24 fevereiro, 2007

Juniores: Sporting 1 - Nacional 0 (Crónica)

O Sporting recebeu o Nacional da Madeira e venceu por 1-0, com um golo de Yannick Pupo.
Numa tarde agradável e com muito público a assistir, destaque para as presenças de Bruno Pereirinha, dos juniores Adrien Silva, Marco Lança, Tiago Pinto, Tiago Pedrosa e Bruno Matias, de vários juvenis e iniciados, de Jean-Paul, Pedro Mil Homens, Carlos Bruno e do ex-técnico adjunto de Boloni, Rolão Preto.
Quanto à equipa do Nacional, destaque para o treinador Jokanovic e para um casal de adeptos que trouxeram uma corneta e um par de chocalhos. Fizeram uma chinfrineira descomunal durante toda a partida, mas pelo menos não trouxeram as sirenes…
O Sporting jogou em 4-3-3 com Rui Patrício na baliza, João Gonçalves a defesa direito; Daniel Carriço e Jorge Abreu foram a dupla de centrais e Vasco Campos jogou a defesa esquerdo. O trio do meio campo foi composto por André Santos a trinco, André Pires descaído sobre o lado esquerdo e Yannick Pupo sobre o lado direito, ficando o ataque entregue a Alison na esquerda, Sebastião Nogueira na direita e Ricardo Nogueira no meio. No banco de suplentes estiveram o guarda-redes Tiago Jorge, os defesas Rui Figueiredo e David Santos, o médio Rui Lopes e os avançados Vivaldo Arrais, Marco Matias e André Cacito. O trio de arbitragem veio de Setúbal.
André Pires a cumprimentar Adrien Silva, a recuperar da lesão sofrida na passada semana.

Da esquerda para a direita: Daniel Carriço, Rui Patrício, João Gonçalves, Jorge Abreu, André Santos, Sebastião Nogueira, Vasco Campos, Ricardo Nogueira, Yannick Pupo, Alison e André Pires.

Resumo da 1ª parte:

O primeiro sinal de perigo veio logo no minuto inicial, através de um remate de Vasco Campos, de meia distância, que saiu por cima da baliza. O Sporting procurou o golo desde muito cedo e, aos 7 minutos, André Pires desmarcou Yannick Pupo e este entrou na área pelo lado direito e cruzou rasteiro com perigo. Infelizmente, ninguém acorreu ao cruzamento e a bola perdeu-se. Depois o jogo passou por alguns minutos de apatia em que o jogo parecia não estar muito definido, com o Nacional a tentar contrariar o ímpeto inicial do SCP. Pouco a pouco, a equipa leonina começou a instalar-se no meio campo adversário. Aos 18 minutos, Sebastião Nogueira teve um cabeceamento ao lado. O Sporting insistia e, apesar da boa oposição do Nacional, acabou por inaugurar o marcador aos 24 minutos. Sebastião Nogueira serviu Yannick Pupo à entrada da área e este rematou cruzado, forte e colocado, fazendo o 1-0.

O Sporting não tirou o pé do acelerador e, ao minuto 32, Vasco Campos fez um cruzamento perigoso do lado esquerdo com Ricardo Nogueira a falhar a emenda. Depois foi Alison que rematou ao lado, aos 36 minutos e, no minuto seguinte, Sebastião Nogueira teve uma boa iniciativa pelo lado esquerdo, cruzando a bola para a área mas ninguém respondeu à chamada. A cinco minutos do intervalo, Alison cruzou da direita e Sebastião Nogueira recebeu bem a bola mas desequilibrou-se no momento do remate e a bola saiu fraca. O mesmo aconteceu dois minutos depois, com uma boa jogada de entendimento entre Sebastião Nogueira e André Pires, com mais uma bola cruzada para a área mas sem ser aproveitada. No último minuto da 1ª parte, o Nacional fez o 1º remate digno desse nome, de meia distância. Rui Patrício, até então pouco em jogo, respondeu com boa defesa, mostrando que os bons guarda-redes são aqueles que dizem “presente” quando é preciso.

Resumo da 2ª parte:

A 2ª parte começou sem grandes alterações no ritmo do jogo. Surpreendentemente, aos 54 minutos, Sebastião Nogueira (que estava a ser dos melhores em campo) foi substituído por Marco Matias que foi jogar para a ala esquerda, passando Alison para a direita. Aos 58 minutos, Yannick Pupo bateu um canto do lado esquerdo e João Gonçalves cabeceou por cima. À passagem do quarto de hora, o SCP provocou algum perigo, primeiro com um bom cruzamento de João Gonçalves da direita e, logo a seguir, com uma jogada individual de Marco Matias com o remate a sair por cima. Aos 65 minutos, uma contrariedade. Daniel Carriço levou uma pancada no joelho e ficou a coxear. Acabou por ser substituído por David Santos, que foi ocupar o mesmo lugar, passando a braçadeira de capitão para João Gonçalves.

Aos 67 minutos, Yannick Pupo cruzou para a área e Ricardo Nogueira rematou à figura. No minuto seguinte, Alison saiu e entrou Vivaldo Arrais para a ala direita. Ao minuto 70, pontapé na monotonia. Yannick Pupo arrancou uma boa jogada individual, avançou em progressão no terreno, entrou na área e rematou à trave. A partir deste momento, o SCP caiu um pouco de rendimento e o Nacional aproveitou para subir no terreno, tentando chegar a um eventual empate. O Sporting apostava agora em contra-ataques esporádicos, com André Pires e Vasco Campos a arriscarem o remate, mas sem sucesso. Aos 82 minutos, Marco Matias rematou mas o guarda-redes defendeu para canto. Os últimos minutos foram de algum sufoco para a defesa leonina, com o Nacional a bombear bolas para a área. Contudo, a defesa aguentou-se bem. No último minuto, destaque para um cruzamento perigoso com Jorge Abreu a falhar o remate.

João Gonçalves, André Pires, Marco Matias, Vivaldo Arrais, Yannick Pupo e André Santos, cumprimentando o público presente.

Vitória justa mas sofrida do Sporting por 1-0.
Na próxima jornada, no dia 10 de Março, o Sporting desloca-se a Oeiras.

2 Comentários:

Às 25/2/07 20:43 , Anonymous Anónimo disse...

Olá aos 2.
Como posso enviar vos um e mail?

 
Às 25/2/07 23:39 , Blogger Ricardo disse...

Pode enviar-nos um e-mail para:

leoezinhos@netcabo.pt

Já está visível na barra da direita.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial