17 junho, 2007

Juniores: Sporting 1 - FC Porto 0 (Crónica)

O Sporting recebeu o FC Porto e venceu por 1-0, com um golo de Tiago Pinto.
Numa tarde demasiado cinzenta e chuvosa para a época, a Academia voltou a não encher. Ainda assim estiveram muitas pessoas a assistir a esta partida que já só servia para cumprir calendário. Destaque para as presenças de Miguel Ribeiro Telles, José Manuel Torcato, Jean-Paul, Rolão Preto, o treinador dos juvenis Luís Dias, os juniores não convocados Vasco Campos, João Gonçalves, Jorge Abreu e Rui Lopes, vários jogadores juvenis, Flávio Pina (que esteve emprestado ao Real de Massamá), Luís Paez e o ex-leão Sandro Conceição.
O Sporting jogou em 4-3-3 com Rui Patrício na baliza, Rui Figueiredo a defesa direito, Daniel Carriço (capitão de equipa) e Marco Lança formaram a dupla de centrais e Tiago Pinto foi o defesa esquerdo. O trio do meio campo foi composto por João Martins a trinco, André Santos descaído sobre o lado esquerdo e André Pires sobre a direita. O trio mais ofensivo foi composto por Alison no flanco esquerdo, Sebastião Nogueira no flanco direito e Ricardo Nogueira no meio. No banco de suplentes estiveram o guarda-redes Tiago Jorge, os defesas David Santos e Tiago Pedrosa e os avançados Vivaldo Arrais, Marco Matias, Bruno Matias e André Cacito. O trio de arbitragem veio de Setúbal.

A equipa do Sporting à saída do aquecimento.

Da esquerda para a direita: Daniel Carriço, Rui Patrício, Marco Lança, Tiago Pinto, Rui Figueiredo, Sebastião Nogueira, André Santos, Alison, Ricardo Nogueira, André Pires e João Martins.

Resumo da 1ª parte:

O FC Porto entrou melhor na partida e dispôs de um remate logo no minuto inicial, que Rui Patrício defendeu com segurança. Os portistas movimentavam-se mais à vontade sobre o relvado, trocando bem a bola, enquanto que a equipa leonina teve algumas dificuldades para acertar com as marcações. O Porto ganhou a maior parte dos despiques a meio campo durante o 1º quarto de hora.

Só aos 11 minutos o Sporting conseguiu rematar à baliza através de Alison, à entrada da área, mas Leonardo defendeu o remate. O Porto respondeu com um remate que saiu por cima, não causando qualquer perigo. Aos 19 minutos, fruto de uma boa triangulação entre Sebastião Nogueira, Alison e Ricardo Nogueira, o Sporting conseguiu penetrar no último terço do terreno. Contudo, André Santos já não conseguiu desferir um remate à entrada da área porque a defesa azul e branca foi muito rápida a reagir.

Aos 22 minutos, João Martins bateu um livre da esquerda, houve um primeiro cabeceamento de Ricardo Nogueira e a bola foi para Marco Lança que cabeceou ao poste. Dois minutos depois Bura, central do Porto, bateu um livre directo com muita força mas Rui Patrício afastou com os punhos. Por esta altura começou a chover, situação que se manteve até ao final da partida. Também de livre directo, ao minuto 26, João Martins rematou muito forte com Leonardo a defender para a barra da baliza. Aos 28 minutos foi a vez de Tiago Pinto rematar à figura do guardião portista.

À passagem da meia hora, o cariz do desafio tinha mudado. Depois de um maior domínio territorial por parte do FC Porto, o Sporting começou a pressionar mais e a controlar o ritmo do jogo. Até ao intervalo destaque para o capitão Daniel Carriço. Primeiro a rematar de cabeça, após livre de João Martins do lado esquerdo, e depois a rematar duas vezes consecutivas numa fase de “tiro ao boneco” dentro da área portista. A bola, teimosamente, recusava-se a entrar.

Resumo da 2ª parte:

O FC Porto entrou bem no segundo tempo e provocou perigo pelo flanco direito através de Monteiro, aos 49 minutos. Daniel Carriço apareceu a desarmar impecavelmente para canto. No seu seguimento um jogador do Porto cabeceou mas Rui Patrício, mais uma vez, disse presente. O jogo tornou-se mais físico, à medida que o relvado ia ficando mais encharcado. O Sporting insistia em busca da vitória, começando a dominar o jogo por inteiro. E o golo acabou por chegar aos 58 minutos, através de uma brilhante jogada individual de Tiago Pinto. O jovem defesa esquerdo arrancou pelo seu flanco, ultrapassou três adversários e, já dentro da área, não teve dificuldades em bater Leonardo, fazendo o 1-0.

Aos 66 minutos, Tiago Pinto teve mais uma boa iniciativa pelo lado esquerdo mas desta vez sem consequências. A partida disputava-se a um ritmo cada vez mais rápido com Sebastião Nogueira a revelar-se incansável e um autêntico quebra-cabeças para a defensiva azul e branca. Aos 71 minutos, saiu Alison e entrou Marco Matias. Logo de seguida, num canto a favor do Sporting, o guarda-redes Leonardo largou a bola. Sebastião Nogueira rematou mas a bola embateu no corpo de um defesa. Ao minuto 77 saiu Ricardo Nogueira e entrou André Cacito, que veio dar outro poder de choque no confronto com os centrais adversários. Nove minutos depois saiu André Santos, esgotado e autor de boa exibição, entrando Vivaldo Arrais para o seu lugar. Por volta do minuto 90, Sebastião Nogueira assistiu André Pires mas o remate do jovem transmontano saiu por cima da baliza. Nada de relevante sucedeu nos três minutos de desconto.

Vitória justa do Sporting por 1-0, sobre o novo campeão nacional.

Chegou assim ao fim o campeonato nacional de juniores 2006/07. O Sporting ficou em 2º lugar na fase final a um ponto do FC Porto.

A equipa leonina agradecendo o apoio dos seus adeptos.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial