13 maio, 2006

Juvenis: Benfica 2 - Sporting 1 (Crónica)

Esta tarde deslocámo-nos até ao Complexo Desportivo do Odivelas para assistir à partida da 2ª jornada da Fase Final do Campeonato Nacional de Juvenis entre o Benfica e o Sporting. O jogo desenrolou-se no campo n.º 2 do recinto. Apareceu muito público afecto a ambas as formações, para ver este desafio, em tarde ensolarada e quente.
Estiveram presentes, da parte do Sporting Clube de Portugal, Aurélio Pereira, Jean Paul, José Manuel Torcato, Gonçalo Bruno, o treinador dos juniores Luís Martins, o júnior João Gonçalves e vários iniciados tais como Antony Vieira, Micael Pereira e Bruno Silva.
A nossa equipa durante o aquecimento.
Da esquerda para a direita, Bruno Matias, André Martins, André Santos, David Santos, Rui Figueiredo, Diogo Amado, Rui Fonte, Jorge Abreu, Tiago Pedrosa, Adrien Silva e Vivaldo Arrais. O capitão de equipa, Bruno Matias, durante a escolha de campo. O Sporting apresentou-se em 4-3-3, com André Martins na baliza, Rui Figueiredo a defesa direito, Jorge Abreu e Tiago Pedrosa como dupla de centrais e David Santos a defesa esquerdo. O trio do meio campo foi composto por Diogo Amado a trinco, Adrien Silva sobre a direita e André Santos descaído sobre o lado esquerdo. O trio mais ofensivo apresentou Rui Fonte como ponta de lança, Bruno Matias sobre a esquerda e Vivaldo Arrais sobre a direita, com estes jogadores a trocarem frequentemente de posição durante o encontro. No banco estiveram o guarda-redes André Marques, o defesa Flávio Pina, os médios João Salgado, Rui Lopes e José Mário e os avançados Helmut Calvete e André Cacito. O trio de arbitragem veio de Setúbal.
Os primeiros minutos mostraram duas equipas a querer tomar rapidamente conta do encontro. Foram os leões que conseguiram fazê-lo de pronto. Logo aos 4 minutos, Bruno Matias marcou um canto do lado esquerdo e a bola sobrou para Vivaldo Arrais que, à entrada da área, rematou por cima da trave. O Sporting mantinha mais posse de bola e acercava-se com mais perigo da baliza encarnada. Num rápido contra-ataque, André Santos, conduzindo a bola pelo lado esquerdo, assistiu de forma primorosa Bruno Matias que, isolado à entrada da área, fez um chapéu ao guarda-redes, inaugurando o marcador. Era o 0-1.
O Benfica reagiu muito bem ao golo sofrido e, aos 16 minutos, a partir de um canto do lado direito, provocou muito perigo. Houve um cabeceamento ao poste, a bola ficou a saltitar perto da linha da baliza mas Tiago Pedrosa apareceu e afastou o perigo. Três minutos mais tarde, houve novo remate perigoso à baliza leonina, com a bola a sair ao lado. O empate começava a adivinhar-se. O Sporting, estranhamente, depois de se apanhar em vantagem no marcador, ficou apático. Somente aos 25 minutos voltaríamos a criar perigo, através de um livre directo frontal, que Bruno Matias cobrou mas a bola saiu por cima da baliza encarnada.

O Benfica continuou a pressionar e a controlar as operações a meio campo e só voltámos a aproximarmo-nos da área adversária aos 35 minutos, com um bom cruzamento de David Santos pelo lado esquerdo mas Rui Fonte, no coração da área, falhou a recepção e deixou-se desarmar. No minuto seguinte, Diogo Amado rematou rasteiro e à figura do guardião do Benfica.

O segundo tempo começou com uma assistência por lesão ao médio André Santos, o que motivou uma paragem da partida. O mesmo voltou ao terreno de jogo mas em nítida quebra. Aos 45 minutos, André Santos rematou de fora da área mas a bola saiu por cima. No minuto seguinte, o Benfica igualou a partida. Num lance aparentemente inofensivo, surgiu um cruzamento do lado direito com Bruno Parreira a cabecear, quase sem oposição, e fazendo o 1-1, sem hipótese de defesa para André Martins.

O Benfica animou-se e foi em busca do 2º golo, que quase surgia aos 49 minutos, através de um remate cruzado do lado esquerdo, que passou a rasar o poste. O Sporting não conseguia reagir nem travar o ímpeto atacante do adversário. Aos 53 minutos, o Benfica passou para a frente do marcador. Em lance precedido de duas faltas sobre Diogo Amado, André Carvalhas dominou a bola, progrediu pelo meio e rematou de fora da área fazendo o 2-1, em golo de belo efeito.

O SCP fez de imediato a primeira alteração, com a saída de Rui Fonte e a entrada para o ataque de Helmut Calvete. A equipa leonina tentou então reagir e Bruno Matias fez dois remates nos minutos seguintes, mas ambos sem consequências. Aos 59 minutos, saiu André Santos e entrou Flávio Pina que entrou para o lado esquerdo do meio campo. A partir desta altura, o árbitro começou a inclinar um pouco o campo, decidindo quase sempre a favor do Benfica a marcação das faltas a meio campo. Aos 65 minutos, o Benfica rematou à nossa baliza, com a bola a passar, mais uma vez, muito perto do poste. Estava o SLB mais perto do 3-1 do que o SCP do empate. Aos 69 minutos, saiu Rui Figueiredo e entrou Rui Lopes para o meio campo. Diogo Amado passou para lateral direito para colmatar a saída do n.º 2 leonino.

Por esta altura, o Sporting atacava mais com o coração do que com a cabeça, na tentativa de, pelo menos, empatar o jogo. Aos 75 minutos, Bruno Matias bateu um outro livre directo mas a bola saiu novamente por cima. O árbitro deu cinco minutos de desconto, onde o Benfica aproveitou para algumas pequenas ronhas e uma alteração, ao estilo das equipas pequenas. O jogo chegou ao fim e o Sporting perdeu, pela primeira vez, ao fim de 64 jogos.

Derrota justa do Sporting por 2-1.

5 Comentários:

Às 14/5/06 11:49 , Anonymous Anónimo disse...

Patovic??? Patovic!!!! quer-me parecer que andas um bocadinho asiado....será? Não vês bem, estava lá quase toda a gente da formação do Sporting e atletas não eram so iniciados não senhor! estavam lá de todos os escalões.....Não esqueças que presunção e agua benta cada um toma a que quer.... O SPORTING é muito grande! Eu também vi o jogo concordo mais com o Ricardo e a Susana do que contigo, pareces-me um treinador sem grande nivel???será??? tipo treinador de bancada!!! De bola nã vÊs grande coisa!

 
Às 14/5/06 11:59 , Anonymous Anónimo disse...

Ricardo e susana, mais ma vez obrigado pela divulgação que fazem da nossa formação, são criticos mas de forma construtiva! Não poderia dizer melhor o que se passou no jogo do que aquilo que vocês disseram, concordo com o Patovic que o Vivaldo não foi o extremo de há oito dias mas sim mais um médio interior, jogando o Sporting num sistema de 4-4-2 e não 4-3-3 como voces disseram, mas não é grave amigos! O sr. Torcato e o Luis Martins por acaso até estiveram a falar uns minutos os dois, curioso e ao pé do Pedro Mil Homens e do Jean Paul e do Nuno Lourenço esta é para o Patovic! Mais uma vez Ricardo e Susana continuem para bem dos socios e da formação a fazer este trabalho que decerto vos será util também!

 
Às 14/5/06 16:49 , Blogger . disse...

Esta equipa de Juvenis é uma equipa de ouro.
Depois de 64 jogos[há memória?!?!] perderam um jogo em casa do rival benfica.
Um deslize pode causar uma derrota, desconcentração, ...
Parabéns a esta grande equipa que temos e eu continuo a acreditar que somos candidatissimos a revalidar o titulo.

A presença na Academia dos sócios e adeptos do SPORTING é fundamental para comprovar e ajudar a que os nossos objectivos sejam concretizados.

Discordo de algumas coisas que da análise do blog, a equipa é mais homogénea do que transpareceram nas vossas palavras/do que viram, onde é verdade que tem vários jogadores que desiquilibram e fazem-se notar mais. Mas repito, esta equipa[toda] é de ouro.

FORÇA SPORTING!

 
Às 14/5/06 22:55 , Anonymous Anónimo disse...

O patovic tem conhecimentos do futebol juvenil do sporting...vê-se que tem, não devia é ficar ciumento com oos autores do Blog que também têm e por acaso melhores que ele! e daí patovic! tu és treinadeiro e eles jornalistas ! deixa-te de piquinhices pelo que vejo todos somos do sporting! logo é valorizar o trabalho que se está a fazer, inclusive neste blog , em prol da formação dos craques!

 
Às 17/5/06 00:18 , Blogger Ricardo disse...

Patovic,

Podias ter descido essas duas filas e teres vindo cumprimentar-nos! Afinal de contas, nós não mordemos ninguém, e seria um prazer trocar algumas impressões com quem lê este blog. O mesmo é válido para qualquer outro leitor.

Sinceramente, agora fiquei confuso entre Carlos Bruno ou Gonçalo Bruno, o fisioterapeuta. É presença assídua nestes jogos mas tenho quase a certeza que é Gonçalo. Mas adiante... O José Manuel Torcato e o Luís Martins estavam lá, vi-os chegar e o Luís Martins até saiu na mesma altura que nós. Também vimos o Pedro Mil-Homens, mas por lapso não o incluímos no texto. Em relação aos treinadores e jogadores dos iniciados, nós conhecemos praticamente todos esses nomes, devido ao jornal e ao site do SCP. Simplesmente, não conhecemos as caras de toda a gente, daí só termos nomeado 3 iniciados. Não é por mal, é mesmo por não conseguirmos ligar todos os rostos aos nomes. É evidente que nos apercebemos que os iniciados estavam muito bem representados.

O SCP, de facto, jogou em 4-4-2 e aqui aproveitamos para fazer um mea culpa e rectificar o nosso erro. O que nos suscitou muitas dúvidas foi a posição do Vivaldo Arrais que tão depressa aparecia no flanco direito, como aparecia como o vértice mais avançado de um losango do meio campo, apoiando o Bruno Matias e o Rui Fonte. Na dúvida acabámos por colocar o 4-3-3 mas tal não é de facto correcto.

Confesso que não reparei que o 1º golo do SLB tinha nascido de um lançamento de linha lateral. Realmente tinha-me parecido que o lance era aparentemente inofensivo...


Para o TorcidaCaldas, meu caríssimo companheiro do Fórum SCP,

Eu sei que tens um carinho muito grande por esta equipa. Mas os méritos têm que ser bem atribuídos. Estes jogadores que formam o actual plantel de juvenis são responsáveis por 29 dos 63 jogos sem perder. Os 22 da 1ª fase, 6 da 2ª fase e o jogo contra o Boavista que vencemos por 1-0. Todos os outros 34 jogos sem derrotas são da responsabilidade dos juvenis que fizeram toda a temporada 2004/05 sem perder e os que fizeram a parte final da época 2003/04. Esses jogadores são os nossos actuais juniores, que já passaram pelas mãos do Luís Martins em 2003/04 e do João Couto na época passada. O mérito é de todo este conjunto de Leões!!

Tal como tu, também acreditamos na revalidação do título! :-)


Para o Anónimo das 22:55, 14/5/06

Nós não somos jornalistas. :-) As nossas áreas de formação académica são outras.

Aproveito para agradecer a todos os que passam por aqui e lêem, comentam e criticam de forma construtiva. Só vos peço que não entrem em picardias desnecessárias. Abraço a todos!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial