótese. Fez a assistência para o golo do Sporting.
João Martins – Fez uma boa exibição. Mostrou a disponibilidade habitual na filtragem e construção de jogo, fazendo bom uso da sua técnica individual.
João Gonçalves – Começou muito bem a partida mas caiu de rendimento no segundo tempo. Importante na manobra ofensiva do jogo verde e branco, foi o autor do golo da vitória.
Adrien Silva – Uma exibição com altos e baixos. Foi dos que mais rematou e tentou jogadas de combinação com os companheiros mas nem sempre da melhor forma, falhando alguns passes. Foi substituído com naturalidade. Rende muito mais na sua posição de raíz, a trinco.
Alison – Foi das melhores unidades no 1º tempo. Não complicou como de costume, sendo mais lesto a cruzar e a rematar à baliza. No segundo tempo, caiu um pouco de rendimento, tendo sido substituído.
Vivaldo – Irrequieto com a bola nos pés, procurou dinamizar o jogo ofensivo pelos dois flancos, alternando várias vezes com Alison. No entanto, as suas jogadas foram muitas vezes inconsequentes.
Ricardo Nogueira – Teve dificuldades para jogar dentro da grande área adversária, dada a forte marcação de que foi alvo. Por esse motivo, foi frequente vê-lo a combinar com os companheiros em zonas mais recuadas do terreno. Revelou alguma displicência na finalização.
André Pires – Foi o melhor dos elementos que saíram do banco, integrando-se bem no meio campo leonino. Solicitou Ricardo Nogueira, por diversas vezes, com passes de boa qualidade.
Yannick Pupo – Entrou e fez logo um remate à baliza. De resto, mostrou um par de bons pormenores e pouco mais.
André Cacito – Entrou com a garra e genica habituais, dando-se imediatamente pela sua presença em campo. Teve um par de oportunidades de golo em que mostrou o seu sentido de baliza. Merecia jogar mais tempo do que os habituais 10 minutos.

19 outubro, 2006

Sub-16: Convocatória

Portugal, Suíça, França e Itália disputam o Torneio Internacional Val de Marne, entre 31 de Outubro e 4 de Novembro. Paulo Sousa chamou 18 jogadores e o Sporting é o clube mais representado, com seis atletas: Cédric Soares, Diogo Ribeiro, Filipe Paiva, Mário Rui, Nuno Reis e Ruben Luís.

16 outubro, 2006

Sub-17: Convocatória

A Selecção Nacional Sub-17 vai participar, entre os dias 25 e 30 de Outubro, num torneio que substituiu a primeira ronda de qualificação para o Campeonato da Europa de 2007, que terá lugar na Bélgica. Nesta prova, a nossa selecção vai defrontar a Bélgica, a Inglaterra e a Espanha.
O Sporting é, como habitualmente, a equipa mais representada nesta convocatória. Carlos Dinis chamou os leõezinhos Diogo Rosado, Michael Santos, Nuno Silva, Pedro Mendes e Wilson Eduardo.

15 outubro, 2006

Resultados do fim de semana

Juvenis
O Sporting recebeu e goleou o Desportivo de Castelo Branco por 6-0. Jogaram Nuno Silva, Cédric Soares, Pedro Mendes, Bruno Simões, Michael Santos, André Martins (Joshua Silva, 62m), Luís Andrade (André Sousa, 55m), Diogo Amado (Vasco Oliveira, 48m), Wilson Eduardo, Diogo Rosado e Januário Jesus. Marcaram os golos os jogadores Wilson Eduardo (1 e 51m), Diogo Amado (7m), Luís Andrade (15m), Diogo Rosado (31m) e Joshua Silva (79m).
Iniciados
A equipa de iniciados do Sporting venceu fora o Pescadores da Costa da Caparica por 3-0. Alinharam João Figueiredo, Leandro Albano, André Oliveira, Miguel Serôdio, Rui Coentrão, Daniel Pereira (Mauro Antunes aos 35m), Pedro Farinha (Sérgio Duarte aos 55m), Afonso Taira, Luís Carlos (João Couras aos 46m), Danilo Serrano (Diogo Freitas aos 35m) e Tiago Cerveira (Altair Júnior aos 35m). Marcaram Luís Carlos (14 e 16m) e Sérgio Duarte (65m).

14 outubro, 2006

Sub-16 e Sub-18: Convocatórias

As selecções nacionais de sub-16 e sub-18 vão realizar estágios de preparação, com a duração de dois dias, durante a próxima semana. O Sporting é o clube mais representado em ambas as convocatórias. Para os sub-16 foram chamados seis leõezinhos: Cédric Soares, Luís Almeida, Mário Rui, Nuno Reis, Ricardo Alves e Ruben Luis. Nos sub-18 estarão presentes sete jovens leões: André Martins, Adrien Silva, Bruno Matias, Jorge Abreu, Rui Lopes, Tiago Pedrosa e Vivaldo.

Juniores: Louletano 2 - Sporting 4

A equipa de juniores do Sporting deslocou-se a Loulé e derrotou a equipa local por 4-2.
O Sporting alinhou com Rui Patrício, Vasco Campos, Daniel Carriço (cap.), Marco Lança, Tiago Pinto, João Martins, Fábio Paim, Adrien Silva, Ricardo Nogueira (Bruno Matias aos 73m), João Gonçalves (Yannick Pupo aos 87m) e Alison Almeida (André Pires aos 66m).
Os golos foram apontados por Ricardo Nogueira (11m), Adrien Silva (29m), André Pires (69m) e Fábio Paim (72m).
Março Lança e Vasco Campos viram o cartão amarelo.

10 outubro, 2006

Sub-20: Portugal 2 - Angola 0

Portugal conquistou a medalha de ouro do torneio de futebol dos jogos da Lusofonia, após vencer Angola na final por 2-0. Mário Felgueiras, Paulo Renato e Zezinando foram titulares, enquanto que Pedro Celestino e Tomané foram suplentes utilizados.

09 outubro, 2006

Sub-19: Portugal 2 - Noruega 2

Portugal concluiu o 1º mini-torneio de apuramento para o Europeu de Sub-19 no 2º lugar do seu grupo, após empatar com a Noruega a dois golos. Noruega e Portugal apuraram-se para a próxima fase de qualificação. Rui Patrício, Daniel Carriço, Tiago Pinto, João Martins e Fábio Paim foram titulares, enquanto que João Gonçalves e Ricardo Nogueira foram suplentes utilizados.

Iniciados: Sporting 6 - Real Sport Clube 0

Os iniciados receberam e venceram por 6-0 a partida contra o Real Massamá.
A figura do encontro foi Tiago Cerveira que rubricou um "hattrick". Os restantes golos foram apontados por João Couras (16m), Ariclene Oliveira (21m) e Leandro Albano (70m).

Juvenis: Leiria 1 - Sporting 2

Os juvenis deslocaram-se à Marinha Grande e derrotaram a União de Leiria por 2-1.
A equipa alinhou com: Pedro Miranda, Luís Resende, Pedro Mendes, Filipe Paiva, Michael Santos, Bruno Simões (André Martins aos 58m), Rui Magalhães (Joshua Silva aos 40m), Diogo Amado (cap.), Wilson Eduardo, Diogo Rosado e Januário Jesus (Cedric Soares aos 66m).
Os golos foram marcados pelo capitão Diogo Amado (21m) e por Wilson Eduardo (69m).

08 outubro, 2006

Sub-20: Portugal 2 - Moçambique 0

Portugal apurou-se para a final do Torneio da Lusofonia, após bater Moçambique por 2-0. Mário Felgueiras, Paulo Renato, Zezinando, Pedro Celestino e Tomané foram titulares. Tomané marcou um dos golos da selecção, tendo o outro tento sido apontado pelo ex-leão Diogo Tavares.

06 outubro, 2006

Sub-19: Portugal 5 - San Marino 0

A Selecção Nacional Sub-19 garantiu a qualificação para a segunda fase de apuramento para o Campeonato da Europa da categoria, ao bater San Marino por 5-0.
Alinharam por Portugal os jovens leões Rui Patrício (substituído aos 69 min.), Daniel Carriço, João Martins, João Gonçalves e Ricardo Nogueira. Tiago Pinto e Fábio Paim foram suplentes utilizados.
3 dos 5 golos lusos foram apontados pelo ponta de lança Ricardo Nogueira.

Sub-20: Portugal 3 - Guiné 0

Portugal venceu a Guiné por 3-0, apurando-se para as meias finais do Torneio da Lusofonia. Moçambique será o adversário. Mário Felgueiras e Pedro Celestino foram titulares e Tomané foi suplente utilizado. De destacar os dois golos apontados pelo ex-leão Diogo Tavares, com duas assistências de Pedro Celestino.

05 outubro, 2006

Sub-20: Portugal 6 - São Tomé e Princípe 0

No primeiro jogo do Torneio da Lusofonia, Portugal derrotou São Tomé e Príncipe por 6-0. Paulo Renato, Zezinando e Tomané foram titulares, enquanto que Pedro Celestino foi suplente utilizado. Tomané marcou um dos golos da selecção.

Juvenis: Sporting 2 - Estrela da Amadora 1

A equipa de juvenis recebeu e bateu o Estrela da Amadora, esta manhã na Academia, por 2-1.
O Sporting alinhou com o seguinte onze: Nuno Silva, Luís Resende (Diogo Ribeiro aos 65m), Pedro Mendes, Bruno Simões, Michael Santos, Vasco Oliveira (Luís Andrade aos 40m), Cedric Soares, André Sousa (Januário Jesus aos 40m), Wilson Eduardo, André Martins (cap.) e Diogo Rosado.
Ambos os golos foram apontados pelo atacante Wilson Eduardo (1 e 72m).

04 outubro, 2006

Sub-19: Portugal 1 - Letónia 0

A Selecção Nacional Sub-19 iniciou o mini-torneio de apuramento para o Campeonato da Europa com uma vitória por 1-0 diante da Letónia.
Os leõezinhos Daniel Carriço, Tiago Pinto, João Martins e Fábio Paim foram titulares, enquanto que Rui Patrício, João Gonçalves e Ricardo Nogueira foram suplentes utilizados.
João Martins viu o cartão amarelo aos 34 minutos.
A selecção volta a jogar na próxima sexta-feira em Oslo contra San Marino.

02 outubro, 2006

Leõezinhos do mês de Setembro

Juniores
Daniel Carriço - Após quatro jornadas já leva três golos, o que é de realçar num defesa central. Começa a temporada em bom plano, tendo sido também já considerado o MVP numa ocasião.
Juvenis
Wilson Eduardo - Esteve em muito bom plano ao serviço da selecção (três golos) e igualmente ao serviço do clube (um golo).
Iniciados
Diogo Freitas - Em destaque na fase inicial do campeonato, ao apontar dois golos em dois jogos.

Resultados do fim de semana

Juvenis
O Sporting empatou a zero no Seixal com o Benfica. Alinharam Pedro Miranda, Luís Resende, Pedro Mendes, Bruno Simões, Michael Santos, Diogo Amado (cap.), Luís Andrade (Januário Jesus aos 55m), André Martins (Cedric Soares aos 60m), André Gonçalo (Diogo Ribeiro aos 75m), Diogo Rosado e Wilson Eduardo.
Iniciados
O Sporting venceu fora o Casa Pia por 4-0. Os golos foram marcados por Diogo Freitas (2), João Couras e Luís Carlos.