31 maio, 2007

Sub-18: Portugal 5 - Finlândia 1

A Selecção Nacional de Sub-18 derrotou esta tarde a Finlândia por 5-1. Portugal assumiu assim a liderança do torneio após esta expressiva vitória.
André Martins, Adrien Silva (capitão), André Santos e Marco Matias alinharam de início na partida, mas apenas André Martins e Marco Matias terminaram o jogo.
Dois dos golos lusos foram marcados por Adrien Silva e André Santos.

30 maio, 2007

Sub-18: Portugal 3 - Noruega 1

A Selecção Nacional de Sub-18 começou a sua participação no Torneio Internacional de Lisboa com uma vitória por 3-1 diante da Noruega.
Dos leõezinhos presentes, Adrien Silva foi titular e capitão de equipa, André Santos e Marco Matias foram suplentes utilizados e André Martins não saiu do banco.

28 maio, 2007

Sub-19: Portugal 4 - Escócia 2

Portugal apurou-se para o campeonato da Europa de sub-19, após a vitória sobre a Escócia por 4-2. Rui Patrício, Daniel Carriço (capitão) e Bruno Pereirinha foram titulares.

Juvenis de Parabéns

Os Juvenis B sagraram-se campeões distritais após derrotarem em casa o Casa Pia por 1-0. O golo da vitória foi apontado pelo avançado Diogo Ribeiro.
Por seu lado, a equipa de Juvenis A venceu o Torneio Internacional de Varsseveld que se realizou este fim-de-semana na Holanda.
Até chegar à final, os juvenis empataram com o Ajax (0-0) e com o Schalke 04 a uma bola (Diogo Rosado), venceram o Region Team Varsseveld por 3-0 (Cedric Soares e Wilson Eduardo 2) e venceram também a equipa japonesa do Funabashi por 2-1 (Diogo Viana e Wilson Eduardo).
Com estes resultados o Sporting apurou-se para a meia final onde derrotou o Feyenoord após desempate por penalties. Na final, que opôs a nossa equipa ao De Graafschap, o Sporting saiu vitorioso ao vencer por 1-0, golo apontado uma vez mais por Wilson Eduardo.

25 maio, 2007

Sub-19: Portugal 1 - Turquia 0

Os Sub-19 portugueses bateram a selecção turca por 1-0, golo apontado por Fábio Coentrão na conversão de uma grande penalidade.
Os leõezinhos Rui Patrício, Daniel Carriço (capitão) e Bruno Pereirinha foram titulares.

Iniciados: Sporting 3 - Boavista 2

A equipa de iniciados venceu ontem a formação do Boavista por 3-2.
Os golos foram marcados por Miguel Serôdio e Peter Caraballo, que bisou na partida.

23 maio, 2007

Sub-15: Convocatória

Vai realizar-se em Rio Maior um estágio de preparação, com a duração de dois dias, para atletas sub-15. Do Sporting foram chamados João Figueiredo, Miguel Serôdio, André Oliveira, Rui Coentrão, Mauro Antunes, Diogo Freitas e Peter Caraballo.

Sub-18: Convocatória

António Violante convocou 18 jogadores para o Torneio Internacional de Lisboa em sub-18. Do Sporting foram chamados André Martins, Adrien Silva e Marco Matias.

Sub-19: Portugal 0 - Geórgia 0

Portugal empatou a zero com a Geórgia, no primeiro jogo da fase de apuramento para o Europeu da categoria. Rui Patrício, Daniel Carriço (capitão), João Martins (viu um cartão amarelo) e Bruno Pereirinha foram titulares. Tiago Pinto foi suplente não utilizado.

21 maio, 2007

Juvenis: Sporting 0 - Benfica 0 (Crónica)

O Sporting recebeu o Benfica no jogo inaugural da fase final do campeonato de juvenis e o jogo terminou com um empate a zero.
Numa manhã muito concorrida na Academia, destaque para as presenças de Paulo Bento, Pedro Barbosa, Jean Paul, Aurélio Pereira, Carlos Pereira, Leonel Pontes, João Aroso, Ricardo Peres, Pedro Mil Homens, o seleccionador de sub-17 Carlos Dinis, Rui Fonte, Miguel Veloso, Nani, Yannick Djaló, Marco Caneira, Bruno Pereirinha, João Moutinho e os juniores João Gonçalves e Marco Lança.
O Sporting jogou em 4-3-3, com Pedro Miranda na baliza, Cedric Soares a defesa direito, Pedro Mendes e Nuno Reis como defesas centrais e Michael Santos a lateral esquerdo. Diogo Amado (capitão) jogou a trinco, enquanto que Diogo Rosado colocou-se descaído na esquerda e André Martins apareceu descaído sobre a direita. O trio mais ofensivo apresentou Diogo Viana na ala esquerda, Wilson Eduardo no meio e Luís Andrade na direita. No banco de suplentes estiveram o guarda-redes Nuno Silva, o defesa Bruno Simões, os médios André Sousa e Vasco Oliveira e os avançados Frederico Oliveira, Joshua Silva e André Gonçalo. O trio de arbitragem veio de Santarém.

Diogo Amado no exercício das suas funções.

Da esquerda para a direita e de cima para baixo: Cedric Soares, Pedro Mendes, Nuno Reis, Wilson Eduardo, Diogo Amado, Pedro Miranda, Diogo Rosado, Michael Santos, André Martins, Luís Andrade e Diogo Viana.

Resumo da 1ª parte:

O Sporting entrou mais forte na partida que o seu rival lisboeta. Logo nos instantes iniciais Diogo Rosado visou a baliza com um remate que saiu ao lado. Estava dado o aviso que o Sporting pretendia de imediato pegar no jogo. A resposta foi dada por Toumany que também rematou ao lado da baliza de Pedro Miranda, logo na jogada imediata. O sinal mais do SCP acentuou-se a partir dos 7 minutos, com Wilson Eduardo a desferir um potente remate com o guarda-redes Hugo Figueiredo a efectuar uma boa defesa. Aos 11 minutos, Diogo Viana bate um livre directo, Hugo Figueiredo defende e Wilson Eduardo remata ao lado. No minuto seguinte, Diogo Amado é vítima de uma entrada dura por parte de Toumany, que lhe valeu a amostragem de um cartão amarelo.

O Sporting insistia em busca do golo. Luís Andrade desmarcou Wilson Eduardo e este rematou mas, uma vez mais, sem sucesso aos 16 minutos. Dois minutos mais tarde, Diogo Rosado, descaído sobre o lado direito da grande área, desfere um portentoso remate em arco que embate na trave e depois sobre a linha de golo. Hugo Figueiredo estava completamente batido e só por manifesta infelicidade o marcador continuou em branco. Era o período de maior domínio leonino na 1ª parte. A partir daqui o SLB conseguiu sacudir um pouco a pressão, chegando a dispor de um par de remates que também levaram algum perigo mas saíram por cima e ao lado.

Aos 30 minutos, Diogo Rosado bateu um canto da direita com a bola a passar muito perto da linha de golo mas a defesa encarnada afastou. Até ao intervalo o Benfica equilibrou as operações, havendo apenas que destacar um remate de Luís Andrade à meia volta mas que saiu fraco e à figura.

Resumo da 2ª parte:

O segundo tempo foi praticamente todo de domínio verde e branco. Diogo Rosado voltou a rematar ao lado aos 45 minutos. O Sporting tentou sempre chegar ao golo mas as jogadas de ataque nem sempre resultavam muito bem. Aos 56 minutos, saiu Luís Andrade e entrou Frederico Oliveira para a mesma posição. O SCP continuava a rematar muito à baliza com Wilson Eduardo, Diogo Rosado e também André Martins em destaque. Foram também alguns os pontapés de canto conquistados neste 2º tempo mas a defesa do Benfica esteve sempre muito segura.

Nova infelicidade para o Sporting aos 67 minutos, com Diogo Viana a rematar à trave. Luís Dias optou por substituir um desgastado Wilson Eduardo aos 71 minutos, fazendo entrar o também ponta de lança Joshua Silva. Até ao final do jogo o Sporting tentou, embora já sem grande discernimento, chegar ao golo que lhe daria a vitória. O Benfica apenas nos 4 minutos de desconto deu um ar da sua graça, subindo um pouco no terreno mas sem criar grande perigo.

Empate a zero que soube a pouco, pois o Sporting tudo fez para vencer a partida.

Juvenis: Sporting 0 - Benfica 0 (Apreciações)

Trio de arbitragem – No cômputo geral fez um bom trabalho, sem influência no resultado.
Benfica – A equipa encarnada jogou de forma a conseguir o seu principal objectivo que foi, notoriamente, o de não sair derrotada deste jogo. Deste modo, o Benfica apresentou desde início uma estratégia baseada em contra-ataques rápidos e segurança defensiva. André Soares e Nelson Oliveira foram os jogadores mais perigosos do ataque.
Sporting – A equipa realizou uma boa exibição que se traduziu no domínio verificado em grande parte do encontro. A defesa mostrou-se segura, o meio campo soube construir e destruir e o ataque criou perigo e jogadas suficientes para se colocar em vantagem o que, infelizmente, não aconteceu.
Pedro Miranda – Na primeira parte teve pouco trabalho, registando-se apenas duas ou três defesas sem grande dificuldade. No segundo tempo foi um mero espectador da partida. A sua voz comandante e incentivadora esteve muitas vezes presente, como é hábito.
Cedric Soares – Um dos melhores em campo. Após um primeiro tempo em que se destacou pelo trabalho defensivo, na segunda parte apareceu praticamente em todo o lado. Esteve activo na manobra ofensiva da equipa e revelou uma resistência e capacidade de pressing muito boas.
Pedro Mendes – Outras das boas exibições do dia. Embora não se aventure muito, nas acções defensivas foi praticamente intransponível, não dando hipóteses ao adversário.
Nuno Reis – Igualmente seguro nas suas funções, embora mais discreto que o seu companheiro de sector. Teve uma boa iniciativa de ataque subindo no terreno e cruzando para a área.
Michael Santos – Fez uma boa exibição a nível defensivo, não se tendo aventurado muito no ataque.
Diogo Amado – Esteve bem mostrando a garra habitual. Incrível o número de bolas que recupera sem recorrer à falta. No segundo tempo não foi tão vistoso embora tenho sido essencial na segurança do meio campo.
Diogo Rosado – Foi autor de várias iniciativas no ataque fazendo uso da sua capacidade desequilibradora. Contudo, em certas ocasiões as coisas não lhe saíram bem devido a alguma lentidão ou mau timing para desenvolver os lances. Fez remates portentosos e parece estar a solidificar-se como jogador de equipa.
André Martins – O MVP!! O nosso jovem médio foi, uma vez mais, um jogador todo o terreno. Revelou-se preponderante e eficaz tanto nas transições defesa-ataque como nas recuperações de bola e organização do meio campo. De pulmão inesgotável, teve ainda tempo para visar a baliza. Muito bem!
Diogo Viana – Começou muito bem a partida com os habituais rasgos na ala esquerda. Infelizmente, com o passar do tempo perdeu fulgor e a respectiva influência no jogo apesar de nunca ter desistido de lutar. Visou a baliza com perigo.
Luís Andrade – Fez por dinamizar o ataque pelas alas fazendo uso da sua velocidade. Tal esforço valeu-lhe algumas boas combinações e um par de remates. Na segunda parte caiu de produção, sendo substituído.
Wilson Eduardo – Bom regresso à equipa. O nosso atacante fez remates perigosos e exerceu muita pressão perante a defensiva contrária. Por vezes esteve algo desapoiado. Acabou por ser substituído acusando visível desgaste.
Frederico Oliveira – Não entrou bem no jogo e, apesar do empenho demonstrado, foram vários os lances que se perderam nos seus pés.
Joshua Silva – Praticamente não se deu pela sua presença no pouco tempo que esteve em campo.

18 maio, 2007

Sub-20: Convocatória

José Couceiro e Rui Caçador chamaram 28 jogadores para um estágio de preparação para o Mundial de sub-20, a decorrer entre 21 e 26 de Maio. Foram chamados os seguintes jogadores do Sporting: Paulo Renato, André Marques, Zezinando, Pedro Celestino, David Caiado e Tomané.

17 maio, 2007

Sub-20: Torneio de Toulon

A equipa técnica nacional divulgou hoje a lista de vinte jogadores que vão representar Portugal no Torneio de Toulon. O torneio inicia no próximo dia 31 de Maio.
Entre os eleitos contam-se os seguintes leõezinhos: Mário Felgueiras, Pedro Celestino, Zezinando Correia e Carlos Saleiro.

14 maio, 2007

Sub-19: Convocatória

Edgar Borges chamou 18 jogadores para a derradeira fase de qualificação para o Europeu de sub-19. Do Sporting foram chamados Rui Patrício, Daniel Carriço, Tiago Pinto, João Martins e Bruno Pereirinha.

13 maio, 2007

Juniores: FC Porto 2 - Sporting 0

Os juniores leoninos perderam com o FC Porto por 2-0, na 3ª jornada da fase final do campeonato. Com este resultado os leõezinhos estão a dois pontos do 1º lugar, ocupado pelo adversário de ontem e pelo Benfica. A próxima jornada joga-se a 7 de Junho, com o Sporting a visitar o Centro de Estágio do Seixal.

11 maio, 2007

Sub-18: Convocatória

A Selecção Nacional de Sub-18 vai realizar, nos próximos dias 14 e 15 de Maio, um estágio de preparação tendo em vista a participação no Torneio Internacional de Lisboa.
Do Sporting Clube de Portugal foram chamados os seguintes atletas: Jorge Abreu, Adrien Silva, André Santos, Bruno Matias e Marco Matias.

Sub-16: Portugal 3- Polónia 1

A Selecção Nacional de Sub-16 venceu a Polónia por 3-1, no segundo jogo de preparação que, desta feita, decorreu em Tondela.
Os leõezinhos Ruben Luís, Nuno Reis (cap.), Luís Almeida e Luís Oliveira foram titulares enquanto Cedric Soares foi suplente utilizado.

09 maio, 2007

Sub-20: Convocatória

José Couceiro chamou 26 jogadores para um estágio de preparação que decorrerá de 14 a 16 de Maio. Foram chamados os seguintes atletas ligados ao Sporting: Mário Felgueiras, Emídio Rafael, Fernando Ferreira e Carlos Saleiro.

Sub-16: Portugal 0 - Polónia 2

Os sub-16 perderam 2-0 com a Polónia, no primeiro dos dois jogos particulares. Nuno Reis (capitão de equipa) e Cedric Soares foram titulares, Luís Almeida e Luís Oliveira foram suplentes utilizados e Rúben Luís não saiu do banco de suplentes. Nuno Reis teve que ser substituído aos 30 minutos devido a lesão.

07 maio, 2007

Juvenis: Belenenses 0 - Sporting 2 (Crónica)

Os juvenis do Sporting deslocaram-se até ao terreno do Belenenses e venceram por 2-0, com os golos a serem apontados por Luís Andrade e Joshua Silva.
Destaque para a presença de Paulo Andrade e dos juvenis não convocados Wilson Eduardo e Diogo Viana.
O Sporting alinhou em 4-3-3 com Nuno Silva na baliza, Cedric Soares a defesa direito, Pedro Mendes e Bruno Simões como dupla de centrais e Michael Santos a defesa esquerdo. Diogo Amado (capitão da equipa) jogou a trinco acompanhado por Diogo Rosado na direita, e André Martins na esquerda. A frente de ataque ficou a cargo de Joshua Silva no meio, Frederico Oliveira na ala direita e Luís Andrade na ala esquerda. No banco de suplentes estiveram o guarda-redes Pedro Miranda, o defesa Filipe Paiva, os médios André Sousa e Vasco Oliveira e os avançados Rui Magalhães e André Gonçalo.
Da esquerda para a direita: Diogo Rosado, André Martins, Cedric Soares, Luís Andrade, Joshua Silva, Frederico Oliveira, Michael Santos, Bruno Simões, Pedro Mendes, Nuno Silva e Diogo Amado.
Resumo da 1ª parte:
Num relvado ainda em muito mau estado, os primeiros minutos da partida foram de alguma indefinição, com ambas as equipas a estudarem-se. O Sporting chegou ao golo muito cedo, logo ao minuto 7, através de Luís Andrade. Frederico Oliveira cruzou da direita e Luís Andrade rematou à entrada da área, rasteiro e certeiro, fazendo o 1-0. A defesa do Belenenses mostrou-se demasiado passiva, enquanto observava o lance. Três minutos depois, Luís Andrade teve nova oportunidade mas a bola foi tocada por um defesa e saiu. Do canto consequente, Diogo Amado cabeceou por cima.
O Belenenses reagiu bem ao golo sofrido e Fredy rematou à barra da baliza, na conversão de um livre directo. Nuno Silva estava batido. O Belenenses insistiu no ataque mas Cedric Soares resolveu uma situação que podia ter sido aflitiva. Era a equipa azul que mandava na partida, nesta fase. Aos 27 minutos dá-se a primeira alteração no Sporting. Diogo Amado, vítima de uma entrada dura de um adversário (que viu o cartão amarelo), saiu do campo entrando para o seu lugar André Sousa. André Martins passou para trinco, assumindo igualmente a braçadeira de capitão. O Belenenses dispôs de mais uma ocasião à passagem da meia hora, mas a bola saiu ao lado da baliza.
O Sporting já não atacava há largos minutos quando Frederico Oliveira subiu pelo lado direito com a bola controlada.

Na sequência do lance, Frederico Oliveira foi desarmado e a bola sobrou para Diogo Rosado. Este cruzou e Joshua Silva cabeceou para o 2-0. Estavam decorridos 36 minutos. O intervalo não tardou.

Resumo da 2ª parte:

Os primeiros instantes do 2º tempo mostraram um jogo mais equilibrado mas rapidamente foi o Belenenses que tomou conta do jogo enquanto o Sporting se limitava a gerir a confortável vantagem. Aos 50 minutos saiu Diogo Rosado e entrou Vasco Oliveira. O Belém continuava com mais iniciativa mas sem criar oportunidades dignas desse nome. A excepção ocorreu entre os 58 e os 63 minutos, onde os azuis do Restelo literalmente ocuparam o nosso meio campo, exercendo grande pressão sobre a nossa área. Neste período, Nuno Silva e o quarteto defensivo tiveram muito que fazer.

Aos 69 minutos, passada esta fase de maior assédio, saiu Frederico Oliveira e entrou Rui Magalhães para a mesma posição. Ao minuto 71, André Martins bateu um livre directo, a bola bateu na barreira e mudou de direcção. No entanto, o guardião adversário ainda conseguiu defender. O Sporting tinha finalmente sacudido a pressão e deixou o tempo correr até ao final do desafio.

Os jogadores leoninos, agradecendo o apoio.

Vitória justa do Sporting por 2-0, embora o Belenenses tenha feito por merecer o golo.

Juvenis: Belenenses 0 - Sporting 2 (Apreciações)

Trio de Arbitragem – Fez um trabalho regular, em jogo fácil de dirigir.
Belenenses – A equipa azul fez uma prestação positiva mostrando uma boa ligação entre os sectores. No entanto, a defesa mostrou-se algo permissiva nos golos sofridos. O Belenenses nunca desistiu de marcar o seu tento de honra chegando mesmo a criar algumas ocasiões de perigo. Neste capítulo destaque para Fredy e Pipas.
Sporting – Não fez um grande jogo. Tendo chegado cedo à vantagem no marcador, limitou-se depois a jogar o quanto baste para controlar e gerir essa mesma vantagem. A equipa passou largos períodos do jogo sem conseguir atacar mas, por outro lado, soube-se defender muito bem.
Nuno Silva – O nosso guarda-redes foi posto à prova em algumas ocasiões, sobretudo no segundo tempo. Revelou-se motivado resolvendo as situações com intervenções seguras.
Cedric Soares – Uma das melhores exibições desta partida. O jovem atleta foi bastante eficiente e combativo nas tarefas defensivas e tentou sempre combinar da melhor maneira com o seu parceiro da ala direita. No segundo tempo teve mais dificuldades em suster as iniciativas adversárias, embora nunca tenha virado a cara à luta.
Pedro Mendes – Revelou eficácia nos cortes e desarmes, embora por vezes de forma pouco ortodoxa. Evidenciou boa capacidade de antecipação e qualidade no jogo aéreo.
Bruno Simões – Mais discreto que o seu colega de sector, melhorou na segunda parte tendo estado mais interventivo e controlando quase sempre bem a sua área de acção.
Michael Santos – O MVP!! Apesar de não se ter aventurado muito no ataque, foi praticamente intransponível no aspecto defensivo. Mostrou-se seguro e destemido na abordagem aos lances, não dando qualquer chance aos adversários.
Diogo Amado – Exibição esforçada mas sem o fulgor habitual. O nosso capitão pareceu-nos hoje algo desgastado. Saiu por lesão após uma entrada mais dura, ainda no primeiro tempo.
André Martins – Evidenciou a sua grande capacidade de trabalho no meio campo quer a construir jogadas quer, e sobretudo, a recuperar bolas. Incansável!
Diogo Rosado – Exibição esforçada num campo cujas condições não lhe permitiram exibir os seus atributos técnicos. Trabalhou defensivamente em prol da equipa e tentou combinar sempre da melhor forma com os colegas da frente, roubando bolas e fazendo bons passes. Fez a assistência para o 2º golo.
Frederico Oliveira – Fez a assistência para o 1º golo leonino. De resto, a sua exibição foi discreta. Tentou dinamizar o seu flanco sem grande sucesso, não mostrando as características adequadas para a posição de ala.
Joshua Silva – Marcou o segundo golo da partida com um bom gesto técnico, de cabeça. Embora se tenha esforçado e tentado vir atrás buscar jogo, pareceu pouco móvel ou algo lento para a posição que ocupa.
Luís Andrade – Sem ter realizado uma grande prestação, foi o jogador que mais dinamizou o jogo pelas alas. Marcou um golo e tentou sempre provocar desequilíbrios.
André Sousa – Entrou para o lugar de Diogo Amado mas teve uma prestação discreta. Não foi eficaz na transição defesa-ataque.
Vasco Oliveira – Não entrou muito bem na partida, tendo demorado a entrosar-se na manobra da equipa.
Rui Magalhães – Um par de arranques em velocidade pela ala direita e pouco mais.

06 maio, 2007

Iniciados: FC Porto 2 - Sporting 1

O Sporting deslocou-se ao campo do Futebol Clube de Porto na primeira jornada da fase final e foi derrotado por 2-1.
O único tento leonino foi marcado pelo defesa central Miguel Serôdio.

05 maio, 2007

Juniores: Boavista 1 - Sporting 1

O Sporting empatou a uma bola no terreno do Boavista, em jogo a contar para a 2ª jornada da fase final do campeonato. Marco Matias marcou o golo leonino e acabaria por ser expulso, tal como o seu companheiro João Gonçalves, ambos por acumulação de cartões amarelos.

04 maio, 2007

Sub-16: Convocatória

Paulo Sousa chamou 20 jogadores para o duplo confronto com a selecção da Polónia, na próxima semana. Do Sporting foram chamados cinco leõezinhos: Ruben Luis, Nuno Reis, Cédric Soares Luís Oliveira e Luís Almeida.

02 maio, 2007

Juniores: Sporting 1 - Benfica 0 (Crónica)

O Sporting recebeu o Benfica e venceu por 1-0, com um golo de João Martins. Como se previa, verificou-se uma grande enchente na Academia para assistir à jornada inaugural da fase final do campeonato de juniores. Entre as várias pessoas presentes na assistência, destaque para as presenças de Filipe Soares Franco, Dias Ferreira, Miguel Ribeiro Telles, Carlos Freitas, Pedro Mil Homens, Paulo Bento, Carlos Pereira, Jean Paul, António Carraça, José Couceiro, Rui Caçador, alguns juniores não convocados, vários jogadores dos juvenis, Bruno Pereirinha, Paulo Renato, Tomané, David Caiado e Rui Correia.

João Martins e João Gonçalves (de colete azul), Yannick Pupo, André Pires e Marco Matias (de camisola verde).

O Sporting jogou em 4-3-3 com Rui Patrício na baliza, João Gonçalves a defesa direito, Daniel Carriço (capitão de equipa) e Tiago Pedrosa formaram a dupla de centrais e Tiago Pinto foi o defesa esquerdo. O trio do meio campo foi composto por João Martins a trinco, André Pires descaído sobre o lado esquerdo e Adrien Silva sobre o lado direito. O trio mais ofensivo foi composto por Alison no flanco esquerdo, Marco Matias no flanco direito e Ricardo Nogueira no meio. No banco de suplentes estiveram o guarda-redes Tiago Jorge, os defesas Vasco Campos e Jorge Abreu, o médio Yannick Pupo e os avançados Vivaldo Arrais, Sebastião Nogueira e André Cacito. O trio de arbitragem veio de Lisboa.

Da esquerda para a direita: Daniel Carriço, Rui Patrício, João Gonçalves, Adrien Silva, Tiago Pinto, Marco Matias, Alison, Tiago Pedrosa, Ricardo Nogueira, André Pires e João Martins.

Resumo da 1ª parte:

O Sporting tentou de imediato assumir o controlo do jogo. No entanto, foi o Benfica a primeira equipa a criar perigo a partir de uma desatenção de Tiago Pedrosa. A bola ficou à mercê do ataque encarnado mas Rui Patrício, muito atento, salvou a situação. No minuto imediato, o SCP respondeu por João Martins mas o seu remate saiu por cima. A partir desta altura começou a chover, situação que se manteve quase sempre ao longo do jogo. O Sporting voltou à carga com a intenção de mandar no desafio mas o Benfica reagiu de pronto e acercou-se da área leonina com perigo. Aí foi Daniel Carriço que não permitiu quaisquer veleidades ao adversário. A partir dos 15 minutos o jogo entrou numa fase mais dividida. Aos 23 minutos André Carvalhas rematou ao lado da baliza de Rui Patrício mas logo a seguir o nosso guardião teve mais uma boa intervenção.

O jogo disputou-se sempre muito mais pelo meio e pouco pelas alas. Á passagem da meia hora, era o Sporting que tinha mais iniciativa mas não conseguia provocar perigo. Ao minuto 29, criámos a primeira grande ocasião de golo, com um cruzamento da esquerda de Tiago Pinto para cabeceamento ao lado de Ricardo Nogueira. Aos 37 minutos, numa jogada iniciada por Adrien Silva, Marco Matias apareceu isolado mas o guarda-redes Daniel Casaleiro defendeu. Um minuto mais tarde o Sporting chegou ao golo. João Martins apontou brilhantemente um livre directo frontal e a bola entrou no ângulo superior esquerdo da baliza.

http://www.youtube.com/watch?v=CUqD1fGK4xg

Até ao intervalo, destaque para mais uma defesa de Rui Patrício que impediu o empate. O jogo foi dominado pelo signo do equilíbrio, com um ligeiro sinal mais do SCP.

Resumo da 2ª parte:

O Sporting entrou mais forte no segundo tempo. Aos 52 minutos, João Gonçalves rematou ao lado, após a marcação de um livre indirecto. No minuto seguinte, Sami encaminhou-se isolado para a nossa área mas Rui Patrício saiu e conseguiu estorvar a acção do dianteiro encarnado. A bola acabou por sair pela linha final. Aos 59 minutos, Ricardo Nogueira cruzou da direita e Marco Matias, sozinho na área, rematou por cima, desperdiçando uma clamorosa oportunidade de aumentar o marcador. De seguida, foi Ricardo Nogueira que rematou ao lado, após um bom passe de Adrien Silva. O Sporting buscava o 2º golo, que lhe daria mais tranquilidade.

O Benfica fez entrar Patafta e Jeremic na tentativa de dar a volta aos acontecimentos. A equipa encarnada jogava apenas em contra-ataque, tentando surpreender a defensiva leonina. Aos 70 minutos, Sami cabeceou ao lado da nossa baliza. Aos 73 minutos, saiu João Gonçalves e entrou Vasco Campos. Dois minutos depois, José Lima fez nova alteração com a saída de Marco Matias e a entrada de Sebastião Nogueira. Aos 79 minutos, Yu Dabao marcou mas estava em fora de jogo, tendo o golo sido anulado.

Aos 81 minutos, o central encarnado Nuno Ferreira surgiu isolado perante Rui Patrício mas este, mais uma vez, saiu e agarrou a bola. Dois minutos mais tarde saiu Alison e entrou Yannick Pupo. O SCP passava a jogar com quatro unidades no meio campo, atrás de Ricardo Nogueira e Sebastião Nogueira. O SLB acentuava a pressão na tentativa de chegar ao precioso empate mas foi o SCP que construiu nova oportunidade. Ao minuto 87, André Pires desmarcou Yannick Pupo e este, isolado, rematou para defesa de Daniel Casaleiro para canto. No seguimento do mesmo, Tiago Pedrosa cabeceou por cima. O Sporting insistiu com nova jogada mas ninguém aproveitou um bom cruzamento da direita. Os quatro minutos de desconto prolongaram-se para seis e nada de relevante aconteceu.

Os jogadores leoninos agradecendo o apoio do público.

Vitória justa e sofrida do Sporting por 1-0.

No próximo dia 5 de Maio o Sporting desloca-se até à cidade do Porto para defrontar o Boavista.

Juniores: Sporting 1 - Benfica 0 (Apreciações)

Trio de arbitragem – Fez um mau trabalho. Deixou passar algumas faltas em claro assim como cartões amarelos. Prolongou em demasia o período final de descontos.
Benfica – Jogou declaradamente em contra-ataque, dando a iniciativa de jogo ao adversário. A defesa e o meio campo mostraram consistência e capacidade de disputar bem o jogo (por vezes de forma dura) mas, no entanto, o ataque foi pouco produtivo. Importa destacar o médio ofensivo André Carvalhas e o central Miguel Vítor.
Sporting – Após um bom primeiro tempo, na segunda parte a equipa mostrou-se mais desorganizada e com os sectores pouco ligados. Contudo, o Sporting foi sempre a equipa que mais dominou e que mais oportunidades de golo criou.
Rui Patrício – O MVP!! Perante um adversário mais perigoso, o nosso guarda-redes foi confrontado com alguns lances aos quais respondeu sempre com intervenções seguras e de grande nível. Foi decisivo para garantir a inviolabilidade da baliza e, consequentemente, a vitória final.
João Gonçalves – Tentou subir no terreno mas o muito trabalho defensivo a que foi sujeito impediu-o de atacar como gosta e sabe. Teve algumas dificuldades para suster as investidas adversárias e, no segundo tempo, acabou por ser substituído.
Daniel Carriço – Uma das melhores exibições da tarde. Apesar dos condicionalismos físicos, jogou com a habitual entrega e eficácia defensiva anulando o ataque adversário.
Tiago Pedrosa – Não foi feliz no primeiro tempo, tendo protagonizado um par de situações que podiam ter comprometido a baliza verde e branca. Na segunda parte apresentou-se mais seguro e confiante nos cortes e desarmes.
Tiago Pinto – Das melhores unidades em campo. Fez uma primeira parte a todo o gás, subindo e descendo constantemente pelo seu flanco. Foi dos que mais cruzou e combinou com os colegas, dinamizando a manobra ofensiva da equipa. No segundo tempo manteve a mesma toada, embora com menos fulgor.
João Martins – O nosso trinco esteve hoje melhor que nas partidas anteriores. Mostrou grande disponibilidade física e persistência na luta a meio campo, que foi onde se desenrolou grande parte do jogo. No segundo tempo pareceu algo desgastado embora não virando a cara à luta. Marcou o golo da vitória, de livre directo, com uma primorosa execução.
Adrien Silva – Outra das grandes prestações do dia. Exibiu a habitual entrega e empenho procurando desmarcar sempre os seus companheiros. Foi ele que iniciou a grande maioria das jogadas de ataque leoninas, tendo também ajudado nas tarefas defensivas.
André Pires – Um jogo à sua medida, onde pôde evidenciar as suas características de “carregador de piano”. Trabalhou incansavelmente pela recuperação da bola tendo dado muita luta ao meio adversário.
Marco Matias – Exibição esforçada e sofrida visto que foi o principal alvo da dureza dos encarnados. Teve várias iniciativas pelo flanco que nem sempre tiveram a melhor sequência, dada essa forte marcação a que foi sujeito.
Alison – Passou ao lado do jogo, agarrando-se demasiado à bola e nunca conseguindo dar o melhor seguimento aos lances.
Ricardo Nogueira – Depois de um primeiro tempo discreto, melhorou na segunda parte vindo atrás buscar jogo. Foi autor de alguns remates e cabeceamentos e interveio nas jogadas de maior perigo.
Vasco Campos – Entrou para dar maior consistência à defesa leonina e cumpriu.
Sebastião Nogueira – Entrou para dinamizar o jogo pelas alas, não sendo muito bem sucedido.
Yannick Pupo – Falhou uma oportunidade clara de golo e procurou solicitar os companheiros.