18 junho, 2007

Juvenis: Sporting 4 - Boavista 0 (Apreciações)

Trio de arbitragem – Quase nem se deu por ele, o que quer dizer que fez um bom trabalho. Ter-se-á equivocado apenas num ou noutro fora de jogo.
Boavista – O conjunto axadrezado mostrou-se combativo e organizado a meio campo e soube bater-se igualmente bem na defesa, tentando retardar ao máximo o golo adversário. A partir do momento em que se viu em desvantagem não teve argumentos para discutir o resultado.
Sporting – A nossa equipa teve dificuldades em pegar no jogo na fase inicial mas, no segundo tempo, partiu para uma boa exibição, estando muito segura na defesa e construindo várias oportunidades de golo.
Pedro Miranda – Tirando um par de defesas difíceis após remates de longe, o nosso guarda-redes pouco ou nada mais teve que fazer no resto do encontro. Continua a destacar-se pela forma como se entrega ao jogo pois incentiva e comanda continuamente todos os seus colegas.
Cedric Soares – Uma das boas exibições da equipa. Após um primeiro tempo em que teve algum trabalho defensivo, na segunda parte teve liberdade para subir no terreno e impregnar dinâmica ao ataque leonino. Realizou boas combinações e iniciativas.
Pedro Mendes – O jovem central actuou de forma discreta e eficiente como é seu hábito. Marcou um golo mostrando que joga bem de cabeça tanto a defender como a atacar.
Nuno Reis – Esteve seguro e eficaz na sua área de jurisdição, tendo cometido apenas uma falha não comprometedora. Revela maturidade e perfeito à-vontade para estar a jogar um escalão acima.
Bruno Simões – Jogando adaptado a defesa esquerdo, teve uma prestação discreta mas positiva, não comprometendo. Cumpriu as tarefas defensivas e não se aventurou no ataque.
Diogo Amado – Fez um primeiro tempo abaixo do seu nível muito devido ao facto de estar a jogar numa posição mais avançada. Quando se reposicionou a trinco, não só o seu rendimento melhorou mas também o de toda a equipa. Foi substituído devido a lesão.
Diogo Rosado – Foi autor de um bom remate e de uma assistência para golo. De resto, alternou bons lances de construção de jogo com momentos em que desaparecia de cena. Continua a revelar alguma lentidão quando tem que decidir o que fazer à bola, o que além de quebrar o ritmo de jogo, permite aos adversários roubar-lhe o esférico.
André Martins – Cotou-se com um dos melhores em campo. A sua acção nas recuperações de bola e nas transições defesa-ataque é preponderante. Além disso, é um jogador que corre o campo todo e que trabalha incansavelmente durante toda a partida. Marcou o último golo do encontro.
Diogo Viana – O MVP!! Autor do primeiro golo e de uma assistência, o jovem atleta foi sempre a unidade mais produtiva do ataque verde e branco. Andou num vaivém constante pelo seu flanco e flectindo também para o meio, tendo iniciado ou participado praticamente em todas as jogadas de ataque da equipa. Os cruzamentos e remates provêm da sua velocidade e desequilíbrios e também de uma resistência física que dura o jogo todo.
Luís Andrade – Começou bem a partida exibindo fulgor e velocidade pelas alas. Mas, com o decorrer do tempo, foi perdendo influência visto que muitas das suas iniciativas não tiveram o fim desejado.
Wilson Eduardo – Começou o jogo de forma irrequieta e pressionando a defesa contrária. Contudo, não esteve particularmente inspirado e acabou por ser substituído.
André Gonçalo – Entrou no jogo com garra e determinação. Esforçou-se bastante e, por vezes, na ânsia de querer fazer muito e bem acabou por não dar a melhor sequência aos lances. No entanto, a sua exibição foi sem dúvida positiva, visto que marcou um golo e fez uma assistência.
Vasco Oliveira – Integrou-se na manobra do meio campo leonino e cumpriu.
André Sousa – Cumpriu bem a função de segurar o meio campo e desferiu um bom remate à baliza.

7 Comentários:

Às 18/6/07 23:28 , Blogger Unknown disse...

Mais uma vez, uma análise rigorosa e atenta. Obrigado pelo bom trabalho e por nos manterem informados. Também estive na academia (com duas irrequietas crianças). Acho que há duas coisas, nomeadamente, que são notáveis na formação do sporting (talvez se notem mais nos Juvenis, que ainda não estão obcecados com a carreira futura): a definição de uma identidade, de um modelo de jogo (jogar bonito, sem faltas, futebol apoiado e percutante, com constante procura das alas em vistosas tabelinhas e trocas - modelo que parece não ter sido interiorizado pelo Lima, nos Juniores, sem dúvida a equipa mais fraca dos últimos anos nesse escalão, com alguns erros de casting e, episodicamente, com menos atitude do que é costume) e o aparecimento ano após ano, biénio após biénio, de um conjunto de jogadores de alto nível técnico (centrais que sabem jogar e que cometem poucas faltas, médios simultaneamente trabalhadores e constructores, extremos talentosíssimos e rápidos). Nesta equipa, por exemplo, enchem-me as medidas o Diogo Amado, o André Martins, o Diogo Rosado e o Diogo Viana; também gosto muito do Cédric Soares (que para além de lateral, joga muito bem no meio-campo) e do Wilson Eduardo (ponta-de-lança, bem escasso em Alvalade, sobretudo depois de deixarmos fugir o diogo Tavares, o Rui Fonte e o Tomané). Os centrais, nomeadamente o Nuno Reis, também me parecem bastante sólidos. A ver vamos.
Com a entrada de alguns destes juvenis, será muito interessante ver a equipa de Juniores do ano que vem. Espero que, nessa equipa, o Bruno Matias, um dos maiores talentos que tenho visto e líder incotestado da equipa de juvenis do ano passado, se afirme em definitivo, ele que mereceu muito poucas oportunidades na equipa deste ano.
Um abraço e até para a semana,
Nuno Faria.
p.s. estou a planear uma viagem a Guimarães, juntando afazeres profissionais, descanso e futebol. Será demasiada coisa, pergunto-me.

 
Às 19/6/07 09:36 , Blogger Ricardo disse...

Obrigado Nuno, pelo teu comentário lúcido e objectivo!

Um abraço e que as tuas irrequietas crianças se tornem em grandes leões (mas já percebi que estão no bom caminho)! :-)

 
Às 20/6/07 15:22 , Blogger Cristina Tomé disse...

Aproveito para também deixar o meu aplauso a este blog que sendo feito por duas pessoas, é bem estruturado, conciso, objectivo e com óbvia dedicação aos jovens que já lutam e defendem com acérrima força o SCP, clube que os formou, treinou e que, provavelmente os lançará ou não para altos voôs numa carreira que se adivinha fulgurante.
Estes miúdos merecem ter um blog que fale do seu esforço e dedicação e por isso só tenho de congratular os autores deste blog, que proporcionam aos adeptos deste grande clube uma maior informação sobre estes campeonatos que deveriam ser seguidos com mais atenção.

Os meus agradecimentos e sinceros parabéns!

 
Às 22/6/07 11:08 , Anonymous Anónimo disse...

podem ter a certeza que no guimaraes nao fazem a festa....

 
Às 24/6/07 12:19 , Blogger Ricardo disse...

Já vai em 3-0 caro anónimo.

Dor de cotovelo deve ser tramada...

 
Às 24/6/07 12:50 , Blogger Ricardo disse...

Vitória do Sporting em Guimarães!! SPORTING TETRACAMPEÃO NACIONAL DE JUVENIS!!

 
Às 24/6/07 15:01 , Anonymous Anónimo disse...

Mais uma vez o Sporting prova porque é considerada a melhor equipa de Portugal!!!!!!!

Parabéns aos juvenis.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial