27 agosto, 2006

Juniores: Sporting 1 - Estrela da Amadora 1 (Crónica)

O Sporting recebeu o Estrela da Amadora e empatou a uma bola. Numa tarde bonita mas ventosa, o público que se deslocou à Academia assistiu a uma partida quase sempre mal jogada. Entre o público presente, para além das figuras habituais, estiveram os ex-juniores David Caiado e Zezinando que aproveitaram para matar saudades e apoiar os seus ex-colegas. Estavam acompanhados por Rui Correia, ex-guarda-redes leonino e actual companheiro de equipa no Estoril Praia. A maioria dos juniores não convocados também marcou presença. Aqui há que destacar o defesa central Jorge Abreu que estava de muletas, o que significa que não será opção para as próximas semanas. O lateral esquerdo Ronny também assistiu à primeira parte do jogo.
O Sporting jogou em 4-3-3, com Rui Patrício na baliza, João Gonçalves a defesa direito, Daniel Carriço e Marco Lança como dupla de centrais e Vasco Campos a defesa esquerdo; João Martins jogou a trinco, André Pires descaído sobre o lado esquerdo e Adrien Silva sobre a direita; Alison jogou na ala esquerda, Fábio Paim na direita e Ricardo Nogueira no meio. No banco de suplentes estiveram o guarda-redes André Martins, os defesas Rui Figueiredo e Tiago Pedrosa, o médio André Santos e os avançados Vivaldo Arrais, Bruno Matias e André Cacito. Na presente temporada o capitão de equipa será Daniel Carriço. O trio de arbitragem veio de Santarém.
O onze titular do Sporting apresentou alguns equívocos, em nossa opinião. João Gonçalves jogou a defesa direito, ele que é um médio de inegáveis recursos técnicos. Essa situação obrigou Vasco Campos a jogar a defesa esquerdo, ele que é defesa direito. Rui Figueiredo estava disponível para lateral direito e assim, só se jogaria com um lateral adaptado. Deste modo, jogámos com dois. João Martins jogou a trinco e Adrien Silva, um pouco mais à sua frente, sobre o lado direito. Devia ser o inverso mas Luís Martins emendou esse erro na 2ª parte.
Daniel Carriço no cumprimento das suas funções.

Da esquerda para a direita, o primeiro onze oficial da época: Daniel Carriço, Rui Patrício, Adrien Silva, João Gonçalves, Alison, Vasco Campos, Marco Lança, Fábio Paim, Ricardo Nogueira, André Pires e João Martins.

Resumo da 1ª parte:

O Sporting teve um início de partida agradável, procurando tomar rapidamente conta do jogo. Fábio Paim foi o primeiro a abrir as hostilidades, rematando ao lado nos minutos iniciais. Ao longo do primeiro quarto de hora, tivemos mais posse de bola e maior domínio territorial mas sem provocar muito perigo. O Estrela da Amadora equilibrou então as operações levando o jogo mais para a zona do meio campo. Os estrelistas beneficiaram de um livre directo frontal mas Rui Patrício correspondeu com uma boa defesa para canto. O ataque leonino foi quase sempre inofensivo, as excepções foram um cruzamento da esquerda de João Martins com João Gonçalves a cabecear ao lado em salto de peixe; um cruzamento da esquerda de Fábio Paim ao qual ninguém correspondeu, com a bola a atravessar a pequena área sem ninguém lhe tocar. De resto, a maior parte dos cruzamentos para a área não levaram qualquer perigo para as redes estrelistas. Fábio Paim era o jogador leonino que mais perigo provocava, sobretudo no flanco esquerdo. A melhor oportunidade de golo pertenceu-lhe, aos 32 minutos, isolado por Alison no lado esquerdo da grande área. Paim optou por rematar em arco, com a bola a sair ligeiramente ao lado do poste. O Sporting pressionou um pouco mais até ao intervalo, destacando-se um cabeceamento de Ricardo Nogueira, após livre batido por João Martins, mas sem sucesso.

Resumo da 2ª parte:

Ao intervalo, Luís Martins procedeu a uma alteração táctica. Adrien Silva passou para trinco e João Martins passou para o lado direito do meio campo. Em consequência da troca, o meio campo tornou-se mais dinâmico. O Estrela da Amadora chegou ao golo aos 51 minutos. O central Thiago, isolado no coração da área, cabeceou uma bola batida de um livre do lado esquerdo, apanhando toda a defesa desprevenida. Rui Patrício não teve hipótese de defesa. O SCP tentou reagir de pronto ao golo sofrido, com João Martins a bater um livre directo mas a bola saiu por cima. O ataque do Sporting continuava a revelar-se muito inconsequente. Luís Martins mexeu então na equipa. Quanto a substituições, saíram André Pires, Alison e Vasco Campos e entraram, respectivamente, Bruno Matias, Vivaldo Arrais e André Cacito. O Estrela da Amadora defendia-se bem, na tentativa de segurar a vantagem preciosa, recorrendo ao anti-jogo, como é habitual nestas situações. O SCP insistia mas só a dez minutos do fim é que criou uma oportunidade de golo digna desse nome. Fábio Paim cruzou da direita e Bruno Matias, dentro da pequena área, rematou à malha lateral. A pressão acentuava-se cada vez mais com o Sporting a tentar chegar ao empate, mas ainda assim, de forma muito precipitada e inoperante. André Cacito falhou um remate à boca da baliza, após cruzamento de Paim da direita; João Martins marcou um outro livre directo mas o guardião estrelista Marcelo defendeu. No período de cinco minutos de desconto, o Sporting acabou por empatar. Fábio Paim cruzou novamente do lado direito e Marcelo, ao sair para encaixar a bola, colocou mal os braços e meteu a bola dentro da própria baliza. De forma caricata, estava feito o empate. Até ao apito final, o Sporting tentou ainda chegar à vitória mas o discernimento já não era muito. Destaque somente para mais um remate de André Cacito ao lado.

Resultado justo e adequado ao que se passou dentro das quatro linhas.

2 Comentários:

Às 27/8/06 23:24 , Anonymous Anónimo disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
Às 27/8/06 23:26 , Anonymous Anónimo disse...

Informo que coloquei um link do blog LEÕEZINHOS EM ACÇÃO em O LEÃO DA ESTRELA - UM BLOG SPORTINGUISTA PARA QUEM GOSTA DE FUTEBOL E DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.

Consultem em http://oleaodaestrela.blogspot.com

Participem com as vossas críticas e sugestões.

Obrigado!

Saudações sportinguistas!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial