25 junho, 2006

Juniores: Sporting 2 - Boavista 0 (Crónica)

Foi a maior enchente de sempre na Academia. Não obstante o tempo estar a fazer algumas caretas, com o céu bem nublado, o facto é que muitas centenas de pessoas acorreram para assistir à partida que decidiria o título de campeão nacional de juniores 2005/06. A bancada do campo principal encheu por completo e o resto da assistência teve que se espalhar ao longo da linha de fundo, junto à baliza do lado sul, bem como ao longo da linha lateral oposta à bancada. Também estiveram presentes alguns adeptos do Boavista mas é óbvio que a esmagadora maioria era adepta das cores verde e branca.
Em relação às individualidades que acompanharam a partida, registámos as presenças de José Eduardo Bettencourt, Aragão Pinto, Pedro Mil Homens, Paulo Abreu, Carlos Freitas, José Manuel Torcato, Aurélio Pereira, Jean Paul, Carlos Bruno, o seleccionador nacional de Sub-19 Carlos Dinis, o treinador do Belenenses Jorge Jesus, o treinador campeão nacional de juvenis João Couto, o treinador campeão distrital de juvenis B Luís Dias, os juniores não convocados Tiago Jorge, Simão Coutinho, Marco Lança, André Pires, Sebastião Nogueira, Ricardo Nogueira e Fábio Paim. Este último foi operado, na passada sexta-feira, ao menisco do joelho direito e estava de muletas. Ex-jogadores da nossa formação como Rúben Gravata, Pedro Coelho, Sandro Conceição e Jorge Teixeira (campeão de juniores na época passada) também disseram presente. A selecção distrital de Lisboa de Sub-15, que disputará o Torneio Lopes da Silva, também assistiu ao jogo destacando-se naturalmente os nossos nove campeões nacionais de iniciados. O Núcleo Sportinguista de Montalegre também lá esteve bem como Carlos Martins que foi dar apoio ao mano.
O Boavista é treinado pelo seu ex-jogador Caetano. A grande maioria dos seus jogadores são juniores de 2º ano, destacando-se pelo seu porte físico.
O Sporting apresentou-se em 4-3-3 com Rui Patrício na baliza, André Nogueira a defesa direito, Daniel Carriço e Paulo Renato a centrais e André Marques a defesa esquerdo. Zezinando (capitão) foi o trinco com Pedro Celestino a actuar mais sobre a esquerda e João Martins mais descaído na direita. Bruno Pereirinha foi o ala direita, David Caiado jogou na ala esquerda e Diogo Tavares foi o ponta de lança. No banco de suplentes estiveram o guarda-redes André Martins, os defesas Vasco Campos, Tiago Pinto e Tiago Pires, o médio João Gonçalves e os avançados Alison e Tomané. O trio de arbitragem veio de Santarém.
Da esquerda para a direita e de cima para baixo: Diogo Tavares, Pedro Celestino, André Marques, Paulo Renato, Daniel Carriço, Rui Patrício, Bruno Pereirinha, João Martins, David Caiado, André Nogueira e Zezinando.

Os minutos iniciais do desafio foram marcados pela grande ansiedade das duas equipas, afinal de contas, estava um campeonato nacional em jogo. O Boavista registou algum ascendente na fase inicial, mostrando-se mais rematador mas com fraca pontaria. O Sporting manifestava mais dificuldade em assentar o seu jogo mas pouco a pouco conseguiu sacudir a pressão inicial e levar o jogo mais para a zona do meio campo. Aos 12 minutos, surgiu a primeira oportunidade de golo com um boavisteiro a isolar-se pela esquerda e a rematar ao lado. Dois minutos depois, João Martins viu o cartão amarelo por uma entrada mais dura. Infelizmente, os jogadores do Boavista demonstraram uma cultura desportiva muito medíocre mandando-se para o chão ao mínimo toque sofrido (com o árbitro a marcar quase sempre falta).

A partir do quarto de hora, o Sporting tomou finalmente conta do desafio, mostrando que queria revalidar o título de campeão. Diogo Tavares fez uma óptima jogada pelo flanco direito, fintando toda a gente, entrando na área e rematando à baliza, depois de contornar o guarda-redes. Por fim, um defesa axadrezado salvou quase em cima da linha, o que poderia ter sido o primeiro golo do desafio. O domínio continuou e Diogo Tavares fez nova jogada pelo lado direito, cruzando para Pedro Celestino mas o remate deste saiu ao lado. O golo adivinhava-se. Aos 20 minutos, um defesa do Boavista viu o cartão amarelo. Aos 21 minutos, a luzinha do título acendeu-se. Novamente Diogo Tavares em mais um slalom pela direita, cruzamento para o coração da área e apareceu David Caiado a encostar com o pé para o fundo das redes. Era o 1-0 e o campeonato mais perto.

Os festejos do 1º golo.

O Sporting não desarmou. Aos 28 minutos, João Martins, Diogo Tavares e David Caiado fizeram uma boa triangulação mas do lance resultou apenas um canto. O minuto 31 teve muita animação: um cartão amarelo para um central boavisteiro; um remate de André Marques à figura e um remate perigoso do Boavista a que Rui Patrício correspondeu com uma boa defesa para canto. Entretanto, Bruno Pereirinha começou a abrir o livro. Teve uma brilhante iniciativa pelo lado direito, isolou Diogo Tavares mas este rematou ao lado. Depois foi Pedro Celestino que fez uma incursão pelo mesmo flanco mas rematou para defesa do guardião adversário. Aos 41 minutos, Rui Patrício viu o cartão amarelo por ter derrubado um atacante contrário fora da área, que se isolava. Do livre respectivo não resultou perigo. O banco do Boavista esteve sempre muito exaltado ao longo de toda a partida, reclamando por tudo e por nada, o que não só influenciou o trabalho da equipa de arbitragem mas também a postura dos seus jogadores, sempre muito quezilentos. André Marques viu o amarelo aos 44 minutos por uma entrada mais dura. Até ao intervalo, destaque para nova jogada de Diogo Tavares na direita a assistir David Caiado. O nosso extremo rematou mas o guarda-redes defendeu para canto.

No segundo tempo, o jogo começou muito dividido. O Boavista tinha de ir atrás do prejuízo mas raramente conseguiu criar ocasiões de verdadeiro perigo. O Sporting jogava de forma segura, tentando controlar o meio campo. Até que aos 60 minutos se gizou uma das melhores jogadas do encontro. Excelente jogada de combinação no flanco direito entre Bruno Pereirinha e André Nogueira, com o nosso lateral a cruzar para a área e Diogo Tavares a rematar para o 2-0.

Diogo Tavares a comemorar com os companheiros.

Aos 62 minutos, saiu Diogo Tavares e entrou para o seu lugar Tomané, com os dois jogadores a trocarem um forte e intenso abraço. A meia hora que faltava jogar tornou-se na parte mais quezilenta do desafio com os jogadores do Boavista a provocarem várias vezes sem nenhuma necessidade os jogadores leoninos. Mas também não será de admirar, dado que o banco do Boavista também não dava o melhor exemplo. Aos 70 minutos, Pedro Celestino teve uma boa jogada individual com remate por cima. Logo a seguir, foi Bruno Pereirinha a rematar à figura. Aos 72 minutos, saiu Bruno Pereirinha e entrou Tiago Pinto enquanto que ao minuto 83 saiu João Martins e entrou João Gonçalves. André Marques testou mais uma vez a sua pontaria aos 85 minutos mas a bola saiu por cima.

Por esta altura o Sporting já controlava o jogo com muita tranquilidade, fazendo a bola circular entre os jogadores e esperando pelo apito final. O público entretinha-se com alguns “olés” para enervar mais um pouco os jogadores do Boavista. Entretanto, os juniores não convocados aproximavam-se do terreno de jogo, prontos para fazerem a festa.

No período de descontos, houve de tudo um pouco. O Boavista mandou uma bola ao poste, naquela que foi a sua única ocasião de perigo no 2º tempo e Tiago Pinto foi expulso por uma entrada por trás, em que o árbitro terá exagerado na punição disciplinar. Instalou-se uma confusão entre as duas equipas com o n.º 10 do Boavista a discutir com o treinador Luís Martins sem percebermos muito bem porquê.

Até que, finalmente, o apito final soou e a festa começou!

Vitória justa do Sporting por 2-0. Parabéns aos campeões nacionais de juniores 2005/06!!

17 Comentários:

Às 25/6/06 17:40 , Blogger Mistica Verde disse...

Bela crónica! 100% de acordo. Aquela defesa do Rui Patrício é, de facto, genial.
CAMPEÕES nas 3 Categorias! Hegemonia total :) É um grande motivo de orgulho.
Força Sporting!

 
Às 25/6/06 18:55 , Anonymous Anónimo disse...

Concordo 100% com a avaliação da equipa de arbitragem. Quanto à equipa do Boavista achei que criou dificuldades no meio campo apesar de ter dado "muito pau" e desperdiçõu algumas bolas paradas que poderiam ter sido problemáticas.
Quanto à exibição do SCP não achei que tenha sido à campeão, foram melhores que o boavista mas não achei uma GRANDE exibição. Achei o meio campo fraco, dai que as transições defesa ataque tenham sido dificultadas, como esta equipa ja nos habituou:( daí que tenham existido muitas situações de ataque derivadas de iniciativas individuais. (Como também é habitual.) E menos de colectivo.
Destaco Daniel Carriço ( sempre constante e com qualidade superior), Diogo Tavares (esforçado e foi dos únicos atacantes que não foram displicentes ao longo da época - nota-se que o público também gosta dele e não é só pelos golos é pela atitude!), o Rui Patricio ( seguro sempre!), o Tiago Pinto ( só se perderam os jogos que ficou no banco! teve sempre bem! para mim era titular)- foi injustamente expulso.Também uma palavra para o João Gonçalves , entrou muito bem no jogo mas entrou tarde, pareceu-me que poderia ter trazido essa mesma segurança e qualidade ao meio campo assegurando uma dinâmica mais interessante ao jogo.
Parabéns a todos especialmente aos visados e desejo as melhoras para o Fábio Paim!
Campeões!!!!!!!!

 
Às 25/6/06 23:38 , Blogger GreenPower disse...

Simplesmente magnifico!!!!!!!!!

 
Às 25/6/06 23:54 , Anonymous Anónimo disse...

o anonimo numero 2 deve ser cegueta ou então tem interesses obscuros! Terá visto o David Caiado a jogar??? e oDio go Tavares??? não presta também ?? O pereirinha??? também não??? so o carriço, o Joaão Gonçalves eo tiago Pinto??? não tinha lá o Nogueira, o Marques o Paulo Renato , o Zezinando, o Celestino???? coitados dos que não não são serios!!! Obrigado aos autores doeste blog!!!! Estes nossos juniores tem sido sempre a mlehor equipa nesta epoca!!! e não jgam nadinha......estamos conversados!!!! Parabéns rapazes e misteres!! esta epoca foi magnifica para vocês e depois um titulo é um titulo agora seis são seis!!! Inchem os detractores!!! Vivam os nosso treinadores!!! talvez so quando sairem do clube asejam apreciados!!! Ingratos!

 
Às 26/6/06 10:15 , Anonymous Anónimo disse...

O Patovic??? anda por ai ou ja está no blog do Benfica??? Os iniciados é que eram bons!!! Os juvenis e os juniores não prestavam!!!! deves agora aperecer a fazer mea culpa!!!!
Aos autores deste blog, uma so plavra: OBRIGADO!!!! foram sempre serios e jonestos em tudo o que disseram e tiveram apesar de serem adeptos feverosos e criticos sempre muito bom senso! è efectivamente de enaltecer o trabalho desinteressado destes dpois irmãos em prol da formação do Sporting ! Eu estou reconhecido!

 
Às 26/6/06 13:37 , Anonymous Anónimo disse...

cobardolas???? tu ó artista! sei quem és e porque falas desse jeito!!! assume quem és que todos os que gostamos da formação ficavamos satisfeitos! treinadeiro ...estás com uma aZia que é obra!! este ano no Sporting foram 100% unidos! e tudo a desunir feitio de lampião! para que saibas....3 campeomantos de iniciados....2 de juvenis e um de juniores!! custa-te???? tanto???? treinadeiro!!! é ciuminho...o menino!!! não ganaste nada pois não????

 
Às 26/6/06 13:46 , Anonymous Anónimo disse...

o patovic so pode ser uma das três coisas:
1-Parvinho
2-Lampião
3-Tem uma costela partida!
decida você proprio!!!! UM abraço ó toto! vais de carrinho!

 
Às 26/6/06 16:25 , Blogger Ricardo disse...

Venho aqui escrever umas palavras porque o "amigo" que o Patovic mencionou era eu, e porque ao contrário de alguns não uso o anonimato para me esconder ou insultar alguém, embora também nunca use o insulto por considerar tal prática digna de gente ignorante, incapaz de se defender e produzir um único raciocínio válido. Por isso fui eu que sugeri que o melhor remédio para a ignorância é a ignorância.

Não conheço pessoalmente o Patovic, embora tenha pena (talvez isso aconteça um dia). Conheci-o há pouco tempo e o meu contacto com ele é através da Internet, e pelo que vejo, ele é uma excelente pessoa, simpática e que apesar do seu pouco tempo está sempre disponível para dois dedos de conversa e esclarecimentos. E embora ele tenha a noção que sabe mais sobre as camadas jovens do Sporting que qualquer um dos autores, leitores e comentadores deste blogue, parecendo que não o o rapaz (que é mais velho que eu) sente-se. E questionar o conhecimento e o sportinguismo dele não é coisa que se faça. Por isso aqui vim dar o meu testemunho. Mas peço as minhas desculpas ao Patovic por dar demasiada importância aos anónimos ao ponto de escrever umas linhas, porque como eu próprio lhe disse: "o melhor remédio para a ignorância é a ignorância".
Tenho dito.

 
Às 26/6/06 17:17 , Blogger Ricardo disse...

No Fórum SCP:

http://sportingcp.artinova.pt/viewtopic.php?t=4692
Depois de tanta palavra resolvi passar à acção. Todos os que estiverem de acordo assinem e divulguem a petição que redigi:

http://www.petitiononline.com/dtavares/petition.html

Obrigado a todos os que até agora assinaram a petição. Temos que fazer ver ao Diogo Tavares que é bom ficar no clube onde os adeptos o desejam muito.

 
Às 27/6/06 00:22 , Anonymous Anónimo disse...

Campeões!!!!!!!!!!!!!!!!!

 
Às 27/6/06 00:28 , Anonymous Anónimo disse...

Ganhamos TUDO, palavras para quê ??fomos superiores!
Obrigada Ricardo e Susana que trabalham para este blog ser muito bom, parabéns!
Agora temos que apoiar os nossos talentos nas seleções e a seleção dos séniores!

 
Às 27/6/06 00:53 , Anonymous Anónimo disse...

O PAtovic sabe do futebol juvenil do Sporting, porque é um dos seus treinadores! e como tal...eu devo dizer que é lamentável que um treinador da formação do sporting que está a ganhar dinheiro do meu cklube tenha o desplante de criticar na praça publica o que quer que seja que se passe lá dentro!! Como é possivel???? esse rapaz é um pretendente ao cargo de treinador de alguem dos que são efectivamente treinador!! é realmente triste ver que um profissional do meu clube se preste a lavar roupa suja contra os atletas e os seus dirigentes e até por vezes aos proprios colegas treinadores!! Lamentável??? não! é Impossivel de acontecer numa instituição que se supunha ser solidaria internamente!!! este rapazola de 27 anos devia ser positivamente expulso por irresponsabilidade e traição a quem lhe paga!!! vejam o link do blog do patovic onde tem uma foto dele! sei que é um dos totos que se acham treinadores no nosso clube!

 
Às 27/6/06 01:25 , Anonymous Anónimo disse...

confirmo o que disse o anonimo anterior! esse patovic tinha de ter tido mais juizo! rua com ele do Sporting!! isto não é a acdemia dos tontos!!! foram com estes fedelhos armados em treinadores!
Este rapaz era um dos treinadores dos iniciados!!! dai que sempre falava bem dos iniciados e rachava os outrso todos!!! como é possivel!!! RUA!

 
Às 28/6/06 00:12 , Anonymous Anónimo disse...

O patovic também se considerará campeão??? responde com sinceridade ????tu também és campeão????? vou fazer chegar aos treinadores responsaveis a tua conduta! Com que então??? nem pros guarda redes tens pedalada, qwuanto mais pros teus colegas se bem me lembro tu chegaste aos outos este ano!!!! come a sopa PAtovic

 
Às 28/6/06 22:34 , Blogger Ricardo disse...

Primeiro que tudo, agradecemos os vossos elogios ao nosso trabalho.

Em segundo lugar, não compreendemos o porquê de tanta celeuma em relação ao Patovic. Ele criticou a exibição dos juvenis contra o SLB, tal e qual como nós o fizémos. Mas foi a única vez que tal aconteceu porque a equipa, felizmente, embalou para uma vitória indiscutível no campeonato. Não entendemos o porquê de continuar a alimentar esse assunto.

Já fiz um aviso, não torno a fazer um outro. A partir de agora, tais comentários deixam de ter lugar neste espaço. Preferíamos que falassem antes daqueles que estão de parabéns e são a razão da existência do Leõezinhos em Acção.

Obrigado,
Ricardo e Susana

 
Às 29/6/06 17:57 , Anonymous Anónimo disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
Às 29/6/06 19:50 , Blogger Ricardo disse...

Eu disse que já chegava, não disse? Eu devo ser realmente muito estúpido porque ainda não percebi porque é que se está a falar de um jogo que ocorreu há quase um mês.

A partir de agora, acabaram-se os comentários anónimos.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial