07 junho, 2007

Juniores: Benfica 1 - Sporting 1 (Crónica)

O Sporting deslocou-se ao Estádio da Luz para defrontar o Benfica e empatou a uma bola.
Numa tarde de céu pouco nublado e temperatura agradável, o Estádio da Luz recebeu cerca de treze mil e quinhentas pessoas para assistir ao derby dos juniores. Muitos adeptos Sportinguistas compareceram também com destaque para os jovens jogadores juvenis e iniciados do SCP que formaram uma autêntica claque, à falta daquelas que lá deviam ter estado a cumprir o seu papel.
Destaque igualmente para as presenças de Aurélio Pereira, Jean Paul, Pedro Mil Homens, José Manuel Torcato, dos juniores não convocados, de Fábio Paim, e dos ex-jogadores das camadas jovens Simão Coutinho e Sandro Conceição. Da parte do Benfica destaque para António Carraça e Fernando Santos.
O Sporting jogou em 4-3-3 com Rui Patrício na baliza, João Gonçalves a defesa direito, Daniel Carriço (capitão de equipa) e Marco Lança foram a dupla de centrais e Tiago Pinto foi o defesa esquerdo. O trio do meio campo foi composto por João Martins a trinco, André Pires descaído sobre o lado direito e Adrien Silva sobre o lado esquerdo. O trio mais ofensivo foi composto por Alison no flanco esquerdo, Marco Matias no flanco direito e Ricardo Nogueira no meio. No banco de suplentes estiveram o guarda-redes Tiago Jorge, o defesa Tiago Pedrosa, o médio Yannick Pupo e os avançados Vivaldo Arrais, Sebastião Nogueira, Bruno Matias e André Cacito. O trio de arbitragem veio de Setúbal.
A equipa leonina durante o aquecimento.

Da esquerda para a direita: João Martins, André Pires, Ricardo Nogueira, Alison, Adrien Silva, Marco Matias, Tiago Pinto, João Gonçalves, Marco Lança, Rui Patrício e Daniel Carriço.

Resumo da 1ª parte:

Os primeiros minutos da partida foram uma boa amostra daquilo que este jogo viria a ser em largos períodos. Muito equilíbrio, muita luta a meio campo e a bola quase sempre a ser jogada muito longe das balizas. As oportunidades claras de golo foram escassas. O primeiro sinal de perigo veio do Sporting, com Tiago Pinto a cruzar da esquerda aos 11 minutos, mas Ricardo Nogueira não chegou ao lance. O ritmo do jogo estava morno e foi Adrien Silva, que se afirmou desde cedo como a unidade leonina mais em foco, que arriscou um par de remates que levaram algum perigo à baliza à guarda de Daniel Casaleiro. Isto sucedeu aos 26 e 29 minutos.

Aos 33 minutos nova ocasião para o SCP, novamente por Adrien Silva que rematou uma bola perdida, com o central Nuno Ferreira a oferecer o corpo à bola. O guarda-redes Daniel Casaleiro já estava fora do lance. A partir do minuto 35 o Sporting começou a dominar o jogo e a pressionar cada vez mais. O Benfica, através de um rápido contra-ataque, teve uma boa oportunidade aos 37 minutos. Miguel Rosa surgiu isolado mas Rui Patrício defendeu o seu remate e Marco Lança completou o alívio, mandando para canto. Ao minuto 42, Tiago Pinto subiu pelo flanco esquerdo e cruzou para a área. Ricardo Nogueira cabeceou ao primeiro poste e o central Nuno Ferreira fez autogolo, traindo o seu guarda-redes e dando a vantagem de 1-0 ao Sporting. E assim se chegou ao intervalo.

Resumo da 2ª parte:

No segundo tempo, o Benfica entrou de forma rápida e dispôs de imediato de um remate que saiu por cima da baliza. Aos 49 minutos, Sami apareceu isolado no lado direito da grande área mas rematou à malha lateral. A resposta leonina chegou por intermédio de João Martins, de livre directo, mas a bola saiu muito alta. A melhor ocasião de golo do SCP neste 2º tempo surgiu através de Alison que, aos 54 minutos, rematou de calcanhar ao poste esquerdo da baliza do Benfica, aproveitando um bom cruzamento da direita.

O Benfica começou a carregar um pouco mais em busca do empate e o Sporting recuou em demasia no terreno. Lima tardou em fazer as substituições parecendo sempre mais preocupado em segurar o 1-0 em vez de procurar o golo que resolveria o jogo a nosso favor. A 1ª alteração veio apenas aos 72 minutos, com a saída de Alison e a entrada de Vivaldo Arrais, que foi ocupar a mesma posição. A partida voltou ao ritmo lento, com o SLB a jogar mais com o coração do que com a cabeça.

Aos 85 minutos, Lima tirou João Gonçalves e João Martins e fez entrar Tiago Pedrosa e Yannick Pupo. Devido às muitas paragens para assistir jogadores do SCP, o árbitro deu seis minutos de desconto. E foi no segundo desses minutos que o SLB chegou ao empate. Houve um cruzamento para a nossa grande área, o central encarnado Miguel Vítor cabeceou, Rui Patrício defendeu o remate mas já não pôde fazer nada quanto à recarga de Yu Dabao. Estava feito o 1-1.

No tempo que faltou para disputar da partida, Rui Patrício subiu nos pontapés de canto para tentar a sua sorte. O Sporting fez um último esforço para chegar à vitória e Yannick Pupo, no último lance do jogo, rematou já dentro da área mas por cima. Soou o apito final e os jogadores leoninos não esconderam a sua decepção, deixando-se cair no relvado.

O empate acaba por se justificar porque o Benfica perseguiu-o e porque o Sporting pecou por não ter querido prioritariamente resolver o jogo.

No próximo dia 10 de Junho o Sporting recebe o Boavista na Academia.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial