13 maio, 2006

Juvenis: Benfica 2 - Sporting 1 (Apreciações)

Trio de Arbitragem – Esteve bem no aspecto disciplinar mas não tão bem no aspecto técnico, deixando passar muitas faltas em claro. Nesse particular decidiu quase sempre em favor do SLB.
Benfica – A sua equipa de juvenis é claramente melhor que a de juniores. O seu colectivo é bom, tendo feito uma exibição positiva. Souberam reagir ao golo madrugador e dar a volta ao resultado. A nível individual destacam-se dois ou três jogadores, nomeadamente um dos centrais e o avançado André Carvalhas.
Sporting – Não íamos com expectativas demasiado elevadas em relação a este grupo e a fraca exibição de hoje acabou por confirmar isso mesmo. Parece que nos acomodámos ao golo que nos deu a vantagem e nunca mais conseguimos pegar no jogo, após um primeiro quarto de hora de bom nível. A defesa não é muito segura nem consistente, o meio campo é claramente o melhor sector enquanto que o ataque carece de alguma eficácia e coordenação. Foram muito poucas as jogadas com cabeça, tronco e membros criadas pela nossa equipa. Este grupo destaca-se mais por algumas individualidades do que pelo colectivo.
André Martins – Um jogo ingrato. Sofreu dois golos onde não teve grandes hipóteses de defesa. De resto, não teve nenhuma intervenção difícil. Pareceu-nos algo inseguro nos cruzamentos.
Rui Figueiredo – Teve alguns problemas para suster as iniciativas contrárias. Não se mostrou muito afoito a subir pelo seu flanco. Exibição regular.
Jorge Abreu – Fez uma exibição algo intermitente. Pareceu-nos algo inseguro e precipitado na forma como abordava os lances. Falhou muitos passes, indo a bola parar muitas vezes ao adversário. No lance do 2º golo do Benfica, limitou-se a ver André Carvalhas a passar por ele e a rematar.
Tiago Pedrosa – Esteve uns furos acima do seu colega de sector, resolvendo as situações com mais simplicidade e eficácia. Salvou um golo quase certo e esteve globalmente bem.
David Santos – Revelou alguma insegurança a defender, falhando alguns cortes e desarmes. Ofensivamente, subiu muito pouco pelo seu flanco, contudo a entrada de Flávio Pina permitiu-lhe mais algum atrevimento ofensivo.
Diogo Amado – Um dos melhores jogadores do Sporting em campo. Joga a trinco e revelou-se dono de um pulmão quase inesgotável. Oferece o corpo ao manifesto e nunca desiste de um lance. Persegue o adversário que tem a bola até à exaustão. Tem boa visão de jogo, municiando os companheiros mais adiantados. Na parte final do jogo, caiu um pouco de rendimento, fruto do desgaste físico e de ter passado a ocupar uma posição mais recuada.
Adrien Silva – O MVP!! O verdadeiro condutor da equipa. Exímio nas recuperações de bola e na organização ofensiva da equipa, revela-se sempre disponível para incentivar os seus colegas. Mostrou-se sempre inconformado com o rumo dos acontecimentos, remando sempre contra a maré e tentando arrastar a equipa consigo.
André Santos – Fez uma boa primeira parte, já que no segundo tempo uma pancada o limitou, tendo acabado por sair. Fez a assistência para o golo leonino, com uma desmarcação soberba. Revelou entrega, visão de jogo e boa técnica.
Rui Fonte – Esteve bem, sobretudo nos primeiros vinte minutos do jogo, tentando sempre criar perigo e embaraço ao sector defensivo encarnado. Depois acabou por ir desaparecendo do jogo devido ao pouco caudal ofensivo.
Bruno Matias – Entrou muito bem, de forma galopante, no jogo. Foi ele que criou as primeiras iniciativas atacantes, levando o perigo até à baliza. Marcou o golo leonino com um belo chapéu. À medida que o jogo decorreu, perdeu alguma da sua intervenção no ataque. Pareceu-nos psicologicamente fraco, a partir do momento em que nos vimos a perder. Nunca mais recuperou o discernimento, parecendo desesperado e desorientado, o que afectou o seu rendimento até ao final do jogo. Teve que ser Adrien Silva a chamar-lhe a atenção mas o jovem escalabitano nunca mais se encontrou, revelando-se cada vez mais nervoso.
Vivaldo Arrais – É um jogador um pouco franzino e irrequieto. Infelizmente, as suas iniciativas não tiveram grande objectividade nem provocaram perigo.
Helmut Calvete – Substituiu Rui Fonte mas não trouxe nada de novo ao jogo. Foi sempre presa fácil para a defesa adversária, uma vez que revelou lentidão de movimentos e pouca entrega.
Flávio Pina – Muito interventivo e cheio de vontade de alterar os acontecimentos. Entrou bem no jogo para o lado esquerdo do meio campo, sendo que a sua posição de origem é a de lateral esquerdo. Conseguiu criar algum perigo por esse flanco mas sem grandes consequências.
Rui Lopes – Entrou para o meio campo para tentar o derradeiro assalto à área encarnada. Fez um par de recuperações de bola mas não esteve muito tempo em campo para poder fazer muito mais.

6 Comentários:

Às 14/5/06 00:00 , Anonymous Anónimo disse...

Gostei da apreciação ao jogo e das apreciações individuais realizadas. Mas pareceu-me que
o jogo de hoje, nada teve a ver com o jogo da semana passada contra o Boavista, em que esta equipa realizou uma boa exibição e mostrou uma coordenação defesa ataque fantastica falhando sim na finalização:)Parece-me um pouco CHATO ( e não se esqueçam que os atletas dos juvenis também sabem ler), que se diga que as expectativas em relação a esta equipa não são grandes - um equipa que não perdia há 60 e tal jogos não pode ser julgada num jogo. E mais! quem ja viu mais jogos desta equipa sabe que não é uma equipa de individualidades mas de coletivo.Concordo que este foi um jogo infeliz desta equipa pois existiram erros grandes de todos. O scp entrou bem no jogo mas com o passar do tempo perdeu a capacidade de se organizar, sendo a 2a parte muito fraca. Jogou mais com o coração e como tal perdeu o descernimento. Ainda assim , é de louvar a capacidade de luta e de entrega destes atletas, pois alguns deles inconformados até ao fim cairam... mas de pé!
Na academia, na 1ªfase, no jogo contra o SLB a equipa esteve a perder, mas não reagiu assim - conseguindo dar a volta ao resultado. Um jogo não define uma equipa! - muito menos de juvenis. vejam se podem ver mais um jogo desta equipa nesta fase final, porque estes miudos também merecem e para o ano alguns deles serão os juniores do SCP e é sempre bom acompanhar o percurso dos leoezinhos;)

 
Às 14/5/06 11:54 , Anonymous Anónimo disse...

O anonimo tem razão! eu vi o jogo também e concordo, quanto ao patovic tem alguma raz~~ao mas não total!!!

 
Às 16/5/06 23:26 , Blogger Ricardo disse...

Para o anónimo que escreveu às 00:00 horas do dia 14/05,

Acredito que este jogo nada teve a ver com o do Boavista, a ajuizar pelas leituras que fiz do jornal do SCP e do site. Este jogo com o SLB foi fora, o adversário era provavelmente mais forte, o que em si já condiciona de outro modo a exibição da equipa. Tudo bem. Ao fim e ao cabo, não há dois jogos iguais como se costuma dizer na gíria futebolística!

Em relação ao facto dos juvenis também saberem ler (como é óbvio) e poder ser um pouco chato eles lerem as apreciações individuais que fizemos, tenho que dizer o seguinte:

Foi a primeira vez que vimos jogar a grande maioria destes jogadores. Só conhecíamos o Adrien Silva (já o tínhamos visto 2 ou 3 vezes) e o Bruno Matias (1 vez), quando participaram pontualmente na fase final dos juvenis em 2004/05. Deles tínhamos boas referências.

As expectativas que tínhamos sobre a equipa no seu todo não eram muito elevadas, devido a algumas indicações que recebemos de alguém que os conhece bem e em quem acreditamos. É claro que outra coisa bem diferente é vermos com os nossos próprios olhos.

Assumimos que ficámos algo desiludidos mas todos têm o direito de terem um dia mau. Cada um de nós, nos seus locais de trabalho, também tem dias em que rende mais e outros em que rende menos. Admito que um juvenil que leia as apreciações fique aborrecido. Aquilo que lhe digo é para relativizar essa crítica (vale o que vale, é a nossa opinião e ninguém é obrigado a concordar) e motive-se para que, da próxima vez, sejamos obrigados (no bom sentido) a escrever algo de bem diferente! ;-)

É evidente que uma equipa que não perdia há 63 jogos não pode ser julgada num só desafio. Mas nós não fizemos isso, nunca o fizemos com nenhuma outra equipa das camadas jovens do SCP, não ia ser agora que o íamos fazer. Não seria de todo justo.

Acreditamos que esta equipa e estes jogadores valem muito mais do que aquilo que fizeram frente ao SLB. A prova é que quando saímos de Odivelas, decidimos automaticamente que precisamos de ver esta equipa em acção mais vezes. Se calhar, é já no domingo!

Estes jogadores, bem como o treinador João Couto, não estão em causa de forma nenhuma. Devem ser apoiados e merecem ser apoiados. Além disso, a derrota não significa quase nada em termos de discussão do título, uma vez que já se disputou um terço da fase final e está tudo em aberto.

Força para domingo!!

 
Às 18/5/06 00:10 , Anonymous Anónimo disse...

OK ricardo! excelente apontamento este! Eu sou um dos que aprecia o vosso empenho e sou também um daqueles que entende que ser criticado é mais uma das formas de evolução humana se for como vocês tem feito e bem, de forma construtiva e pedagogica! Continuem o vosso blog que muito ajuda a formação do sporting a crescer! não tem de ser sempre positivos! entendo-vos e poio a vossa ideia! noutro sitio deste blog tu (ricardo) dizes com razão que picardias são inuteis! Concordo em absoluto! entendo que por vezes o PAtovic exagera no pessoalizar, me parece que tem akgum interesse, mas mesmo assim está nos eu direito! Entenda o PAtovic que os miudos leem isso e podem ser menos maduros para o estilo dele ...logo deve ter um certo cuidado! so isso!

 
Às 18/5/06 22:25 , Anonymous Anónimo disse...

Ricardo,espero que entenda as criticas como construtivas, porque realmente é esse o espirito.Ajudar mesmo este blog , para que possa ser o nosso blog. Obrigado por respoder quando perguntamos alguma coisa, pela sua disponibilidade. Compreenda que nós os partipantes, ainda k por vezes possa não parecer, estamos do lado do clube, mas tb e é por isso que nos damos ao trabalho de escrever e por vezes de criticar. Ao ler o texto da Susana (a parte inicial) axei injusto a questão das expectativas, axei k foi escusado... mas todos temos as nossas opiniões e o que damos são meras opiniões! A critica foi contrutiva ( foi essa a intenção repito) e claro que desejo boa sorte para o Blog...

 
Às 18/5/06 22:48 , Blogger Ricardo disse...

Ok, tudo bem! Mas atenção que há um reparo que deve ser feito para não suscitar mal-entendidos. Apesar das crónicas dos jogos serem sempre colocadas por mim e das apreciações sobre as equipas serem sempre colocadas pela Susana, todos os textos deste blog são sempre escritos em co-autoria. Eu e a minha irmã nunca colocámos nada sem que os dois concordassem com o que lá está escrito, logo o que aparece vincula os dois.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial