31 março, 2007

Juniores: Sporting 2 - Estoril 1 (Crónica)

O Sporting recebeu o Estoril e venceu por 2-1, com golos de Vivaldo Arrais e João Martins.
Numa tarde algo cinzenta, destaque para a presença do jogador do plantel principal do SCP, Bruno Pereirinha, dos juniores não convocados Marco Lança, João Gonçalves, André Pires, Ricardo Nogueira e David Santos. Estiveram igualmente presentes o treinador dos juvenis, Luís Dias, Jean Paul, Carlos Bruno, vários jogadores juvenis tais como André Gonçalo, Bruno Simões e Luís Andrade (hoje os apanha-bolas de serviço), Cédric Soares, Nuno Reis, Bruno Silva, André Martins, Diogo Amado e Diogo Viana. Na equipa do Estoril importa destacar Sandro Conceição, jogador que já representou o Sporting.
O Sporting jogou em 4-3-3 com Tiago Jorge na baliza, Rui Figueiredo na direita, Jorge Abreu e Tiago Pedrosa como dupla de centrais e Tiago Pinto a defesa esquerdo. O trio do meio campo foi composto por João Martins a trinco, Rui Lopes descaído sobre o lado esquerdo e André Santos sobre a direita, ficando o ataque entregue a Vivaldo Arrais na esquerda, Sebastião Nogueira na direita e André Cacito no meio. No banco de suplentes estiveram o guarda-redes André Martins, os defesas Vasco Campos e Daniel Carriço, os médios Adrien Silva e Yannick Pupo e os avançados Bruno Matias e Marco Matias. O capitão de equipa foi João Martins.
João Martins e Tiago Pinto (de colete azul), Sebastião Nogueira e, atrás, André Santos, Rui Lopes e Vivaldo Arrais.

Da esquerda para a direita: João Martins, Tiago Jorge, Sebastião Nogueira, Rui Figueiredo, Tiago Pinto, André Santos, Jorge Abreu, Vivaldo Arrais, Tiago Pedrosa, André Cacito e Rui Lopes.

João Martins investido de novas funções, na ausência dos habituais capitães.

Resumo da 1ª parte:

O jogo começou de forma muito equilibrada, com ambas as equipas a tentarem lançar ataques rápidos. Contudo, com o passar dos minutos, o Estoril instalou-se no meio campo leonino, acabando por conquistar o primeiro canto da partida. O primeiro sinal de perigo veio igualmente da equipa canarinha, com um remate perigoso mas que saiu ao lado. Respondeu o SCP com o primeiro golo da partida, aos 12 minutos. Na primeira jogada bem gizada pelos verde e brancos, Tiago Pinto arrancou um bom cruzamento do lado esquerdo e Vivaldo Arrais apareceu solto no coração da área, encostou o pé e fez o 1-0.

O Sporting não conseguiu pegar nas rédeas do jogo e este continuou a ser muito disputado na zona do meio campo. Novo sinal de perigo ao minuto 24, quando João Martins bateu um livre da direita e André Cacito cabeceou à figura. O equilíbrio da partida continuou, ficando o jogo algo monótono. O Estoril voltou a ameaçar aos 33 minutos, com um remate muito perigoso a rasar a trave da baliza de Tiago Jorge. O SCP só voltou a dispor de nova ocasião em cima do intervalo, com André Cacito a rematar para defesa do guardião estorilista.

Resumo da 2ª parte:

No segundo tempo, o jogo parecia manter o mesmo ritmo monótono e disputado a meio campo quando, aos 52 minutos, Vivaldo Arrais disparou um remate de meia distância que saiu por alto. O Estoril chegou ao empate aos 54 minutos, a partir de um livre batido da direita. A bola chegou à área leonina e ninguém da defesa verde e branca conseguiu interceptá-la. Esta sobrou para um estorilista que, isolado perante Tiago Jorge, não teve dificuldade em fazer o 1-1. Ficaram-nos dúvidas se eventualmente o jogador do Estoril estaria fora de jogo.

O Sporting que, até este momento, não estava a fazer uma exibição por aí além, arregaçou as mangas e partiu para cima do adversário, reagindo bem ao golo sofrido. José Lima substituiu Sebastião Nogueira e Rui Lopes por Adrien Silva (de regresso após lesão) e Marco Matias ao minuto 57. Marco Matias foi jogar a extremo esquerdo, passando Vivaldo Arrais para a ala direita e Adrien Silva ocupou o lugar de Rui Lopes no meio campo. A partir da entrada destes dois elementos sucederam-se jogadas de perigo, com vários cruzamentos e remates perigosos. Marco Matias, Rui Figueiredo, André Cacito, Vivaldo Arrais e Adrien Silva arriscaram o remate.

Aos 74 minutos, saiu Tiago Pedrosa (Lima arriscou tudo ao tirar um central) e entrou Yannick Pupo, num último esforço para chegar à vitória. Sempre que podia, o Estoril tentava chegar à área do Sporting e, aos 80 minutos, beneficiou de um livre directo ao qual Tiago Jorge disse “presente”. O golo da vitória leonina chegou aos 87 minutos, com João Martins a marcar um livre directo. Aqui está o registo do 2-1 para o Sporting:

http://www.youtube.com/watch?v=O7y5eaJB99s

Até ao final da partida, o Estoril ainda tentou chegar novamente ao empate mas a defesa do Sporting contrariou todas as tentativas adversárias.

Vitória justa mas difícil do Sporting por 2-1.

Na próxima jornada, o Sporting desloca-se ao Restelo para defrontar o Belenenses.

Juniores: Sporting 2 - Estoril 1 (Apreciações)

Trio de arbitragem – Fez uma fraca exibição, deixando passar muitas faltas em claro. Esteve bem do ponto de vista disciplinar.
Estoril – Equipa aguerrida e combativa que se bateu bem, conquistando muitos cantos e construindo ocasiões de golo. Destaque para o guarda-redes que defendeu quase tudo e para o meio campo que muito trabalhou.
Sporting – Fez uma primeira parte não muito bem conseguida, devido à falta de entrosamento do onze que entrou em campo. Melhorou no segundo tempo, especialmente após o golo sofrido, mostrando capacidade para tomar conta do jogo e resolvê-lo a seu favor.
Tiago Jorge – Fez um par de boas defesas, mostrando-se atento e seguro. Sem culpas no golo sofrido, limitou-se a controlar os acontecimentos.
Rui Figueiredo – O MVP!! Certinho e pouco atrevido a subir no 1º tempo, arrancou na 2ª parte para uma exibição de grande nível. Participou em muitas jogadas de ataque, cruzando, combinando com os colegas e também arriscando o remate. Defensivamente, cometeu pouquíssimos erros.
Jorge Abreu – Esteve discreto no primeiro tempo. Apareceu mais em foco na segunda parte, subindo nas bolas paradas e com mais trabalho em termos defensivos. Embora precipitado em alguns cortes, não comprometeu.
Tiago Pedrosa – Esteve em bom nível durante toda a partida, mostrando-se eficaz, seguro e possante.
Tiago Pinto – Fez a assistência para o primeiro golo, em boa iniciativa individual. Voluntarioso e raçudo como de costume, nunca virou a cara à luta mas por vezes foi demasiado viril na disputa dos lances.
João Martins – Combativo mas discreto, talvez devido à falta de ritmo competitivo. Contribuiu muito para o esforço final da equipa, sendo o autor do golo decisivo.
André Santos – Depois de uns primeiros 45 minutos em que não esteve particularmente activo na manobra colectiva, subiu muito de produção na etapa complementar. Foi uma das unidades que mais pegou no jogo, que mais bolas recuperou e que mais ataques ajudou a construir. Decisivo na fase final da partida.
Rui Lopes – Discreto e sem ritmo para jogar 90 minutos. Falhou alguns passes e raramente conseguiu dar o melhor seguimento às suas iniciativas.
Sebastião Nogueira – Esforçado mas pouco inspirado, foi alvo de marcação apertada, sendo muito castigado pelos defesas adversários. Apesar disso, tentou sempre subir no terreno e cruzar bolas para a área.
Vivaldo Arrais – Começou bem a partida, muito interventivo e dinâmico. Marcou o golo inaugural mas foi perdendo “gás” à medida que o ritmo do jogo diminuía. Reapareceu na fase final do desafio, provocando desequilíbrios no último reduto estorilista.
André Cacito – Esteve muito empenhado em visar a baliza, dispondo de algumas ocasiões de golo mas infelizmente, o seu esforço não foi compensado. No segundo tempo, caiu um pouco de produção mas, ainda assim, ajudou a abrir espaços na defesa adversária.
Marco Matias – Entrou muito bem na partida, dinamizando o jogo pela ala esquerda. É um jogador irreverente e cheio de garra que procura sempre o caminho mais curto para a baliza. Ajudou igualmente nas tarefas defensivas, sobretudo depois da saída de Tiago Pedrosa. Em grande!
Adrien Silva – A sua entrada foi fundamental para arrumar o meio campo e para levar a equipa para a frente, não só pelas suas iniciativas mas também pela forma como motiva e orienta os companheiros. Muito bem!
Yannick Pupo – Discreto no pouco tempo que esteve em campo.

28 março, 2007

Sub-16: Convocatória

Paulo Sousa chamou 18 jogadores para disputar o Torneio Internacional de Castelo Branco. O Sporting estará representado por 3 atletas: Nuno Reis, Cédric Soares e Luís Almeida.

25 março, 2007

Iniciados: Sporting 3 - Marítimo 1

A equipa de iniciados recebeu e venceu o Marítimo por 3-1.
Os golos foram apontados por Mauro Antunes (2) e Peter Caraballo.
Com esta vitória o Sporting isolou-se no topo da classificação da 2ªfase do campeonato nacional de iniciados.

Sub-20: Portugal 3 - Japão 0

Portugal sagrou-se vencedor do Torneio Campos Verdes após a vitória desta tarde diante do Japão.
Os leõezinhos Rui Patrício, Paulo Renato (capitão) e Bruno Pereirinha foram titulares e Tomané fui suplente utlilizado. Fábio Paim não saiu do banco.
O terceiro e último golo foi apontado pelo ex-leão Diogo Tavares.

Juniores: Alverca 0 - Sporting 5 (Crónica)

O Sporting deslocou-se ao estádio do Alverca e venceu por uns claros 5-0 com golos de Yannick Pupo (2), Ricardo Nogueira, André Santos e Sebastião Nogueira.
Entre o público presente para assistir à partida, destaque para Ronny, lateral esquerdo do plantel principal, e também o júnior Tiago Pedrosa.
A nossa equipa durante o aquecimento.

O Sporting alinhou no tradicional 4-3-3. Dada a ausência de Rui Patrício, a disputar o Torneio Campos Verdes pela selecção de sub-20, Tiago Jorge ocupou a baliza, João Gonçalves foi o defesa direito, Daniel Carriço e Jorge Abreu formaram a dupla de centrais e Tiago Pinto jogou a lateral esquerdo. André Santos jogou a trinco, com Yannick Pupo e André Pires como médios interiores. Bruno Matias, Ricardo Nogueira e Alison constituíram o trio atacante. No banco de suplentes estiveram o guarda-redes André Martins, o defesa Vasco Campos, os médios João Martins e Rui Lopes e os avançados Sebastião Nogueira, Vivaldo Arrais e André Cacito.

Resumo da 1ª parte:

O jogo começou praticamente com o golo inaugural, logo no segundo minuto. Numa jogada em que o Sporting pressionava à entrada da área, num ressalto de bola, Ricardo Nogueira rematou certeiro e com força, fazendo o 1-0. Não foi preciso esperar muito tempo para o segundo tento leonino. Aos 10 minutos, André Santos teve uma boa iniciativa à entrada da área e desferiu um remate muito colocado que só parou no fundo da baliza. Estava feito o 2-0 e o jogo estava praticamente ganho. O SCP tinha maior domínio territorial, controlando a partida a seu bel-prazer. O Alverca não conseguia desenvolver nenhuma jogada de ataque continuado. Aos 20 minutos, Bruno Matias fez um chapéu perante a saída do guarda-redes Rafael mas a bola saiu muito alta. Yannick Pupo experimentou a meia distância à passagem da meia hora mas a bola saiu por cima. Nos últimos dez minutos do primeiro tempo, o Sporting baixou um pouco o ritmo do jogo e o Alverca aproveitou para se aproximar mais da nossa grande área. Todavia, os poucos remates que conseguiram fazer ou saíam ao lado ou Tiago Jorge resolvia.

Resumo da 2ª parte:

No segundo tempo, o jogo não se modificou muito. João Gonçalves arriscou o remate aos 50 minutos mas a bola saiu ao lado da baliza. Aos 61 minutos saíram André Pires e Bruno Matias, entrando para os seus lugares João Martins e Sebastião Nogueira. João Martins, regressado após lesão, foi jogar a trinco, passando André Santos para médio interior esquerdo. Sebastião Nogueira foi para a ala direita. No minuto seguinte à sua entrada, desenvolveu uma jogada pelo flanco direito, com cruzamento em que Ricardo Nogueira cabeceou por cima. Poucos minutos depois, saiu Alison e entrou Vivaldo Arrais para a mesma posição.Aos 66 minutos, João Gonçalves fez um cruzamento largo que quase ia dando golo mas Rafael defendeu para canto. Aos 71 minutos, o Alverca beneficiou de um livre directo frontal mas Tiago Jorge correspondeu com boa defesa. No minuto imediato, Yannick Pupo teve uma boa iniciativa à entrada da área e serviu Sebastião Nogueira que fez o 3-0.

Festejo do terceiro golo.

O médio brasileiro também inscreveu o seu nome na lista de marcadores em duas ocasiões. Primeiro aos 79 minutos, de cabeça, fazendo o 4-0 após cruzamento da direita de Vivaldo Arrais; e, finalmente, aos 82 minutos, finalizando um cruzamento da esquerda de Ricardo Nogueira, que tinha roubado a bola ao guarda-redes do Alverca. Estava fechado o marcador em 5-0. Nada mais de relevante ocorreu até ao final da partida.
Instantes finais do desafio.

Vitória justa do Sporting por 5-0.

No próximo dia 31 de Março, o Sporting recebe o Estoril na Academia.

Juniores: Alverca 0 - Sporting 5 (Apreciações)

Trio de arbitragem – Em jogo relativamente fácil de dirigir, fez um bom trabalho, sem erros graves.
Alverca – Equipa globalmente fraca e sem recursos capazes de fazer oposição a um adversário como o Sporting.
Sporting – A equipa entrou bem no jogo mas depois baixou o ritmo e a concentração. Nunca foi preciso acelerar muito e os golos aconteceram com naturalidade, num triunfo fácil.
Tiago Jorge – Mero espectador durante grande parte do encontro, esteve bem nas ocasiões em que foi chamado a intervir. Destaque para uma boa defesa a um livre directo.
João Gonçalves – Sem grande trabalho em termos defensivos, foi no segundo tempo que mais se fez notar ao subir pelo seu flanco, aproveitando para arriscar os seus remates e cruzamentos bem direccionados.
Daniel Carriço – Mais solto em termos físicos, mostrou a eficácia e a voz de comando habituais.
Jorge Abreu – Exibição certinha, sem deslumbrar nem comprometer. Falhou um pouco no capítulo do passe.
Tiago Pinto – Os adversários nunca lhe deram muito trabalho, sendo igualmente no segundo tempo que arriscou mais a subir. Aí esteve bem nas jogadas combinadas e nas iniciativas individuais.
André Santos – O MVP!! Fez o seu melhor jogo da época. Marcou o segundo golo, arriscou no remate de meia distância e recuperou muitas bolas na luta a meio campo. Destacou-se igualmente na transição defesa-ataque. Revela resistência e persistência.
André Pires – O elemento mais apagado do meio campo leonino na partida de hoje. Pareceu sempre um pouco desenquadrado da manobra colectiva, não se estranhando a sua substituição.
Yannick Pupo – Foi novamente das melhores unidades leoninas. Depois de um primeiro tempo discreto, fez uma boa 2ª parte, onde organizou a maioria dos lances de ataque. Arriscou o remate e ajudou nas tarefas defensivas. Coroou esse 2º tempo com dois golos e uma assistência.
Alison – Passou ao lado do jogo, nunca conseguindo desenvolver jogadas de perigo pelos flancos. Desferiu um remate e pouco mais.
Bruno Matias – Esforçado mas inconsequente, foram alguns os lances que se perderam nos seus pés. Desiste muito cedo na disputa das jogadas, não pressionando o adversário. Tem potencial para muito mais mas não o tem conseguido exteriorizar.
Ricardo Nogueira – Marcou um golo e fez uma assistência, pontos altos de uma exibição discreta.
Sebastião Nogueira – O melhor dos elementos que saíram do banco. Dinamizou o jogo pelos flancos, o que não tinha acontecido até então. Marcou um golo pleno de oportunidade e criou ocasiões para os colegas. É o melhor extremo do plantel mas não é titular…
João Martins – De regresso após paragem por lesão, foi importante na gestão do meio campo mostrando as suas imagens de marca: qualidade de passe e virilidade.
Vivaldo Arrais – Fez uma assistência e algumas boas movimentações ofensivas.

Sub-17: Portugal 2 - Irlanda do Norte 1

Portugal venceu a Irlanda do Norte por 2-1, na última jornada do torneio de apuramento para o Europeu da categoria. Os leõezinhos Pedro Mendes, Michael Santos, Diogo Amado (capitão), Diogo Rosado e Rui Fonte foram titulares. Os golos da selecção foram marcados por Diogo Rosado e Diogo Amado.
Infelizmente, Portugal não conseguiu a qualificação para o campeonato da Europa, tendo ficado em 2º lugar na classificação final do torneio.

24 março, 2007

Sub-20: Portugal 3 - Jordânia 0

A selecção portuguesa bateu a Jordânia por 3-0.
Dos leõezinhos presentes apenas Paulo Renato foi titular e também capitão de equipa. Bruno Pereirinha e Fábio Paim foram suplentes utilizados, ao passo que Rui Patrício e Tomané não sairam do banco.
Bruno Pereirinha viu o cartão amarelo.

22 março, 2007

Sub-20: Portugal 2 - Cabo Verde 0

Portugal estreou-se no Torneio Campos Verdes com uma vitória por 2-0 sobre a selecção de Cabo Verde. Os leõezinhos Rui Patrício, Paulo Renato e Bruno Pereirinha foram titulares enquanto que Tomané foi suplente utilizado.

21 março, 2007

Sub-17: Portugal 0- Islândia 0

A selecção portuguesa somou novo empate no torneio de apuramento para o europeu da categoria, desta feita diante da Islândia.
Pedro Mendes, Michael Santos, Diogo Amado (capitão) e Rui Fonte foram titulares ao passo que Diogo Rosado foi suplente utilizado.

19 março, 2007

Juvenis: Sorteio

Decorreu esta tarde o sorteio para a 2ª fase do campeonato nacional de Juvenis. O Sporting ficou na zona 4 e vai ter como adversários as formações do Belenenses, do Vitória de Setúbal e do Alverca.
A 2ª fase começa a 1 de Abril.

Sub-17: Portugal 0 - Rússia 0

Portugal e Rússia empataram a zero, na 1ª jornada do torneio de qualificação para o campeonato da Europa. Todos os leõezinhos convocados foram titulares: Pedro Mendes, Michael Santos, Diogo Amado (capitão), Diogo Rosado, Wilson Eduardo e Rui Fonte (emprestado ao Arsenal). Pedro Mendes e Rui Fonte viram o cartão amarelo.

18 março, 2007

Juniores: Sporting 3 - Setúbal 0 (Crónica)

O Sporting recebeu o Vitória de Setúbal e venceu por 3-0, com golos de André Pires, Bruno Matias e João Gonçalves.
Numa tarde primaveril e com a bancada bem composta, destaque para as presenças de Aurélio Pereira, José Manuel Torcato, Jean Paul, Carlos Bruno, Carlos Freitas e do roupeiro Paulinho. Também marcaram presença os juniores Tiago Jorge, Marco Lança (recomeça os treinos dentro de duas semanas), Adrien Silva e João Martins, bem como vários jogadores juvenis e iniciados. O Sporting jogou em 4-3-3 com Rui Patrício na baliza, João Gonçalves na direita; Daniel Carriço e David Santos formaram a dupla de centrais e Tiago Pinto regressou para o seu lugar no lado esquerdo. O trio do meio campo foi composto por André Santos a trinco, André Pires descaído sobre o lado esquerdo e Yannick Pupo sobre a direita, ficando o ataque entregue a Alison na esquerda, Bruno Matias na direita e Ricardo Nogueira no meio. No banco de suplentes estiveram o guarda-redes André Martins (de regresso após lesão), os defesas Jorge Abreu e Vasco Campos, o médio Rui Lopes e os avançados Sebastião Nogueira, Marco Matias e André Cacito. O trio de arbitragem veio de Santarém.
Sebastião Nogueira, Jorge Abreu, André Cacito (com a bola) e Rui Lopes, durante o aquecimento.

Da esquerda para a direita: Daniel Carriço, Rui Patrício, João Gonçalves, David Santos, Tiago Pinto, André Santos, Alison, Ricardo Nogueira, Bruno Matias, Yannick Pupo e André Pires.

Resumo da 1ª parte:

O jogo foi muito disputado nos primeiros minutos, com o Setúbal a responder à letra às primeiras investidas leoninas. Ao 5º minuto, surgiu o primeiro sinal de perigo do SCP. João Gonçalves cruzou da direita, Ricardo Nogueira rematou para defesa do guardião setubalense e Bruno Matias falhou a recarga. Apenas dois minutos depois, o Sporting chegou ao golo. Yannick Pupo cruzou do lado direito e André Pires, solto ao segundo poste, encostou o pé e fez o 1-0.

Festejos do golo inaugural.

O Vitória respondeu aos 10 minutos com um livre directo frontal que Rui Patrício defendeu sem dificuldade. Aos 17 minutos, André Santos rematou de meia distância mas a bola saiu um pouco ao lado do poste direito. A partir deste momento, e até ao intervalo, o Sporting manteve o controlo da partida mas sem construir grandes oportunidades de golo. A parte final do primeiro tempo foi pouco interessante, com Alison a dar um pontapé na monotonia instalada, rematando de longe mas ao lado.

Resumo da 2ª parte:

O segundo tempo começou com mais um remate de André Santos de meia distância, que o guarda-redes defendeu em dois tempos. Ao minuto 53, o SCP fez o seu segundo golo. Ricardo Nogueira cruzou da direita e Bruno Matias, no coração da área, cabeceou e fez o 2-0. O Sporting geria agora o resultado e o Vitória tentou reagir e chegar um pouco mais perto da área leonina, nunca chegando a criar verdadeiro perigo. Aos 70 minutos, Yannick Pupo rematou em arco, à entrada da área, com a bola a passar muito perto do poste. O Vitória respondeu com um remate de longe que Rui Patrício segurou. Tornou o Sporting a responder no minuto imediato com André Pires a cabecear por cima, após canto da direita de Bruno Matias.

Aos 73 minutos, saíram Bruno Matias e Ricardo Nogueira, entrando para os seus lugares (e respectivas posições) Sebastião Nogueira e André Cacito. Dois minutos depois, Yannick Pupo rematou para defesa do guarda-redes e o recém-entrado André Cacito falhou a recarga, rematando por cima da baliza. O jogo parecia novamente adormecido quando João Gonçalves, aos 78 minutos, quase sem preparação, desferiu um portentoso remate de fora da área, que só parou no fundo da baliza. Estava feito o 3-0, com o melhor golo da tarde, golo esse, que foi muito comemorado.

Tiago Pinto, João Gonçalves, André Santos e David Santos, com Daniel Carriço prestes a juntar-se ao grupo.

Imediatamente após o golo, saiu André Pires e entrou Rui Lopes. Quase no final da partida, destaque para um bom trabalho de Sebastião Nogueira a ganhar espaço à entrada da área e a rematar à meia volta. O guarda-redes sadino correspondeu com boa defesa, André Cacito ainda conseguiu cruzar para o segundo poste mas Rui Lopes cabeceou ao lado. O mesmo Rui Lopes teve a última oportunidade leonina, na marcação de um livre directo mas a bola saiu por cima.

Vitória justa do Sporting por 3-0.

No próximo sábado, dia 24 de Março, o Sporting desloca-se ao terreno do Alverca.

Juniores: Sporting 3 - Setúbal 0 (Apreciações)

Trio de arbitragem – No aspecto técnico ajuizou mal algumas situações. Em relação à parte disciplinar, não usou do mesmo critério na amostragem do cartão amarelo.
Vitória de Setúbal – A equipa defende-se bem e tem um meio campo combativo. O ataque é o sector mais fraco da equipa, tendo sido muito inofensivo.
Sporting – Fez a exibição suficiente para vencer a partida. Teve momentos de bom futebol mas na maior parte do jogo preocupou-se mais em gerir o resultado.
Rui Patrício – Mais um jogo em que teve pouco trabalho, mostrando segurança nas vezes em que foi solicitado.
João Gonçalves – O MVP!! No primeiro tempo fez alguns cruzamentos perigosos e defendeu bem o seu flanco. Na segunda parte subiu de produção tendo atacado mais e destacando-se nos passes longos. Marcou um golaço!!
Daniel Carriço – Seguro na parte defensiva, aproveitou para subir no terreno, combinando em algumas jogadas de ataque. Tentou ainda a sua sorte nos pontapés de canto como habitualmente.
David Santos – Esteve seguro e eficiente na marcação, embora revele algumas limitações técnicas.
Tiago Pinto – De regresso após paragem fez um primeiro tempo de muito bom nível. Esteve intransponível na defesa e subiu pelo seu flanco de forma pujante e voluntariosa. No segundo tempo, acusou a falta de ritmo e baixou de produção.
André Santos – Exibição positiva. Esteve melhor no segundo tempo, onde foi importante na organização e descongestionamento do jogo. Sente-se mais à vontade quando sobe no terreno. Arriscou o remate de meia distância.
Yannick Pupo – Das melhores unidades leoninas em campo. Fez a assistência para o golo inaugural e foi um dos elementos mais rematadores.
André Pires – Começou muito bem a partida, marcando o 1º golo e revelando o pulmão habitual nas recuperações de bola. Depois baixou um pouco de produção mas esteve sempre num nível positivo.
Bruno Matias – Marcou o segundo golo do SCP. Esteve mais em jogo do que em partidas anteriores mas as suas intervenções nem sempre saíram bem pois aborda os lances de forma algo ingénua e precipitada.
Alison – Na primeira parte, nunca conseguiu criar verdadeiro perigo pelo seu flanco. No segundo tempo melhorou, subindo mais no terreno e intervindo mais na manobra ofensiva.
Ricardo Nogueira – Fez a assistência para o segundo golo leonino. É um jogador que gosta de trabalhar para o colectivo, efectuando inúmeras combinações e alguns cruzamentos. Saiu diminuído fisicamente, após algumas entradas mais duras.
Sebastião Nogueira – Entrou bem na partida, dinamizando o seu flanco com a sua velocidade e capacidade de desequilíbrio. Teve um par de bons remates.
André Cacito – Esforçado como de costume, dispôs de um par de ocasiões de golo.
Rui Lopes – Mostrou-se na marcação de bolas paradas e em algumas combinações com os colegas.

Iniciados: CADE 0 - Sporting 2

O Sporting começou da melhor forma a 2ªfase do campeonato nacional, derrotando o CADE no Entroncamento por 2-0.
Os golos foram marcados por Luís Carlos e Peter Caraballo.

15 março, 2007

Sub-19: Portugal 0 - Espanha 1

Portugal perdeu com a Espanha por 1-0, no segundo encontro particular disputado esta semana. Daniel Carriço (capitão) e João Gonçalves foram titulares.

Sub-20: Convocatória

Os treinadores nacionais, José Couceiro e Rui Caçador, divulgaram esta quinta-feira, a lista de 20 convocados da Selecção Nacional Sub-20 que vai disputar o Torneio Internacional Campos Verdes, entre os dias 22 e 25 de Março, nas cidades de Beja, Castro Verde e Moura.
Entre os eleitos estão 5 atletas do Sporting ( Rui Patrício, Bruno Pereirinha, Tomané, Zezinando e Paulo Renato) e o ex-leão Diogo Tavares.

13 março, 2007

Sub-19: Portugal 1 - Espanha 0

A selecção portuguesa defrontou esta tarde a Espanha em jogo particular e venceu por 1-0.
Os leõezinhos Daniel Carriço (capitão) e Bruno Pereirinha foram titulares, enquando que João Gonçalves foi suplente utilizado.
Daniel Carriço viu o cartão amarelo (46').

11 março, 2007

Juniores: Oeiras 0 - Sporting 1 (Crónica)

O Sporting deslocou-se ao campo sintético do Oeiras e venceu por 1-0, com golo de Alison.
Infelizmente, e uma vez mais, não foi possível elaborar uma crónica decente porque o campo do Oeiras encontra-se em obras. Finalmente, estão a construir as bancadas e, ao contrário da época passada, não pudemos assistir ao jogo junto ao campo. Deste modo, tivemos que assistir à partida de pé, no meio da mata e com um fosso entre nós e o campo. As fotos documentam bem as condições em que assistimos ao jogo.
Da esquerda para a direita: André Pires, Marco Matias, Alison, Yannick Pupo, Ricardo Nogueira, Vasco Campos, André Santos, David Santos, João Gonçalves, Rui Patrício e Daniel Carriço.
Entre o público presente, há que destacar José Manuel Torcato, Aurélio Pereira, Pedro Mil Homens, Jean Paul, Rolão Preto, o ex-internacional Fernando Brassard bem como os juniores João Martins e Fábio Paim.
Posto isto, o Sporting alinhou com Rui Patrício na baliza, João Gonçalves a defesa direito, Daniel Carriço e David Santos formaram a dupla de centrais, enquanto que Vasco Campos voltou a jogar a defesa esquerdo. André Santos jogou a trinco, com Yannick Pupo e André Pires como médio interiores. Marco Matias, Ricardo Nogueira e Alison compuseram o trio atacante. No banco de suplentes estiveram o guarda-redes Tiago Jorge, os defesas Rui Figueiredo e Jorge Abreu, o médio Rui Lopes e os avançados Sebastião Nogueira, Bruno Matias e André Cacito.
O Sporting entrou praticamente a ganhar, com o golo de Alison aos 6 minutos. A jogada foi desenvolvida no flanco direito, com Ricardo Nogueira a servir o extremo brasileiro. Este entrou na área e picou a bola perante a saída do guarda-redes. Estava feito o 1-0. A partir daqui o jogo assentou muito na luta a meio campo, com o Sporting a jogar o q.b. para controlar o ritmo do jogo. O Oeiras tentou reagir mas não conseguia levar o perigo à baliza de Rui Patrício. O Sporting só muito esporadicamente conseguia provocar perigo para a baliza contrária.
Na segunda parte, a toada do desafio não se alterou muito. O jogo continuou a centrar-se muito na posse de bola a meio campo, sendo que apenas a partir dos últimos quinze minutos, o Oeiras fez um esforço final mais intenso para chegar ao empate. Quanto a substituições, saíram Marco Matias, Ricardo Nogueira e Yannick Pupo e entraram para os seus lugares Bruno Matias, André Cacito e Rui Lopes. O Oeiras levou algumas vezes o perigo à baliza de Rui Patrício, sempre que beneficiavam de livres e pontapés de canto mas o nosso guardião deu conta do recado, assim como a defesa. Houve ainda um golo anulado ao Oeiras, por fora de jogo bem assinalado, registando-se a mesma situação com o SCP, com André Cacito a ser apanhado em posição irregular. Nos cinco minutos finais de desconto, destaque para uma falta sobre André Pires dentro da grande área, com a marcação da respectiva grande penalidade. Infelizmente, Bruno Matias desperdiçou a ocasião. O Sporting venceu bem mas com algum sofrimento na parte final.

Juniores: Oeiras 0 - Sporting 1 (Apreciações)

Trio de arbitragem – Trabalho regular e sem erros graves.
Oeiras – Equipa mediana e homogénea. Sofreu um golo muito cedo e, no restante primeiro tempo, nunca mostrou argumentos capazes de dar a volta ao resultado. Na segunda parte e à medida que o jogo caminhava para o seu final, procuraram alcançar o empate criando algumas situações perigosas.
Sporting – Como é hábito sempre que jogamos em campos sintéticos, a exibição de hoje foi mais uma vez cinzenta. A equipa apresentou alguns jogadores visivelmente cansados e outros a jogar adaptados, pelo que a exibição foi a possível, ainda para mais a jogar em condições não muito favoráveis. O Sporting lutou e trabalhou bastante mas poucas vezes de forma brilhante e eficaz.
Rui Patrício – Após um primeiro tempo tranquilo, teve mais trabalho na segunda parte, resultante do melhor período do Oeiras no jogo. Respondeu sempre bem às situações de baixo e médio grau de dificuldade com que foi confrontado.
João Gonçalves – Uma das melhores unidades em campo esta tarde. O rendimento constante e a sua entrega ao jogo sobressaíram nesta partida. Foi dos jogadores que mais subiu no terreno e mais cruzamentos realizou, sem nunca descurar as tarefas defensivas.
Daniel Carriço – Terá feito uma das piores exibições da época, embora não tenha comprometido. Simplesmente, as coisas nem sempre lhe saíram bem nesta partida. Esforçado e atento, hoje foi um jogador mais pragmático que brilhante. Acusa visível fadiga.
David Santos – Exibição regular. Embora nem sempre tenha resolvido as várias situações do melhor modo, também não comprometeu.
Vasco Campos – Depois de um primeiro tempo em que não deixou o Oeiras atacar pelo seu lado, sentiu mais dificuldades na segunda parte ao nível da marcação e dos passes.
André Santos – Jogando novamente na posição de trinco, teve muito trabalho ao longo de toda a partida. A sua actuação foi um pouco intermitente, porque embora nunca tivesse virado a cara à luta, nem sempre conseguiu travar as ofensivas adversárias.
André Pires – Exibição regular do médio leonino, num jogo em que não foi fácil dominar o meio campo.
Yannick Pupo – O MVP!! Continua a evoluir jogo após jogo. Destacou-se pela organização do meio campo e pela veia rematadora. Praticamente todo o jogo ofensivo leonino passou pelos seus pés. Falta-lhe apenas um pouco mais de velocidade.
Alison – Marcou o golo da vitória e rubricou uma exibição com altos e baixos. Muito rematador mas nem sempre objectivo, continua a exagerar na hora de executar dribles, agarrando-se demasiado à bola.
Marco Matias – É um jogador rápido e dinâmico, tendo sido o jogador do trio atacante que mais produziu no 1º tempo. No 2º tempo não se destacou porque saiu relativamente cedo do jogo.
Ricardo Nogueira – Fez um primeiro tempo positivo, com destaque para a assistência do golo leonino. No segundo tempo, fruto da marcação cerrada e de alguma lentidão na hora de soltar a bola, acabou por ser substituído.
Bruno Matias – Entrou para a ala direita mas não foi capaz de espevitar o ataque da equipa. As jogadas nem sempre lhe saíram da melhor maneira. Desperdiçou uma grande penalidade.
André Cacito – Nos poucos minutos que esteve em campo teve duas ocasiões de golo, sendo uma delas o golo anulado. Apresenta-se em campo com a baliza sempre na mira.
Rui Lopes – Pouco tempo para se destacar.

08 março, 2007

Sub-19: Convocatória

Edgar Borges chamou 20 jogadores para os dois encontros de preparação com a Espanha, a 13 e a 15 de Março. Do Sporting foram chamados Daniel Carriço, João Gonçalves e Bruno Pereirinha.

Sub-17: Convocatória

Carlos Dinis chamou 18 jogadores para disputar a Ronda de Elite, última etapa de apuramento para o Campeonato da Europa de sub-17. O Sporting contribui com seis jogadores do seu plantel mais o emprestado Rui Fonte. Foram chamados Pedro Mendes, Michael Santos, Diogo Amado, Diogo Rosado, Diogo Viana e Wilson Eduardo.

04 março, 2007

Juvenis: Sporting 3 - CAC 1 (Crónica)

O Sporting recebeu o CAC e venceu por 3-1, com dois golos de Wilson Eduardo e um de Diogo Viana.
Numa manhã cinzenta e com pouco público na bancada, destaque para a presença do central Pedro Mendes, que foi apoiar os seus companheiros.
O Sporting jogou em 4-3-3, com Pedro Miranda na baliza, Frederico Oliveira a defesa direito, Bruno Simões e Nuno Reis (da equipa de juvenis B) como dupla de centrais e Michael Santos a defesa esquerdo. O trio do meio campo apresentou Diogo Amado a trinco, Diogo Rosado como interior direito e André Martins no lado esquerdo. O ataque ficou entregue a Luís Andrade na esquerda, Diogo Viana na direita e Wilson Eduardo no meio. No banco de suplentes estiveram o guarda-redes Nuno Silva, o defesa Luís Resende, os médios André Sousa, Joshua Silva e Vasco Oliveira e os avançados Rui Magalhães e André Gonçalo. O trio de arbitragem veio de Évora.
André Sousa e Luís Resende, recreando-se com a bola durante o aquecimento.

Da esquerda para a direita: André Martins, Pedro Miranda, Frederico Oliveira, Nuno Reis, Bruno Simões, Michael Santos, Diogo Amado, Luís Andrade, Wilson Eduardo, Diogo Viana e Diogo Rosado.

André Martins, no cumprimento das suas funções.

Resumo da 1ª parte:

O Sporting entrou na partida de forma muito decidida e pressionante. Logo no segundo minuto, Diogo Rosado bateu um livre do lado direito que levou muito perigo à área do CAC. Jogando de forma muito rápida e fazendo a bola circular entre todos os jogadores, não admirou que o SCP inaugurasse o marcador aos 6 minutos. Bruno Simões travou um ataque adversário, passou a bola para Luís Andrade e este lançou Wilson Eduardo no flanco esquerdo. O ponta de lança progrediu com a bola em direcção à área e desferiu um potente remate de meia distância que só parou no fundo da baliza. Estava feito o 1-0.

Festejos do primeiro golo.

O Sporting dominava a partida e o CAC mal atacava. O seu primeiro remate foi apenas aos 16 minutos mas Pedro Miranda defendeu sem dificuldade. No minuto seguinte, o CAC fez um cruzamento perigoso do lado direito mas ninguém acorreu ao lance e a bola perdeu-se pela linha lateral. À passagem do minuto 19, o SCP cria mais perigo. Diogo Amado bate um livre que sai ao lado da baliza e, pouco depois, Diogo Viana remata à figura. Diogo Rosado bateu novo livre do lado esquerdo e Bruno Simões remata por cima. Com tanto caudal ofensivo, adivinhava-se o lance do segundo golo.

Aos 24 minutos, Wilson Eduardo recebe no peito um cruzamento da direita de Luís Andrade. Solto de marcação, rematou e fez o 2-0. O SCP não tirou o pé do acelerador e Frederico Oliveira cruzou com perigo da direita. André Martins apareceu na área e cabeceou para defesa do guarda-redes. Pedro Miranda mostrava-se atento e seguro nas poucas incursões do CAC. Aos 33 minutos, Diogo Rosado bateu mais um livre directo mas tudo o que se obteve foi um canto. O terceiro golo acabaria por chegar ao minuto 36. Luís Andrade teve uma boa iniciativa pelo lado direito, rematando à entrada da área. A bola bateu num defesa e sobrou para Diogo Viana que, solto na esquerda, não perdoou e rematou certeiro. Estava feito o 3-0. Diogo Viana arriscou mais um remate mas a bola saiu à figura, já sobre o intervalo.

Resumo da 2ª parte:

Wilson Eduardo teve uma boa ocasião de golo ao minuto 43 mas deixou-se antecipar pelo guardião contrário. Luís Andrade rematou por cima aos 46 minutos. Depois foi André Martins a experimentar a meia distância mas a bola saiu à figura. Aos 53 minutos, deu-se a primeira alteração. Saiu Luís Andrade e entrou Luís Resende, que foi jogar a defesa direito, passando Frederico Oliveira para extremo direito. Neste segundo tempo, o SCP baixou muito o ritmo de jogo e o CAC aproveitou para subir um pouco no terreno. Aos 56 minutos, a partir de um livre do lado esquerdo, os pontinhenses conseguiram reduzir para 3-1, com um cabeceamento de um jogador livre de marcação na área.

Aos 62 minutos, saiu Frederico Oliveira e entrou Rui Magalhães, que foi jogar a extremo esquerdo, passando Diogo Viana para o flanco direito. Cinco minutos mais tarde, saiu Diogo Rosado e entrou Vasco Oliveira, para o mesmo lugar. O SCP ainda teve ocasiões para dilatar o marcador. Aos 70 minutos, o central Nuno Reis cabeceou à trave, depois de um bom cruzamento da esquerda. Aos 73 minutos, o CAC dispôs de nova oportunidade mas sem sucesso. Três minutos mais tarde, Diogo Viana teve um bom trabalho no lado direito, cruzou e apareceu um defesa a tirar a bola da boca da baliza. Depois foi o recém-entrado Rui Magalhães que visou a baliza por duas vezes. No segundo remate obteve um canto e, na sequência do qual, Nuno Reis rematou ao lado. Nada de relevante sucedeu nos três minutos de desconto.

Vitória justa do Sporting por 3-1.

Juvenis: Sporting 3 - CAC 1 (Apreciações)

Trio de arbitragem – Quase nem se deu por ele, o que significa que fez um trabalho positivo.
CAC – Fez uma exibição um pouco aquém do que esperávamos. Pouco sólidos a defender, combativos no meio campo e inofensivos no ataque. No segundo tempo subiram de produção dada a desaceleração do SCP.
Sporting – Exibição muito agradável no primeiro tempo, onde se garantiu a vitória na partida. Na segunda parte, a equipa baixou o ritmo, limitando-se sobretudo a controlar o jogo e a gerir a vantagem.
Pedro Miranda – Teve pouco trabalho. Resolveu bem as poucas situações que se lhe depararam. Está sempre muito atento ao desenrolar do jogo, orientando e incentivando constantemente os companheiros.
Frederico Oliveira – Exibição discreta, certinho a defender mas não se aventurando muito a atacar. Não sendo defesa direito de raiz, é natural que não se sinta muito confortável no lugar.
Nuno Reis – Oriundo dos juvenis B, foi uma das surpresas do onze inicial. Não se intimidou por jogar num escalão acima e deu bem conta do recado. Esteve seguro nas acções defensivas onde se impôs pelo físico e bom posicionamento. É um jogador que sobe nos lances de bola parada para arriscar a sua sorte. Teve um par de remates à baliza, um dos quais à trave.
Bruno Simões – Um pouco menos eficiente nos cortes e desarmes, pois aborda os lances, por vezes, de forma precipitada. Contudo, teve actuação positiva.
Michael Santos – A defender sentiu alguns problemas, tendo sido muitas vezes compensado pelos seus companheiros. A atacar esteve um pouco melhor, subindo pelo seu flanco e cruzando algumas vezes.
Diogo Amado – Fez uma boa exibição, com o seu estilo habitual, muito viril na disputa da bola. Destacou-se pelas recuperações de bola e pelas compensações aos laterais.
Diogo Rosado – É, nitidamente, o jogador com maior capacidade técnica desta equipa. Além disso, bate muito bem as bolas paradas, nomeadamente cantos e livres, provocando perigo muitas vezes. Apesar de ser um jogador ofensivo, sabe defender. Esteve particularmente desequilibrador na 1ª parte, sobretudo quando se encostava à ala direita do ataque.
André Martins – É um jogador discreto, parecendo uma formiguinha no meio campo, organizando jogo ofensivo e descontruindo as iniciativas adversárias. Também arriscou o remate de meia distância.
Diogo Viana – Foi das melhores unidades leoninas. Marcou o 3º golo e foi dos mais rematadores. Mantendo um rendimento constante ao longo de toda a partida foi muito lutador, nunca desistindo dos lances. É um verdadeiro extremo, subindo e cruzando constantemente, fazendo-o com à-vontade em ambas as alas.
Wilson Eduardo – Marcou dois bons golos. Destacou-se também pelas jogadas de entendimento com os companheiros da frente de ataque.
Luís Andrade – O MVP!! Esteve muito interventivo nas duas alas, produzindo muito jogo ofensivo. Fez as assistências para os dois primeiros golos e é ele que também origina o terceiro. Destemido e incansável, revela-se fundamental na manobra ofensiva.
Luís Resende – Teve algum trabalho enquanto esteve em campo, dado o maior pendor ofensivo do CAC naquele momento do jogo. Certinho a defender e pouco afoito a atacar.
Rui Magalhães – Fez-se notar por um par de cruzamentos e remates perigosos.
Vasco Oliveira – Integrou o meio campo leonino, participando na gestão final do resultado.

Iniciados: Sporting 1 - Estoril 0

O Sporting recebeu o Estoril e venceu por 1-0, com um golo de João Couras aos 26 minutos. Esta foi a última jornada da 1ª fase e o SCP terminou na frente da classificação, sem uma única derrota.

Sub-20: Sorteio do Mundial de Futebol

Portugal já conhece os seus adversários da 1ª fase do Mundial do Canadá. A selecção nacional ficou integrada no grupo C, juntamente com o México, a Gâmbia e a Nova Zelândia.
Portugal defronta a Nova Zelândia dia 2 de Julho, em Toronto; o México, dia 5 na mesma cidade; e a Gâmbia, no dia 8 em Montreal.

02 março, 2007

Leõezinhos do Mês de Fevereiro

A equipa do Leõezinhos em Acção escolheu como Leõezinhos do Mês os seguintes atletas:
Juniores - Adrien Silva. O nosso excelente e promissor médio esteve muito bem até ao momento em que sofreu uma arreliante lesão. Foi autor de três golos, tendo-se cotado sempre como um dos melhores em campo em todos os jogos. O seu talento foi premiado com uma convocatória para a selecção da Europa de Sub-18. Infelizmente, a já referida lesão impediu-o de participar na competição.
Juvenis - Diogo Viana. O veloz extremo lacobrigense esteve também em alto nivel ao apontar quatro golos e a ser presença constante na selecção nacional.
Iniciados - Altair Júnior. O jovem brasileiro dos iniciados foi considerado o melhor jogador do torneio EstorilFoot 2007, além de ter estado em bom plano nos jogos do seu escalão.

Sub-20: Portugal 1 - Irlanda 0

Portugal venceu a Irlanda por 1-0, conquistando deste modo o primeiro lugar no Torneio Internacional da Madeira. Rui Patrício, Daniel Carriço, Paulo Renato (capitão) e Pedro Celestino foram titulares, David Caiado e Zezinando foram suplentes utilizados, enquanto que André Marques e Fábio Paim não saíram do banco de suplentes. Pedro Celestino foi o autor do golo da selecção.