02 abril, 2006

Juniores: Sporting 4 - Marítimo 0 (Crónica)

Numa tarde muito agradável, foram muitos os adeptos do Sporting que compareceram na Academia, para assistir ao jogo que opôs a equipa leonina contra o Marítimo. A equipa do Funchal também tinha alguns adeptos presentes. Entre a assistência, registámos a presença de José Manuel Torcato, Jean Paul, Gonçalo Bruno e dos juniores não convocados: Tiago Jorge, Daniel Carriço, Marco Lança, Zezinando, Alison, David Caiado e Ricardo Nogueira.
Eis os nossos jogadores à saída do aquecimento. Em primeiro plano, da esquerda para a direita, estão Bruno Pereirinha, Sebastião Nogueira e André Nogueira. Atrás está Pedro Celestino e mais atrás estão João Martins, Fábio Paim, Tiago Pinto e Diogo Tavares.
O Sporting apresentou-se em 4-3-3, com Rui Patrício na baliza, André Nogueira (ontem foi capitão de equipa) a defesa direito, Tiago Pires e Paulo Renato como dupla de centrais e Tiago Pinto a defesa esquerdo. A linha de meio campo apresentou Pedro Celestino a trinco, Bruno Pereirinha sobre a esquerda e João Martins sobre a direita. A linha da frente foi composta por Sebastião Nogueira na direita, Diogo Tavares no meio e Fábio Paim na esquerda. O banco do Sporting apresentou o guarda-redes juvenil André Marques, os defesas Simão Coutinho, Vasco Campos e André Marques, os médios João Gonçalves e André Pires e o avançado Tomané. O trio de arbitragem veio de Leiria.
O capitão André Nogueira durante a escolha de campo.

Da esquerda para a direita: André Nogueira (capitão), Rui Patrício, Pedro Celestino, Diogo Tavares, Tiago Pires, Sebastião Nogueira, Fábio Paim, Tiago Pinto, Paulo Renato, Bruno Pereirinha e João Martins.

O jogo começou muito movimentado, com o Marítimo a tentar responder de pronto às iniciativas do Sporting, procurando jogar de igual para igual. Daí que a bola tenha circulado facilmente entre as duas grandes áreas, nos instantes iniciais da partida. O primeiro lance de perigo surgiu ao minuto 4, com Fábio Paim a desmarcar Diogo Tavares sobre o lado esquerdo. O ponta de lança entrou na área e rematou para defesa do guardião madeirense para canto. O mesmo Diogo Tavares rematou à figura do guarda-redes após um bom passe de Bruno Pereirinha, poucos instantes depois. O perigo mantinha-se por perto da área adversária com Diogo Tavares a fazer um cruzamento tenso da direita a que ninguém correspondeu.

O Marítimo reagiu apenas aos 9 minutos, através de um livre directo que saiu por cima da baliza de Rui Patrício. A partir deste momento, o Sporting tomou rapidamente conta do desafio, tendo o Marítimo procurado retardar ao máximo o golo leonino, e apostado somente no contra-ataque. Aos onze minutos foi André Nogueira que desceu pelo seu flanco e efectuou um cruzamento perigoso. À passagem do quarto de hora, o Marítimo encetou um contra-ataque. Tiago Pinto falhou a intersecção e Tiago Pires viu-se forçado a fazer falta sobre o atacante maritimista que se tentava isolar, tendo acabado por ver o cartão amarelo. Do livre não resultou perigo para Rui Patrício.

Aos 18 minutos, Fábio Paim rematou à baliza para nova defesa do guarda-redes. O Marítimo tentava voltar a repor algum equilíbrio mas a pressão leonina já se fazia sentir, embora o perigo fosse apenas relativo. Em jogada de insistência, Fábio Paim rematou novamente para uma bela defesa para canto, por parte do guardião insular. Aos 31 minutos, um cruzamento da direita de Sebastião Nogueira proporcionou um cabeceamento a Diogo Tavares mas a bola saiu ao lado. Pouco depois, João Martins desferiu um remate em arco muito bonito, na meia lua, para uma nova defesa do guarda-redes para canto. Tiago Pinto também tentou a sua sorte com um remate de longe mas que saiu por cima. O Sporting tentava o tudo por tudo para inaugurar o marcador. Diogo Tavares teve uma boa iniciativa já dentro da grande área mas ninguém acorreu ao seu passe. Ao minuto 43, Sebastião Nogueira, sempre muito combativo, recuperou uma bola na intermediária madeirense, junto à linha lateral. Progrediu imediatamente no terreno, lançando Bruno Pereirinha na direita. Este, já perto da linha de fundo, fez um cruzamento bem medido para a área, onde apareceu Diogo Tavares a concluir, de primeira, com um remate na passada. Estava feito o 1-0 e a alegria chegava à Academia, já à beirinha do intervalo.

Os festejos do golo inaugural.

O segundo tempo começou com uma ocasião de golo para o Marítimo. Tiago Pires fez um atraso demasiado curto para Rui Patrício e um avançado madeirense tentou chegar à bola. Todavia, Rui Patrício foi mais rápido e cortou com os pés. Logo depois, o jogo começou a ficar sentenciado. Corria o minuto 50 quando André Nogueira recebeu a bola de Sebastião Nogueira e progrediu pelo meio do meio campo do Marítimo, tendo ultrapassado os adversários que lhe apareceram pela frente. Entrou na grande área, isolado, e rematou com a parte de fora do pé, em arco, para o lado esquerdo do guarda-redes, fazendo o 2-0, de forma magnífica! O Sporting insistia e Sebastião Nogueira, com um bom passe, isolou Fábio Paim que rematou em arco mas a bola saiu ao lado. A primeira substituição ocorreu aos 54 minutos, com a saída de Sebastião Nogueira e a entrada de Tomané que foi jogar a ponta de lança, passando Diogo Tavares para extremo-direito.

Aos 57 minutos, um passe teleguiado de Bruno Pereirinha isolou João Martins, à entrada da grande área, que não teve dificuldade em rematar para o fundo das redes, fazendo o 3-0. Um par de minutos mais tarde, foi o central Tiago Pires a rematar para mais uma defesa para canto. O Sporting passou então a jogar mais tranquilo, mas sempre a dominar a partida por completo. Aos 69 minutos saíram Tiago Pinto e Fábio Paim (após ter sofrido uma entrada mais dura) e entraram Vasco Campos (para lateral esquerdo) e André Pires (um regresso após lesão, para o meio campo), passando o Sporting a jogar em 4-4-2, com Tomané e Diogo Tavares como dupla de pontas de lança.

Aos 74 minutos, o Sporting teve um bom lance de ataque que culminou com um remate de Bruno Pereirinha que o guarda-redes defendeu, aparecendo André Pires na recarga mas com o guardião adversário a corresponder com nova defesa. Aos 77 minutos, Diogo Tavares cruzou da direita, com perigo, mas ninguém chegou à bola. Cinco minutos mais tarde, o mesmo Diogo Tavares rematou em arco com a bola a sair ao lado. Aos 84 minutos, fecharam-se as contas do marcador em 4-0, com Tomané a corresponder com um remate certeiro a um cruzamento de Diogo Tavares feito do lado esquerdo. Nada mais de relevante sucedeu até ao final da partida.

À saída do campo, vemos Pedro Celestino, seguido de Diogo Tavares, Paulo Renato, Bruno Pereirinha, Rui Patrício e André Nogueira, despedindo-se do trio de arbitragem.

Vitória justa do Sporting por 4-0.

1 Comentários:

Às 3/4/06 21:23 , Blogger GreenPower disse...

Foi só mais do mesmo! Excelente Vitória!!! Saudações Leoninas!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial