30 abril, 2007

Leõezinhos do Mês de Abril

Eis os leõezinhos que mais se destacaram no mês que agora finda.
Juniores - Marco Matias. Esteve em especial destaque durante o Torneio de St. Josephs onde se sagrou o melhor marcador da competição com quatro golos. A boa época que tem vindo a efectuar valeu-lhe a chamada à selecção de sub-18.
Juvenis - Cedric Soares. O médio da equipa de Juvenis B tem vindo a ser aposta forte na principal equipa de juvenis do SCP, onde tem jogado a defesa direito. Ao longo do mês marcou um golo decisivo em Alverca e outro ao serviço da selecção de sub-16.
Iniciados - Peter Caraballo. Teve um mês muito produtivo apontando cinco golos na 2ª fase do campeonato de iniciados, ajudando a equipa a vencer todos os jogos que disputou.

29 abril, 2007

Juvenis: Setúbal 0 - Sporting 1

Os nossos juvenis deslocaram-se a Setúbal e derrotaram o Vitória local por 1-0.
O único golo da partida foi marcado por André Gonçalo.
Com esta vitória o Sporting garantiu a presença na fase final do campeonato.

26 abril, 2007

Sub-16: Convocatória

A selecção de sub-16 vai realizar um estágio de preparação nos próximos dias 1 e 2 de Maio. Paulo Sousa chamou cinco leõezinhos: Ruben Luís, Nuno Reis, Mário Rui, Cédric Soares e Januário Jesus.

Juniores: Sporting 4 - Casa Pia 0 (Crónica)

O Sporting recebeu o Casa Pia e venceu por um expressivo 4-0 com dois golos de Yannick Pupo, um de Ricardo Nogueira e outro de Sebastião Nogueira.
Numa tarde algo cinzenta, destaque para a presença de José Manuel Torcato, do treinador de juvenis Luís Dias, dos juniores Daniel Carriço, Marco Lança, David Santos, Rui Figueiredo, Bruno Matias e Rui Lopes. Também assistiram à partida vários jogadores dos plantéis de juvenis A e B e iniciados.
O Sporting jogou em 4-3-3 com André Martins na baliza, João Gonçalves na direita, Jorge Abreu e Tiago Pedrosa como dupla de centrais e Tiago Pinto a defesa esquerdo. O trio do meio campo foi composto por João Martins a trinco, Yannick descaído sobre o lado esquerdo e Adrien Silva sobre a direita, ficando o ataque entregue a Alison na esquerda, Marco Matias na direita e Ricardo Nogueira no meio. No banco de suplentes estiveram o guarda-redes Tiago Jorge, o defesa Vasco Campos, os médios André Santos e André Pires e os avançados Vivaldo Arrais, Sebastião Nogueira e André Cacito. O capitão de equipa foi João Martins.
Da esquerda para a direita: João Martins, André Martins, Tiago Pinto, João Gonçalves, Jorge Abreu, Adrien Silva, Alison, Marco Matias, Ricardo Nogueira, Yannick Pupo e Tiago Pedrosa.
Resumo da 1ª parte:
O jogo começou praticamente com um lance de ataque do Casa Pia que originou um pontapé de canto. Do mesmo, resultou um momento de perigo na área leonina que Tiago Pedrosa resolveu. Os casapianos entraram na partida de forma decidida e muito dura, tendo o Sporting evidenciado alguma dificuldade em se superiorizar ao adversário e pegar no jogo. Aos dez minutos, uma desatenção de Jorge Abreu, ao atrasar a bola de cabeça para André Martins, quase provocava uma situação perigosa para a nossa baliza.
Pouco a pouco, o Sporting lá se conseguiu soltar das fortes marcações impostas pelo meio campo do Casa Pia e Yannick Pupo, aos 17 minutos, rematou de meia distância mas ao lado. Sucederam-se mais alguns remates à baliza mas sem a direcção e força necessárias. Aos 25 minutos chegou, por fim, o golo inaugural. Alison cruzou da esquerda, após bom trabalho individual, e Ricardo Nogueira cabeceou certeiro fazendo o 1-0.
Golo muito festejado pela equipa.
Apenas dois minutos mais tarde, o Sporting aumentou a contagem. Adrien Silva iniciou a jogada, desmarcando primorosamente Ricardo Nogueira no flanco direito. Este cruzou e Yannick Pupo, solto na área, encostou e fez o 2-0. O Sporting adquiria assim tranquilidade no resultado e procurou ampliar essa vantagem nos minutos seguintes. Alison e Ricardo Nogueira desperdiçaram alguns remates, isto numa altura em que o Casa Pia, desorientado pelos golos sofridos, insistia na toada dura na disputa dos lances.
O ataque verde e branco voltou a facturar ainda antes do intervalo. Numa jogada de insistência com vários cruzamentos e remates sucessivos, Yannick Pupo ganhou uma bola à entrada da área e rematou para o 3-0. Estavam decorridos 36 minutos. Até ao intervalo, o Sporting dominou o encontro.
Resumo da 2ª parte:
O Casa Pia iniciou o 2º tempo com um remate à baliza mas André Martins segurou. Mas foi o SCP que continuou a mandar na partida, com João Martins, Tiago Pinto, Ricardo Nogueira e Yannick Pupo a arriscarem o remate. Aos 67 minutos, saiu João Martins e entrou André Pires. Adrien Silva passou para trinco. Cinco minutos depois, saiu Marco Matias e entrou Sebastião Nogueira. Ao minuto 76 saiu Alison e entrou Vivaldo Arrais. Este rematou à baliza mal entrou em campo mas o remate saiu fraco. O quarto e último golo do jogo chegou aos 79 minutos. Sebastião Nogueira recebeu um passe da direita de Yannick Pupo e, à entrada da área, desferiu um potente remate, fazendo o 4-0. A última oportunidade de golo surgiu aos 83 minutos com Ricardo Nogueira a rematar para uma grande defesa do guardião do Casa Pia. Na recarga, Sebastião Nogueira rematou ao lado. Nada mais de relevante sucedeu até ao fim do desafio.

Os jogadores leoninos, agradecendo o apoio do público.

Vitória justa do Sporting por 4-0.

No próximo dia 1 de Maio tem início a fase final do campeonato de juniores. O Sporting recebe o Benfica na Academia.

Juniores: Sporting 4 - Casa Pia 0 (Apreciações)

Trio de arbitragem – Não esteve à altura do encontro. Cometeu muitas falhas no capítulo técnico, ao não sancionar várias faltas e ao não analisar correctamente alguns lances.
Casa Pia – Equipa aguerrida que se bateu bem com o intuito de aguentar o máximo de tempo possível sem sofrer golos. Não fez um único remate digno desse nome e abusaram do jogo duro, especialmente no primeiro tempo.
Sporting – Após um disputado começo de jogo, a equipa conseguiu ganhar supremacia e construir boas jogadas, das quais surgiram os golos com naturalidade.
André Martins – Não teve trabalho praticamente durante todo o encontro, limitando-se a recolher bolas de cruzamentos ou de atrasos. Mostrou alguma insegurança em alguns desses lances, segurando a bola a dois tempos.
João Gonçalves – Cumpriu defensivamente mas, no cômputo geral, fez hoje uma discreta exibição, não subindo tanto no terreno como bem sabe fazer.
Jorge Abreu – Alternou lances de precipitação com cortes eficazes. Teve uma desatenção no 1º tempo que podia ter custado caro. No 2º tempo, esteve mais seguro e atento.
Tiago Pedrosa – Exibição um pouco à imagem do companheiro de sector. Algumas falhas na 1º parte foram corrigidas na 2ª metade do encontro, onde esteve mais eficaz.
Tiago Pinto – No primeiro tempo preocupou-se mais com as tarefas defensivas, dando bem conta do recado. No segundo tempo explorou mais o seu flanco, intervindo na manobra ofensiva e tentando o remate.
João Martins – Não atravessa um bom momento de forma. Esteve esforçado mas nem sempre foi decisivo nas recuperações de bola e na segurança do meio campo.
Adrien Silva – Uma das melhores exibições da tarde. Foi um dos jogadores mais influentes da equipa ao nível da construção de jogo, entrega e capacidade de passe/desmarcação. Sofreu forte marcação, por vezes faltosa, mas nunca perdeu o brio.
Yannick Pupo – Esteve em bom plano na 1ª parte ao apontar dois golos e ao transportar muito jogo ofensivo. No segundo tempo, caiu um pouco de rendimento mas, ainda assim, arriscou o remate e fez a assistência para o último golo.
Marco Matias – Mostrou a sua veia rematadora e tentou explorar o seu flanco e criar desequilíbrios, não sendo sempre bem sucedido. Acabou por desaparecer do jogo no segundo tempo e ser substituído.
Alison – Fez uma primeira parte muito boa subindo pelo seu flanco com boas iniciativas. Uma delas resultou em assistência para golo, após bom trabalho individual. Caiu de rendimento na segunda parte.
Ricardo Nogueira – O MVP!! Marcou o golo inaugural do encontro e assistiu para o segundo. Além disso, foi sempre uma dor de cabeça para a defesa adversária, dispondo de várias ocasiões e abrindo espaços para os seus colegas. É um bom jogador de equipa.
André Pires – Entrou bem no jogo participando nas manobras defensiva e ofensiva, numa fase em que o Sporting geria a confortável vantagem.
Sebastião Nogueira – Mal entrou fez-se notar pela sua velocidade, tentando dinamizar o jogo pelas alas. Marcou um golo de belo efeito.
Vivaldo Arrais – No pouco tempo que esteve em campo visou a baliza em duas ou três ocasiões.

25 abril, 2007

Iniciados: Sporting 8 - Louletano 1

O Sporting recebeu e goleou o Louletanto por 8-1.
Os tentos leoninos foram apontados por Mauro Antunes, Afonso Taira, Luís Carlos, Tiago Cerveira, Peter Caraballo (2) e Josué Sá (2).
Os iniciados terminam assim a segunda fase do campeonato só com vitórias.

Juvenis: Sporting 5 - Alverca 1

Os juvenis do Sporting receberam o Alverca e venceram de forma folgada por 5-1.
Os golos foram apontados por Diogo Rosado, que fez um hat-trick, André Martins e Frederico Oliveira.

23 abril, 2007

Juniores: Lusitano VRSA 1 - Sporting 2

Os juniores leoninos deslocaram-se a Vila Real de Santo António e venceram por 2-1, com dois golos de André Pires, ambos obtidos através da marcação de grandes penalidades.

22 abril, 2007

Juvenis: Sporting 1 - Belenenses 0 (Crónica)

O Sporting recebeu o Belenenses e venceu por 1-0, com um golo de Diogo Viana.
Numa manhã cheia de sol e muito quente, destaque para a presença de muitos notáveis. Rui Fonte esteve na academia a ver os seus ex-companheiros. Os juvenis Filipe Paiva e Wilson Eduardo, ainda a recuperar de lesão, também vieram dar o seu apoio bem como o júnior Marco Lança. Apareceram também Pedro Barbosa e Rui Jorge, bem como José Manuel Torcato, Rolão Preto e Jean Paul. Da equipa técnica do plantel profissional estiveram Leonel Pontes, Ricardo Peres e João Aroso. O roupeiro Paulinho também apareceu bem como os jogadores João Moutinho, Miguel Veloso, Bruno Pereirinha, Nani, Yannick Djaló e Caneira, que estiveram a assistir à primeira parte do jogo. De destacar o bom ambiente e caras sorridentes dos jogadores do nosso plantel sénior.
O Sporting jogou em 4-3-3, com Pedro Miranda na baliza, Cedric Soares a defesa direito, Nuno Reis e Pedro Mendes como dupla de centrais e Michael Santos a defesa esquerdo. O trio do meio campo apresentou Diogo Amado a trinco, Diogo Rosado como interior direito e André Martins no lado esquerdo. O ataque ficou entregue a Diogo Viana na esquerda, William Carvalho na direita e André Gonçalo na frente de ataque. No banco de suplentes estiveram o guarda-redes Nuno Silva, os defesas Bruno Simões e Frederico Oliveira, os médios André Sousa e Joshua Silva e os avançados Rui Magalhães e Luís Andrade. O trio de arbitragem veio de Lisboa.

Da esquerda para a direita: Diogo Amado, Pedro Miranda, Pedro Mendes, Nuno Reis, Cedric Soares, Michael Santos, William Carvalho, André Gonçalo, André Martins, Diogo Viana e Diogo Rosado.

Resumo da 1ª parte:

Os primeiros minutos da partida mostraram duas equipas a estudarem-se mutuamente, sem que houvesse domínio de qualquer uma delas. As iniciativas de ataque eram tímidas de parte a parte. À passagem dos 10 minutos, o SCP começa a tomar conta das operações a meio campo. Contudo, verificavam-se dificuldades em chegar à baliza e em provocar perigo para as redes azuis.

O jogo prosseguia numa toada equilibrada, até que aos 23 minutos o Belenenses criou perigo num pontapé de canto. Depois de um ou dois ressaltos, a bola foi lançada em profundidade para o meio campo da equipa do Restelo, com André Gonçalo a isolar-se no flanco direito. Este cruzou para a área, Diogo Viana rematou e o guardião defendeu. Diogo Viana conseguiu, ainda assim, apoderar-se novamente da bola, fintou dois defesas e rematou para o fundo da baliza, fazendo o 1-0.

Diogo Viana abraçado por Cedric Soares, Diogo Amado e Nuno Reis.

Aos 37 minutos, saiu William Carvalho (por lesão) e entrou André Sousa. Este foi colocar-se como médio interior, posição que estava a ser ocupada pelo jogador substituído, que tinha trocado de lugar com Diogo Rosado alguns minutos antes.

Os últimos minutos da 1ª parte corresponderam ao período de maior domínio leonino na partida, até esta altura. Diogo Rosado, André Sousa e André Gonçalo remataram à baliza com a bola a sair por cima ou ao lado.

Resumo da 2ª parte:

O Belenenses entrou decidido no 2º tempo, tentando aproximar-se mais da área leonina, em busca do empate. Criou perigo logo no primeiro minuto, mas a nossa defesa resolveu. Aos 47 minutos, o Belenenses beneficiou de um livre directo mas Pedro Miranda opôs-se bem ao remate. Logo de seguida, saiu André Gonçalo e entrou Luís Andrade que foi jogar a extremo direito, passando Diogo Rosado para a frente de ataque. Aos 51 minutos, Diogo Viana cruzou com perigo do lado esquerdo mas ninguém correspondeu ao cruzamento. A partir daqui, a pressão azul subiu de tom, com os jogadores do Restelo a atacarem com maior profundidade e mais frequência, dando muito trabalho à nossa defesa. O Sporting apostava agora nos contra-ataques rápidos.

Aos 67 minutos, saiu Diogo Rosado e entrou Rui Magalhães para a frente de ataque. Aos 72 minutos, um dos ataques do Belenenses criou algum perigo, com um cruzamento da direita a que ninguém deu seguimento. Seis minutos depois, houve um remate à nossa baliza que saiu por cima. Quase no final da partida, Diogo Viana remata à baliza, o guarda-redes defende para a frente e Rui Magalhães, na recarga, permite uma nova defesa do guardião azul. Depois foi André Sousa que rematou ao lado. Nada de relevante aconteceu nos três minutos de desconto.O aplauso dos jogadores para o público.

Vitória difícil do Sporting por 1-0 mas o empate também teria sido justo.

Juvenis: Sporting 1 - Belenenses 0 (Apreciações)

Trio de arbitragem – Fez um mau trabalho. Na ânsia de deixar jogar, acabou por não assinalar várias faltas. Esteve mal na avaliação de alguns foras de jogo.
Belenenses – Os azuis do Restelo fizeram uma boa exibição mostrando um colectivo forte que soube causar dificuldades ao adversário no seu terreno. A defesa e o meio campo são os sectores mais fortes, pecando o ataque na finalização. Os jogadores em maior destaque foram João Barros, o capitão Hugo e o internacional sub-17 Fredy.
Sporting – Após um primeiro tempo em que fez o suficiente para se colocar em vantagem, na segunda metade a equipa passou por várias dificuldades, dada a reacção do Belenenses visando o empate. O colectivo leonino necessita de mostrar maior consistência para enfrentar os desafios que se seguem.
Pedro Miranda – Com pouco trabalho nos primeiros 45 minutos, esteve mais em acção no segundo tempo, realizando algumas intervenções seguras.
Cedric Soares – Jogando adaptado a defesa direito, o atleta dos juvenis B mostrou-se seguro a defender e também bastante interventivo no meio campo. No segundo tempo sentiu mais dificuldades defensivamente para suster as investidas adversárias. Demonstra maturidade e segurança nas suas acções.
Nuno Reis – O central dos juvenis B esteve quase sempre seguro e eficaz nas missões defensivas, revelando bom posicionamento e capacidade de antecipação aos lances.
Pedro Mendes – Menos vistoso que o parceiro de sector, esteve igualmente certinho mas não tão seguro na sua área de jurisdição.
Michael Santos – Exibição intermitente do lateral leonino. Não subiu tanto como é seu hábito no primeiro tempo, embora tivesse liberdade para o fazer e, no segundo, limitou-se a defender dado o trabalho causado pelo ataque azul. Não comprometeu, mas houve alguns lances em que não esteve à altura.
Diogo Amado – O capitão fez uma boa exibição, mostrando-se possante, determinado e pendular, uma vez que praticamente todo o jogo verde e branco passa por ele.
Diogo Rosado – Na primeira parte mostrou amiúde a sua capacidade desequilibradora conseguindo, com isso, iniciar jogadas de ataque e levar a equipa para a frente. Contudo, o atleta não esteve hoje feliz nas bolas paradas e, em algumas ocasiões, revelou alguma lentidão na hora de soltar a bola, acabando por perdê-la.
André Martins – Muito activo no primeiro tempo tendo trabalhado bastante e contribuído para a organização do meio campo e tentando desmarcar os companheiros mais avançados. Esteve mais discreto na segunda parte.
Diogo Viana – O MVP!! Foi a unidade mais interventiva e produtiva do ataque leonino, rubricando uma exibição constante e determinada ao longo de todo o encontro. Foram inúmeras as iniciativas em ambos os flancos, sendo um quebra-cabeças para a defesa contrária com os seus desequilíbrios e luta incansável. Marcou o golo da vitória e foi o elemento mais rematador da equipa.
André Gonçalo – Outra das boas exibições desta manhã. Apesar da forte marcação a que foi submetido, trabalhou e esforçou-se muito. Conseguiu participar e construir algumas jogadas, efectuando cruzamentos e remates. Começou a jogada que deu origem ao golo leonino.
William Carvalho – Exibição discreta do médio. Melhorou um pouco quando passou para o centro do terreno, onde começou a intervir nas jogadas da equipa. No entanto, acabou por ser substituído devido a lesão.
André Sousa – Mal entrou fez-se notar com um remate que levou perigo à baliza contrária. Na segunda parte esteve esforçado mas pouco destemido na disputa de alguns lances.
Luís Andrade – O veloz extremo leonino não entrou bem no jogo, falhando passes e não conseguindo colocar a bola onde queria. Melhorou um pouco ao efectuar alguns cruzamentos mas, ainda assim, não teve a influência esperada.
Rui Magalhães – Participou de forma activa no esforço final em alcançar o 2-0 não conseguindo, no entanto, fazer a diferença. Tentou o remate mas pareceu pouco inspirado.

Iniciados: Marítimo Açores 1 - Sporting 4

A equipa de iniciados viajou até São Miguel e derrotou o Marítimo por um expressivo 4-1.
Os golos foram apontados por Diogo Freitas (g.p.) Peter Caraballo (2) e Ricardo Esgaio.

19 abril, 2007

Sub-18: Portugal 1 - Suiça 1

Portugal empatou com a Suiça a uma bola, em jogo particular disputado em Pombal. Adrien Silva (capitão) foi titular, Marco Matias entrou ao intervalo e André Santos substituiu Adrien Silva aos 70 minutos. Este último leãozinho foi o autor do golo da selecção.

18 abril, 2007

Sub-20: Convocatória

José Couceiro chamou 26 jogadores para um estágio de preparação que decorrerá entre 23 e 25 de Abril. Do Sporting foram chamados Rui Patrício, Paulo Renato, André Marques, Zezinando, Pedro Celestino, Bruno Pereirinha, Fábio Paim e David Caiado. O ex-leão Diogo Tavares estará igualmente presente.

15 abril, 2007

Juvenis: Sporting 1 - Setúbal 0

Os juvenis do Sporting receberam e derrotaram na Academia a formação do Setúbal por 1-0. O golo vitorioso foi apontado por Diogo Amado. In www.sporting.pt

Juniores: Belenenses 0 - Sporting 0 (Crónica)

O Sporting deslocou-se ao campo n.º 2 do Belenenses e empatou a zero, num jogo com futebol mal jogado e num terreno impróprio para a prática desportiva. Entre o muito público presente para assistir à partida, destaque para as presenças dos juniores não convocados João Gonçalves, Marco Lança, Daniel Carriço, André Pires e Ricardo Nogueira. Estiveram também Aurélio Pereira, Jean-Paul, Rolão Preto, Carlos Bruno, Pedro Mil Homens, Miguel Ribeiro Telles e Filipe Soares Franco. Vimos igualmente o ex-treinador do Estrela da Amadora António Conceição. Na equipa do Belenenses, importa referir o internacional sub-19 Carlos Alves e os jogadores que já vestiram a camisola verde e branca Marco Pinto, João Salgado e Filipe Muendo.
Aquecimento
O Sporting alinhou em 4-3-3 com Rui Patrício na baliza, Vasco Campos a defesa direito, Jorge Abreu e Tiago Pedrosa formaram a dupla de centrais e Tiago Pinto jogou a lateral esquerdo. João Martins (hoje o capitão de equipa) jogou a trinco, com Adrien Silva e Rui Lopes como médios interiores. Vivaldo Arrais, Marco Matias e André Cacito compuseram o trio atacante. No banco de suplentes estiveram o guarda-redes Tiago Jorge, o defesa Rui Figueiredo, os médios André Santos e Yannick Pupo e os avançados Sebastião Nogueira, Bruno Matias e Alison.

Da esquerda para a direita: Tiago Pedrosa, Marco Matias, Vivaldo Arrais, Jorge Abreu, Rui Lopes, Adrien Silva, Vasco Campos, André Cacito, Tiago Pinto, Rui Patrício e João Martins.

Resumo da 1ª parte:

Num terreno relvado com pouca relva, as duas equipas tiveram muita dificuldade para jogar bom futebol. O mau estado do terreno foi a principal razão pela qual se assistiu a um jogo muito feio. Aos 4 minutos Filipe Muendo apontou um livre directo que Rui Patrício defendeu para canto. Era o primeiro sinal de perigo num jogo em que escassearam as oportunidades de golo. O Belenenses dominou a partida nos minutos iniciais com o SCP a não conseguir pegar de imediato no jogo. André Cacito teve um remate aos 13 minutos, mas a bola saiu muito por cima. O jogo passou depois para uma fase de muita luta pela posse de bola no meio campo e apenas Marco Matias conseguia desequilibrar nas suas investidas.

À passagem da meia hora, o jogo parecia “preso” na zona central do terreno com nenhuma das equipas a sobrepor-se à outra. Um grande pontapé de Filipe Muendo, de meia distância, obrigou Rui Patrício a uma grande defesa. Apenas aos 42 minutos, o Sporting conseguiu criar verdadeiro perigo. Adrien Silva rematou de meia distância, Marco Pinto defendeu e a bola sobrou novamente para o Sporting. Vivaldo Arrais cruzou da direita, André Cacito falhou a recepção e a bola sobrou para Marco Matias que rematou à figura.

Resumo da 2ª parte:

O ritmo do jogo manteve-se igual, com muita luta a meio campo, futebol mal jogado e escassez de oportunidades de golo. À semelhança do primeiro tempo as unidades leoninas mais em destaque continuavam a ser Adrien Silva, Tiago Pinto e Marco Matias. Lima mexeu na equipa, tirando Rui Lopes e metendo Yannick Pupo, aos 62 minutos. Oito minutos depois entrou Alison para o lugar de Vivaldo Arrais. Finalmente, aos 73 minutos, saiu Marco Matias e entrou Bruno Matias. O jogo não teve grande história e o Sporting só conseguiu construir jogadas perigosas no último quarto de hora do desafio.

Aos 76 minutos, Tiago Pinto cruzou da esquerda para André Cacito cabecear ao lado. Pouco depois, João Martins marcou um livre directo que saiu um pouco por cima. Ao minuto 87, André Cacito voltou a rematar por cima, após um bom trabalho de Bruno Matias na direita. Finalmente, no período de três minutos de desconto, André Cacito e Alison (em pontapé de bicicleta) desperdiçaram as últimas ocasiões de golo.

Empate a zero, resultado que se aceita.

No próximo dia 21 de Abril, o Sporting desloca-se a Vila Real de Santo António para defrontar o Lusitano.

Juniores: Belenenses 0 - Sporting 0 (Apreciações)

Trio de arbitragem – Fez um mau trabalho. Do ponto de vista técnico não marcou todas as infracções. Disciplinarmente, foi pouco pedagógico e revelou dualidade de critérios na amostragem de cartões.
Belenenses – Jogou um pouco aquém do que se esperava de um 4º classificado. Contudo, a equipa conseguiu pressionar e dificultar o jogo ao Sporting. O ataque foi pouco produtivo, embora Amaral e Filipe Muendo tenham criado algum perigo. A defesa é o sector mais forte, pois o guarda-redes Marco Pinto é seguro e o lateral esquerdo Carlos Alves revelou-se difícil de ser batido.
Sporting – Exibição cinzenta e desacertada. Dadas as muitas ausências, a equipa apresentou um onze menos rotinado que, apesar do esforço, foi poucas vezes feliz, também devido à boa oposição do adversário.
Rui Patrício – Jogando na casa de um oponente de maior valia, foi confrontando com algumas defesas e saídas de dificuldade média-alta, às quais respondeu de forma segura e eficaz.
Vasco Campos – Prestação um pouco irregular, uma vez que falhou alguns passes e, no capítulo da marcação, nem sempre esteve presente onde era preciso. Melhorou no 2º tempo, em que se uniu com a equipa em busca da vitória.
Jorge Abreu – Começou o jogo de forma um tanto ou quanto periclitante, mostrando alguma permeabilidade na disputa de bola com o adversário. Na segunda parte pareceu mais confiante e impetuoso na abordagem aos lances, não comprometendo.
Tiago Pedrosa – Após um primeiro tempo discreto, esteve mais em foco na segunda parte, varrendo e despachando a bola de forma autoritária para longe da sua área de jurisdição.
Tiago Pinto – Uma das melhores unidades leoninas desta tarde e, em simultâneo, o melhor elemento da defesa. Mostrou-se certinho e seguro a defender, e ousado e persistente em atacar e levar a equipa para a frente.
João Martins – Exibição desacertada e pouco inspirada do nosso trinco. Foi importante na luta do meio campo, mas mostrou-se algo precipitado e trapalhão na disputa de alguns lances. Em algumas ocasiões jogou um pouco no limite entre a dureza e a virilidade.
Adrien Silva – O MVP!! O atleta luso-francês foi o principal eixo de ligação entre a defesa e o ataque verde e brancos. Revelou a entrega habitual e mostrou-se incansável na recuperação de bolas e em levar a equipa para a frente. Na parte final do encontro, quando o SCP ainda tentava a vitória, foi dos elementos mais interventivos e inconformados.
Rui Lopes – Passou praticamente ao lado do jogo, embora se tenha esforçado e efectuado uma ou outra combinação colectiva. Não se estranhou que fosse o primeiro a abandonar o terreno de jogo.
Vivaldo Arrais – Na primeira parte esteve um pouco escondido do jogo e as suas poucas iniciativas não saíram como desejava. Subiu de produção no segundo tempo, provocando alguns desequilíbrios.
Marco Matias – Foi o elemento mais irrequieto e dinamizador do jogo ofensivo pelas alas, causando desequilíbrios e experimentando o remate.
André Cacito – Exibição esforçada e sofrida do nosso ponta de lança. Apesar do menor caudal ofensivo produzido pela equipa, nunca desistiu de vir buscar jogo atrás e rematar quando teve oportunidade. Foi alvo de forte marcação por parte do adversário. Merecia que o seu esforço fosse premiado com um golo, mas tal não aconteceu.
Yannick Pupo – Entrou bem no encontro, contribuindo para a arrumação do meio campo e intervindo no ataque leonino.
Alison – Foi protagonista de algumas iniciativas velozes pelo seu flanco que, na sua maioria, não tiveram o seguimento que se pretendia.
Bruno Matias – Exibição discreta e com pouco fulgor, excepção feita a um bom rasgo em assistência para André Cacito.

14 abril, 2007

Iniciados: Sporting 4 - CADE 0

A equipa de iniciados recebeu e derrotou o CADE do Entroncamento por um esclarecedor 4-0. Sérgio Duarte brilhou ao marcar 3 golos. O outro tento foi apontado por Peter Caraballo.

12 abril, 2007

Sub-19: Convocatória

Edgar Borges chamou 26 jogadores para um estágio de dois dias. Do Sporting foram chamados Tiago Pinto, João Martins, João Gonçalves e Ricardo Nogueira. De destacar também a chamada de Francisco Gomes, jogador da Académica, que representou o SCP até ao escalão de juvenis.

Sub-18: Convocatória

António Violante chamou 18 jogadores para um jogo particular com a Suiça, no próximo dia 18 de Abril. Do Sporting foram chamados dois atletas: Adrien Silva e Marco Matias.

10 abril, 2007

Sub-16: Portugal 2 - Dinamarca 2

Portugal empatou 2-2 com a Dinamarca e venceu o Torneio Internacional de Castelo Branco. Nuno Reis (capitão) e Cedric Soares foram titulares, tendo o defesa central apontado um dos golos da selecção.

09 abril, 2007

Juniores: Torneio de St. Josephs

Neste torneio disputado em França, o Sporting classificou-se na 3ª posição. Começámos por vencer o Hadjuk Split por 2-0 (André Pires e Bruno Matias). Seguiu-se nova vitória por 2-0 sobre o St. Liége e derrota pelo mesmo resultado contra o St. Étienne.
Na meia final, jogámos contra o Krylia Sovetov e fomos derrotados por 3-1. No jogo para 3º e 4º lugares, vencemos os camaroneses do Olympic Littoral por 3-0 (bis de Marco Matias e Jorge Abreu).
Os leõezinhos arrecadaram dois prémios, o do golo mais rápido (aos 40 segundos, contra o St. Liége) e o de melhor marcador, Marco Matias, com quatro golos.

Infantis: Torneio da Pontinha

A equipa de infantis do Sporting classificou-se em 4º lugar no torneio da Pontinha, ao perder com a Inter de Milão nas grandes penalidades. Após o empate a uma bola, a equipa italiana venceu por 4-1 nos penalties.
Nos outros jogos, o Sporting venceu o CAC por 4-2, perdeu 1-0 com o Barcelona e venceu o PSV por 3-0 (três golos de Carlos Mané).

Sub-16: Vitórias

A selecção de sub-16 conseguiu duas vitórias nos dois primeiros jogos do Torneio Internacional de Castelo Branco. A Geórgia foi derrotada por 5-0 e a selecção de Castelo Branco por 2-0.
Nuno Reis e Cedric Soares foram titulares nas duas partidas, tendo Cedric Soares marcado um dos tentos contra a selecção da Geórgia.

Sub-19: Torneio do Porto (contas finais)

No Torneio Internacional do Porto, Portugal classificou-se no 2º lugar, após a vitória sobre a Irlanda (1-0) e a derrota com a Alemanha (0-3). Os quatro leõezinhos foram todos utilizados ao longo da prova. Rui Patrício foi considerado o melhor guarda-redes do Torneio.

04 abril, 2007

Sub-19: Portugal 1 - Ucrânia 0

Portugal venceu a Ucrânia no primeiro jogo do Torneio Internacional do Porto. Rui Patrício, Daniel Carriço (capitão), Tiago Pinto e João Martins foram titulares.

Sub-20: Convocatória

A Selecção Nacional Sub-20 volta a concentrar-se na próxima segunda-feira (9 de Abril) para mais um estágio de preparação.
Foram chamados os seguintes leõezinhos: André Marques, Pedro Celestino, Fábio Paim, Tomané, Zezinando, Paulo Renato e Bruno Pereirinha.
Foi igualmente convocado o ex-leão Diogo Tavares.

03 abril, 2007

Leõezinhos do Mês de Março

No mês de Março, destacaram-se os seguintes leõezinhos:
Juniores - André Santos. Promovido à titularidade após a lesão de Adrien Silva, o seu nível exibicional tem crescido a olhos vistos. Na partida contra o Alverca apontou um golo e foi o MVP, tendo estado igualmente bem nas restantes partidas.
Juvenis - Nuno Reis. O central dos juvenis B está a surpreender pela boa integração na equipa de Juvenis A que já começou a disputar a 2ª fase. Uma prova de confiança nas capacidades do jovem central.
Iniciados - Mauro Antunes. Apontou dois golos e esteve em bom plano, sendo uma das figuras da equipa que vai bem lançada na 2ª fase do campeonato.

Sub-19: Torneio do Porto

Portugal estreia-se amanhã no torneio do Porto, contra a Ucrânia. Estão convocados quatro leõezinhos: Rui Patrício, Daniel Carriço, Tiago Pinto e João Martins.

01 abril, 2007

Juvenis: Alverca 0 - Sporting 1

O Sporting iniciou da melhor maneira a 2ª fase do campeonato de juvenis ao derrotar o Alverca, no seu terreno, por 1-0. O golo foi apontado por Cedric Soares.

Iniciados: Louletano 0 - Sporting 7

Os iniciados do Sporting venceram em Loulé por 7-0, terminando em beleza a primeira volta da 2ª fase do campeonato. Os golos foram marcados por Diogo Freitas (2), Rui Coentrão, Pedro Farinha, André Oliveira, Miguel Serôdio e Luís Carlos.