03 dezembro, 2006

Juniores: Sporting 4 - Belenenses 0 (Crónica)

O Sporting recebeu a visita do Belenenses e venceu por uns esclarecedores 4-0, com dois golos em cada parte. Marcaram Ricardo Nogueira, um jogador azul na própria baliza, Yannick Pupo e Sebastião Nogueira.
Esteve muita gente hoje na Academia, dado o jogo ser entre duas equipas classificadas nos primeiros lugares da tabela. Importa referir que este foi o último jogo de Luís Martins como treinador dos juniores leoninos. Entre os presentes para assistir à partida, estiveram Paulo Bento, Carlos Pereira, Leonel Pontes, Ricardo Peres, João Aroso, Pedro Barbosa, Miguel Ribeiro Telles, Pedro Mil Homens, Jean Paul e José Manuel Torcato. Também vimos o roupeiro Paulinho antes do início da partida.
Na equipa do Belenenses, há que destacar as presenças de jogadores que já passaram pelo Sporting como Marco Pinto, Pedro Coelho, João Salgado, Ivo Ribeiro e Filipe Muendo. O lateral esquerdo Carlos Alves é internacional sub-19. Rui Jorge não se sentou no banco de suplentes devido ao cumprimento de castigo, mas esteve a assistir ao jogo do lado contrário ao dos bancos de suplentes.
O Sporting é também uma escola de amizades. O guarda-redes do Belenenses Marco Pinto, campeão nacional de juvenis pelo SCP em 2004/05, com o leão Sebastião Nogueira.

A nossa equipa apresentou-se no habitual 4-3-3 com Rui Patrício na baliza, Vasco Campos a defesa direito, Daniel Carriço e Marco Lança como defesas centrais e Tiago Pinto a lateral esquerdo; João Martins jogou a trinco, João Gonçalves descaído sobre o lado esquerdo e André Pires sobre o lado direito; Fábio Paim jogou na ala direita, Alison encarregou-se do flanco esquerdo e Ricardo Nogueira fixou-se na frente de ataque. No banco de suplentes estiveram o guarda-redes Tiago Jorge, os defesas Rui Figueiredo e Jorge Abreu, os médios Yannick Pupo e Adrien Silva e os avançados Sebastião Nogueira (uma estreia esta época nas convocatórias) e Bruno Matias. O trio de arbitragem veio de Portalegre.

Da esquerda para a direita e de cima para baixo: Daniel Carriço, Marco Lança, Alison, João Martins, Ricardo Nogueira e Rui Patrício; Fábio Paim, Tiago Pinto, André Pires, Vasco Campos e João Gonçalves.

Resumo da 1ª parte:

A primeira jogada do desafio foi um ataque perigoso do Belenenses pelo lado direito, que obrigou Rui Patrício a mostrar imediatamente serviço, saindo da área e pontapeando a bola para fora. O Belenenses teve uma entrada muito forte na partida, provocando perigo nas suas jogadas pelas alas. Numa delas, logo aos 3 minutos, Filipe Muendo tentou isolar-se e foi derrubado por Vasco Campos, que viu o cartão amarelo. Alison foi o primeiro a tentar inverter o ritmo da partida, rematando à baliza mas com Marco Pinto a defender. Aos 9 minutos, surgiu o golo inaugural. Jogada pelo lado esquerdo do ataque leonino, com Alison a passar a bola para Fábio Paim e este serviu Ricardo Nogueira à entrada da área. O ponta de lança rematou forte e muito colocado, com a bola a entrar mesmo junto ao poste direito da baliza. Estava feito o 1-0 e os jogadores foram dedicar o golo a Luís Martins, em jeito de despedida.

O rumo do jogo alterou-se e o Sporting arrancou para uma boa exibição, com momentos de muito bom futebol. Aos 20 minutos, Alison teve uma iniciativa pelo lado direito, cruzou para a área e o defesa João Paulino cabeceou para dentro da própria baliza. Marco Pinto não teve hipótese de defesa e era o 2-0 para o Sporting. Com estes dois golos, o Sporting tomou definitivamente conta do jogo, não dando quaisquer hipóteses de reacção ao Belenenses. Aos 24 minutos, Ricardo Nogueira dispôs de uma boa ocasião, aparecendo isolado perante Marco Pinto mas permitiu a sua defesa.

O Sporting circulava muito bem a bola e João Gonçalves, à passagem da meia hora, teve uma iniciativa individual em que progrediu pelo meio campo azul e rematou por cima. Logo de seguida, foi Vasco Campos que teve uma arrancada pelo flanco direito, servindo André Pires que falhou à boca da baliza. Aos 40 minutos, Daniel Carriço viu o cartão amarelo por ter derrubado Filipe Muendo. Do livre não resultou perigo para a área verde e branca. Rui Patrício recolheu a bola, chutou-a para o meio campo contrário e isolou Ricardo Nogueira que rematou com a bola a rasar o poste da baliza. Pouco antes do intervalo, de salientar uma recuperação de bola de Daniel Carriço que encarregou-se ele próprio de iniciar um contra-ataque rápido, servindo Fábio Paim na direita. Este cruzou para o mesmo Daniel Carriço falhar uma boa oportunidade à boca da baliza.

Resumo da 2ª parte:

O SCP voltou a entrar muito bem na partida mas optou por um ritmo um pouco mais lento, desacelerando as operações. A toada era a de controlar a posse de bola e gerir o resultado. Aos 65 minutos, saiu Fábio Paim (lesionado) e entrou Sebastião Nogueira que se estreou neste campeonato, tendo ocupado a mesma posição no terreno. A partida estava agora na sua fase mais desinteressante, não se registando oportunidades de golo. Aos 72 minutos, saiu Alison e entrou Bruno Matias, que foi para o mesmo lugar. Foi Sebastião Nogueira que tentou sacudir um pouco o jogo, rematando de longe mas ao lado. Logo de seguida foi João Gonçalves que visou a baliza. Aos 79 minutos, André Pires teve uma excelente jogada pelo lado esquerdo, entrando pela área adentro e servindo Ricardo Nogueira, que voltou a desperdiçar. A última substituição ocorreu aos 82 minutos, com a saída de André Pires e a entrada de Yannick Pupo. Sebastião Nogueira e João Gonçalves voltaram a visar a baliza de Marco Pinto mas sem sucesso. A um minuto dos 90, Yannick Pupo pegou na bola e, quase sem preparação, rematou forte e de meia distância, fazendo o 3-0. Um golo portentoso que arrancou muitas palmas! Nos 4 minutos de desconto, destaque para um derrube a Sebastião Nogueira dentro da área adversária, que foi sancionado com a correspondente grande penalidade. O próprio Sebastião Nogueira se encarregou de a converter e estabelecer o 4-0 final.

O final da partida e os cumprimentos finais.

Vitória justa do Sporting por 4-0.

2 Comentários:

Às 5/12/06 12:17 , Anonymous Anónimo disse...

boas e o olheiro, venho mais uma vez pedir desculpa pelo que aconteceu, e comunicar que a situaçao esta resolvida e tudo farei para que nao volte a acontecer!

 
Às 5/12/06 23:25 , Blogger Ricardo disse...

Sim, já verifiquei que está resolvida a situação. Obrigado pela tua compreensão.

Saudações Leoninas

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial