05 novembro, 2006

Juvenis: Belenenses 0 - Sporting 3 (Crónica)

Os juvenis do Sporting deslocaram-se até ao terreno do Belenenses e venceram, de forma categórica, por 3-0. Os golos foram apontados por Januário Jesus, André Gonçalo e Diogo Viana.
Destaque para a presença de José Manuel Torcato, do ex-administrador da SAD leonina Paulo Andrade, do seleccionador nacional de sub-17 Carlos Dinis bem como do já nosso conhecido observador do Chelsea.
O Sporting alinhou em 4-4-2 (desdobrável em 4-1-3-2) com Pedro Miranda na baliza, Vasco Oliveira a defesa direito, Pedro Mendes e Bruno Simões como dupla de centrais e Michael Santos a defesa esquerdo. Diogo Amado (capitão da equipa) jogou a trinco com três unidades à sua frente: Diogo Rosado na direita, Januário Jesus na esquerda e André Sousa no meio. A frente de ataque ficou a cargo de André Gonçalo (mais sobre o meio) e Wilson Eduardo que descaía sobre as alas. No banco de suplentes estiveram o guarda-redes Nuno Silva, o defesa Luís Resende, os médios Luís Carlos e André Martins e os avançados Hugo Fernandes, Diogo Viana e Luís Andrade. O trio de arbitragem veio de Portalegre.
Da esquerda para a direita: Diogo Rosado, Wilson Eduardo, André Gonçalo, Januário Jesus, Bruno Simões, Vasco Oliveira, Michael Santos, André Sousa, Pedro Mendes, Pedro Miranda e Diogo Amado.

Diogo Amado no exercício das suas funções.

Resumo da 1ª parte:

Os primeiros minutos mostraram um Belenenses com maior posse de bola, tentando controlar o jogo e impedir a saída do Sporting para o ataque. A equipa leonina demorou um pouco a entrar no ritmo certo da partida. Só à passagem dos dez minutos o Sporting conseguiu equilibrar as operações, fruto de uma boa circulação de bola, enquanto que o Belenenses se mostrava muito precipitado a sair para o ataque. Não surpreendeu, por conseguinte, o golo inaugural aos 18 minutos. André Sousa lançou Januário Jesus no flanco esquerdo e este, completamente isolado, rematou à entrada da área fazendo o 1-0 com um remate forte e colocado. O Belenenses tentou reagir de pronto e um canto marcado do lado esquerdo, aos 20 minutos, quase que entrava directo na baliza mas Pedro Miranda, muito atento, defendeu. O Sporting continuou a pressionar e André Gonçalo dispôs de uma ocasião mas rematou por cima. Pouco depois foi Diogo Amado que cabeceou ao poste esquerdo da baliza azul. Aos 25 minutos, o autor do golo inaugural, Januário Jesus, lesionou-se num choque com um adversário e teve que ser substituído de pronto. Entrou para o seu lugar Luís Andrade, que foi jogar na ala direita do meio campo, tendo Diogo Rosado passado a ocupar o lugar na ala esquerda. Até ao intervalo, o Sporting continuou a controlar a partida.

Resumo da 2ª parte:

O SCP continuou a mandar na partida e logo no segundo minuto, André Gonçalo isolou-se mas falhou na concretização. Aos 48 minutos, Diogo Rosado arrancou uma magnífica jogada, em velocidade, pelo flanco direito, levando adversários atrás de si. Dentro da área rematou mas não obteve mais do que um canto. Do mesmo, resultou um mau alívio da defesa belenense, com a bola a sobrar para a zona da meia lua. Aí, André Gonçalo não perdoou e rematou forte para o 2-0.

André Gonçalo, abraçado pelos seus companheiros.

O domínio do Sporting era, por esta altura, incontestável. Aos 57 minutos, André Gonçalo saiu para dar o seu lugar a Diogo Viana. Mal este jogador entrou em campo, o SCP desenvolveu um rápido contra-ataque com Wilson Eduardo a conduzir a bola pelo lado esquerdo e a isolar o avançado recém-entrado no lado direito e este, na 1ª vez que tocou na bola, rematou para o fundo das redes fazendo o 3-0. Em seguida, correu para o banco de suplentes, tendo festejado com toda a equipa. De acordo com a informação que consta no site do SCP, foi o seu regresso aos relvados, após cinco meses de ausência por lesão. Assim se compreende a alegria que contagiou toda a equipa. Com a vitória assegurada, bastou gerir o resultado. Aos 62 minutos, Diogo Amado deu o seu lugar a André Martins, que ocupou a mesma posição. A braçadeira de capitão passou para o central Bruno Simões. Até ao final do jogo, destaque apenas para um remate de Wilson Eduardo ao lado da baliza do Belenenses.

Os nossos jogadores, agradecendo o apoio.

Vitória justa do Sporting por 3-0.

1 Comentários:

Às 6/11/06 02:27 , Blogger ACF disse...

"Aos 25 minutos, o autor do golo inaugural, Januário Jesus, lesionou-se num choque com um adversário e teve que ser substituído de pronto. Entrou para o seu lugar Luís Andrade, que foi jogar na ala direita do meio campo, tendo Diogo Rosado passado a ocupar o lugar na ala esquerda."

Isso é muito comum, já vi o Diogo Rosado jogar na ala direita, esquerda, Nº10 ou Nº8. O Luís Andrade joga a médio-centro, Extremo-direito ou lateral-direito, com a sua entrada para substituir FJ isso implicava mudar o DR.

"Com a vitória assegurada, bastou gerir o resultado. Aos 62 minutos, Diogo Amado deu o seu lugar a André Martins, que ocupou a mesma posição."

Sim, também já vi o André Martins jogar a trinco (Vs Castelo Branco) ou mais adiantado no centro (Vs Amadora). Penso que a equipa rende mais com ele a trinco.

"Pedro Miranda – Teve pouco trabalho mas sempre que foi chamado a intervir esteve atento e cumpridor. De destacar duas defesas de elevado grau de dificuldade. Mostrou-se muito interventivo preocupando-se em comandar, incentivar e chamar a atenção dos colegas quando necessário."

O Pedro para mim é indiscutivelmente melhor que o Nuno Silva, veio da formação Benfiquista se não estou em erro.

"Bruno Simões – Uns furos acima do seu colega de sector, tendo-se cotado como o melhor elemento do quarteto defensivo. Sempre seguro e eficaz na marcação e no desarme."

E fecha bem a ala esquerda quando o Michael sobe o corredor. O Bruno esteve na Academia na penúltima jornada de Juniores pois tenho uma foto dele sentado nas últimas bancadas mesmo por detrás do banco dos visitantes. É fácil de reconhecer pelo cabelo longo e o acne na cara, rapaz muito simpático e bem disposto.

"Diogo Rosado – Foi dos melhores em campo. Tem uma técnica individual acima da média. Se a isso aliarmos a sua velocidade, compreende-se o porquê de ser dos mais desequilibradores."

????? Nem parece o Diogo Rosado que eu conheço. É dos jogadores que menos aprecio nos Juvenis e ainda não percebi em que posição joga melhor, tem o péssimo hábito de reclamar com os colegas sempre que algo corre mal.



André

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial